treinamento para casais

7 Dicas de treino para casais

Equilibrar vida pessoal com o esporte, nem sempre é fácil. E isso fica mais difícil ainda se o seu parceiro não se exercita, pois as cobranças nesse caso passam a ser maiores.

Segundo a psicoterapeuta Dra. Jane Greer, “quando um casal treina junto, isso pode ter um impacto emocional positivo na relação…aumentando a sincronicidade e a paixão do casal”.

Embora isso seja verdade, quando os níveis de condicionamento dos parceiros são diferentes, o parceiro mais condicionado com o tempo passa a perder a paciência, pois tem sempre que diminuir a intensidade do treino para acompanhar o ritmo do parceiro mais fraco. E isso é um problema difícil de ser percebido.

Com o passar dos anos tenho pensado bastante no equilíbrio do tempo das diversas áreas da minha vida. E aumentar o tempo de relacionamento como casal, pode ajudar a melhorar esse equilíbrio.

Na semana passada, fizemos uma pesquisa para entender os hábitos dos leitores do EspíritoOutdoor.com a respeito de treinar ou não com seus companheiros(as). E encontramos o seguinte resultado:

  • 23% dos leitores afirmaram não se exercitarem com seu companheiro pois ele (ou ela) não se exercita.
  • 12% afirmam que não conseguem treinar junto por terem níveis de condicionamento diferente.
  • 21% afirmaram que treinam junto com certa regularidade, apesar do menor nível de condicionamento do parceiro.
  • 14% afirmaram treinar junto e que tem um nível de condicionamento parecido com o do(a) companheiro(a).
  • 16% treinam juntos apenas de vez em quando.

Em resumo temos quase 49% dos leitores que não treinam regularmente com suas esposas ou namoradas (ou esposos, ou namorados).

Eu assumo que, mesmo achando importante treinar junto, tenho um pouco de dificuldade de treinar com minha companheira, já que temos níveis de condicionamento diferentes. No entanto ao longo dos anos aprendi algumas coisas que me ajudaram a melhorar meus relacionamentos, seja por que minha parceira não se exercitava ou porque tínhamos níveis de condicionamento diferentes..

Veja nossas dicas para conseguir treinar com sua esposa e ao mesmo tempo, ter benefícios físicos e no relacionamento.

Acroyoga

A photo posted by Rodrigo Langeani (@rlangeani) on

   

    • Tente algo diferente: Para muitos se exercitar se limita a uma ou duas atividades, e experimentar algo novo pode te motivar a treinar ainda mais. Escolher uma modalidade nova para o casal, pode ser um fator motivante para aquele que não se exercita. Assim o casal pode usufruir da descoberta e do aprendizado da nova atividade.

 

  • Não seja o líder. Por mais experiente que você seja em relação a sua parceira na atividade praticada, querer comandar ou controlar a atividade, pode fazer com que o treino fique desinteressante para a outra parte. Tente ser mais flexível e tolerante. Não tente ser o personal trainer da relação. Outra dica é fazer uma aula com um instrutor, assim outra pessoa comanda o treino e o casal pode usufruir melhor a aula e o tempo juntos.

 

 

    • Aprenda algo novo. Vocês não sabem nadar? Que tal aprenderem juntos! Sua namorada, morre de vontade de aprender a patinar? Comecem juntos! Opções legais são comprar um pacote de aulas de tenis, matricular-se em uma turma de yoga, aprender a nadar….Algo novo, pode sempre ser motivante. Tenha cuidado apenas de escolher uma atividade que seja inclusiva para os dois do casal. Com minha noiva, tentamos várias atividades juntos que não foram tão legais. Já atividades como a escalada, o Yoga (e o Acroyoga como na foto acima) e o Skate (foto abaixo), deram muito certo. Estão na nossa lista aulas de dança de salão, Boxe e aulas de escalada juntos.

 

    • Escolha atividades que possam ser realizadas em ritmos diferentes! Você é um excelente corredor, e sua namorada é uma ciclista iniciante, que tal você correr enquanto ela pedala? Ou mesmo, que tal tentar fazer o treino de velocidade dela no seu dia regenerativo, caso você seja muito mais forte do que ela. Na academia, o casal pode revezar aparelhos, cada um treinando com o seu peso.

 

  • Apoie o parceiro. Para quem está se iniciando nos exercícios, as vezes é difícil quebrar a inércia. Que tal tentar motivar e incentivar o parceiro a não perder os treinos. Se o seu parceiro tem dificuldade de sair da cama, preparar um café da manhã gostoso, antes do treino, pode motivá-lo a acordar.Seja criativo!

 

 

  • Tenham objetivos em comum! Mesmo que vocês não treinem o tempo todo juntos, ter um objetivo em comum, como participar de uma determinada prova, pode ajudar o casal a se motivar e treinar mais regularmente.

 

 

  • Deixe os treinos divertidos! Essa é a regra principal. Já temos muito estresse em nossas vidas, preste atenção para que com o tempo o seu treino não vire obrigação. Para isso procure uma boa assessoria esportiva para organizar os seus treinos, ou varie o tipo de atividade. Por exemplo, se você não gosta de água fria, que tal fazer natação no verão e praticar corrida no inverno? No hemisfério norte, é muito comum as pessoas terem uma atividade para cada época do ano.

 

 

 

Skateboarding! Mas só enquanto as trilhas estão enlameadas! #mountainbike A photo posted by Rodrigo Langeani (@rlangeani) on

Que tal sentar com a sua esposa e tentar planejar alguns objetivos relacionados ao condicionamento físico juntos. E que tal fazer isso hoje?

Bons treinos!

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *