3 habilidades para os nadadores aprenderem para nadar mais rápido

Muitos fatores limitam o quão rápido uma pessoa pode nadar, isso vai desde a técnica e o condicionamento até em casos extremos do tamanho corporal do nadador. Alguns atletas tem limitações técnicas porque não se atentam a alguns pontos importantes, como por exemplo sua flexibilidade.

A rotação de tronco é fundamental para o aproveitamento total da braçada

De um modo geral a grande maioria das pessoas pode se tornar um nadador melhor se investir alguma atenção ao seu estilo. Para melhorar basicamente trabalhamos com 2 fatores, com o aumento da propulsão e com a diminuição do arrasto corporal. Um ponto importante a se atentar é que quanto mais rápido você nada maior o arrasto produzido pelo seu corpo. Por isso quanto mais você melhora como nadador, mais deve se preocupar com o posicionamento de seu corpo durante o nado. Antes de tentar colocar mais força no seu estilo você deve estar ciente dos seguintes pontos:

Posicionamento Corporal

  • Você deve manter o seu corpo na melhor posição possível para minimizar o arrasto (resistência contra a água) e poder potencializar o trabalho muscular. Mantenha-se alongado, alinhado e paralelo a superfície da água enquanto nada.
  • Durante o nado de crawl você deve estar olhando para o fundo da piscina enquanto nada e para as laterais da piscina enquanto respira. Se você nadar olhando para a frente sua pernas tenderão a afundar mais facilmente o que fará com que você perca o alinhamento corporal.

Apoio e Puxada

  • Você deve conseguir apoiar a braçada antes de tentar transferir a força da braçada.
  • Tente sentir a pressão da água na mão e no antebraço.
  • Tente primeiro sentir a água nas suas mão para só depois aplicar a força da braçada. Sinta o seu corpo movendo para frente enquanto você faz a força da braçada para trás.
  • A força da braçada deve ser realizada com os músculos do peito e das costas e não com a musculatura dos braços.

Rotação

  • Para maximizar o seu estilo você deve adicionar rotação de tronco durante a puxada.
  • Durante o nado o seu corpo deve rotacionar lateralmente sobre um eixo imaginário que passa do topo da sua cabeça, por seu pescoço, costas e pernas.
  • O corpo deve rotacionar de maneira unida, ombros e quadris rotacionam juntos. Para isso é necessário força dos musculos do Core.
  • Após fazer o apoio você deve iniciar a puxada da braçada. A medida que você começa a fazer a puxada deve rotacionar o seu quadril de maneira  simultânea com a braçada. O lado do quadril que estava mais fundo deve mover-se em direção a superfície e o lado que estava mais perto da superfície deve se mover para uma posição mais funda.

Bons Treinos!

Gostou de nossos artigos e quer recebê-los por email? É só clicar aqui!

Você pode também seguir nosso perfil no Twitter!

Fonte: http://swimming.about.com


Publicado

em

,

por

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *