7 coisas para pensar durante o treino de natação

nat_selfeminina-treino

Simplesmente adoro nadar, mas confesso que há dias que é bem difícil conseguir concluir o treino. Por nadar a 20 anos, as vezes bate uma preguiça e eu tenho que ser bem criativo para continuar a nadar e concluir o meu treino.
O maior desafio da natação, ao contrário de outros esportes, é a monotonia de ficar o tempo todo olhando para os azulejos da piscina. Na corrida, mesmo em um dia de preguiça, dá pra escutar música, olhar as pessoas na rua, variar o percurso…mas na natação é mais difícil se motivar.
Por isso decidi compartilhar algumas dicas aprendidas em todos esses anos nadando.

Faça tiros em distâncias diferentes

Se você está acostumado a fazer sempre um mesmo tipo de série, experimente variar as distâncias dos tiros. Ao invés de fazer os tradicionais 10x100m, que tal fazer 14x75m, 6x150m ou 8x125m. Se você é fundista, que tal fazer o treino dos velocistas, se você é velocista que tal fazer uma série mais longa?
Isso é importante não só para a motivação, mas para variar um pouco os estímulos do treinamento e continuar a evoluir na natação.

Olhe para baixo

Todo nadador faz piada sobre nadar seguindo a linha preta. Mas durante os meus anos de natação (como atleta e treinador) já vi muitos nadadores que passam mais tempo olhando para frente do que olhando para baixo.
Levantar a cabeça demais durante o nado tira a cabeça da posição neutra e atrapalha a sua posição de deslize. Relaxando o pescoço e mantendo a cabeça alinhada com o corpo tira a tensão do pescoço, além de fazer com que você nade mais rápido. O ideal é que a linha da água esteja no meio da sua cabeça, de maneira que, quando você respire um olho esteja submerso e o outro acima da linha da água.

Faça as chegadas

Os velocistas normalmente prestam mais atenção nesse aspecto. Mas os fundistas são mais preguiçosos nesse quesito. Ao terminar o tiro, chegue com força na parede. Muitas provas foram perdidas no último instante. Lembra dos 100m borboleta de Michael Phelps na Olimpiada de 2008? Ele estava claramente atrás de seus adversários, mas por um deslize a mais na chegada, eles entregaram a prova para Phelps, que fez uma chegada impecável finishing past the wall, como costumam falar os técnicos americanos.

Conte suas braçadas

Hoje temos vários relógios no mercado que contam as braçadas e calculam a sua velocidade de nado, mas contar as braçadas é tão eficiente quanto.
Atravessar a piscina com menos braçadas é um exercício para você desenvolver a sua eficiência de nado. Quanto menos braçadas você der, mais eficiênte é o seu nado.
Durante os tiros em intensidade moderada busco atravessar a piscina (de 25m) com apenas 12 braçadas. Já nos tiros em ritmo de prova, meu normal é ficar entre 16-17 braçadas, já que por competir no triathlon tenho procurado aumentar minha frequência de braçadas nos últimos tempos. Quer entender mais sobre isso? Então leia a Nova Natação do Triathlon.

Medley

Nunca fui um bom nadador de Medley, mas nem por isso deixei de incluir o Medley nos meus treinos.
Nadando vários estilos, conseguimos desenvolver melhor a musculatura, já que cada estilo da ênfase em músculos diferentes. Além de treinar força durante o nado. Ciclistas e corredores fazem tiros em subida para aumentar sua força, nadadores nadam medley durante os treinos.
Detalhei mais sobre isso no artigo Como o Medley pode ajudar os triatletas?.

Viradas Fortes

Quando a preguiça aparece, a primeira coisa que relaxamos são as viradas. Experimente fazer as viradas mais fortes, fazendo tanto a aproximação à parede, quanto o impulso e o deslize fortes. Você ficará surpreso como isso irá aumentar o seu ritmo de nado. Experimente e confira!

Tenha sempre um Plano B

Na semana passada escrevi sobre um artigo sobre a intensidade de treino, dizendo que muitos treinam além da conta quando se fala em intensidade.
Nos dias que estou cansado, ou de cabeça quente, ao invés de desistir do treino, faço 30min nadando direto, em ritmo confortável. Antes pouco do que nada!
Eu apenas coloco um timer de 30min no relógio e caio na água para nadar em ritmo confortável. Muitos dias em nem conto quanto eu nadei, em outros intercalo 400m livre com 100m medley. Assim fica mais fácil de contar!

E você qual sua dica para quando bate a preguiça nos treinos de natação?

Gostou de nossos artigos e quer recebê-los por email? É só clicar aqui!

Conheça os nossos programas de treinamento!

Comentários

4 respostas para “7 coisas para pensar durante o treino de natação”

  1. Avatar de ANA
    ANA

    Quero mais informação sobre natação início ao avançado. ótima publicação.

    1. Avatar de Rodrigo Langeani

      Ana, sugiro começar pesquisando os artigos de natação no Espírito Outdoor. Hoje temos mais de 100 artigos publicados apenas de natação. Outra coisa, é assinar nossa lista de emails. No link no final do artigo, para receber toda semana nossas dicas.
      Abraço!

  2. Avatar de Marlise
    Marlise

    Boa tarde. Ótimo artigo. Faz 4 meses que nado sozinha. As vezes bate a preguiça. Gostaria de mais dicas. Bj

    1. Avatar de Rodrigo Langeani

      Marlise, um bom começo é começar lendo os artigos da categoria de natação. Temos dezenas de artigos com dicas publicados. Depois recomendo assinar nossa lista de emails.
      Caso tenha interesse, ofereço um serviço de assessoria esportiva (http://langeani.com).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *