Pratique saúde com segurança

A atividade física é sem dúvida uma das melhores maneiras de mantermos nosso corpo e mente em equilíbrio e ainda prevenirmos as temidas doenças cardiovasculares. Entretanto é fundamental tomarmos alguns cuidados simples para que não transformemos momentos de lazer e saúde em situações de risco à nossa integridade física. (Leia também nosso artigo com Dicas para voltar a correr)

Nesse primeiro encontro vamos considerar uma pessoa saudável, sem doenças crônicas, sedentária e que pretenda começar uma atividade física leve a moderada sem objetivos competitivos. Certamente, essa prática já será suficiente para se alcançar os benefícios cardiovasculares e bem estar físico e mental atribuídos ao exercício físico. Mas essa pessoa pode estar correndo algum risco iniciando essa rotina sem antes realizar uma avaliação médica?

De um modo geral, uma pessoal saudável, mesmo que fora de forma e com sobrepeso, apresenta baixo risco ao iniciar seus exercícios, desde que o faça sem exageros. Entretanto, vale à pena responder às perguntas abaixo e caso a resposta seja sim a alguma delas, uma avaliação cardiológica mais detalhada, passa a ser fundamental.

Stand-up paddle pode ser uma ótima alternativa para se exercitar
  1. Já desmaiou durante ou logo após se exercitar?
  2. Tem familiares próximos que morreram subitamente antes dos 40 anos de idade?
  3. Tem familiares diretos (pais e irmãos) que tiveram infarto ou doença coronariana antes dos 50 anos?
  4. É ou foi fumante?
  5. Tem dor no peito ou cansaço desproporcional quando realiza atividade física?
  6. Tem crises de taquicardia (disparos do coração) em repouso ou quando faz esforço?

Entretanto, mesmo com todas essas respostas sendo negativas, principalmente se você já passou dos 40 anos, uma avaliação médica rotineira e um eletrocardiograma podem ajudar. Raramente, pode ser que existam alterações cardíacas congênitas, hereditárias ou até mesmo adquiridas com a idade, que não se manifestam clinicamente, mas, que podem expor a risco quando praticamos atividade física. Toda aquela adrenalina liberada durante a atividade física, em pessoas com determinados tipos de alterações cardíacas, pode funcionar como “gatilho´´ para arritmias graves e até mesmo morte súbita.

Mas não se esqueça! A atividade física regular, mesmo de leve intensidade, previne muito mais do que pode causar doenças e mortes! Exercício não faz mal! Faz muito bem à saúde! Então, tenha medo de ficar parado e não, de fazer sua atividade física regularmente!

Bons Treinos!

Gostou de nossos artigos e quer recebê-los por email? É só clicar aqui!

Você pode também seguir nosso perfil no Twitter!

Dr. Adalberto M. Lorga Filho


Publicado

em

por

Comentários

3 respostas para “Pratique saúde com segurança”

  1. […] This post was mentioned on Twitter by Pronadar and rodrigo, rodrigo langeani. rodrigo langeani said: Novo colunista Espírito Outdoor http://www.espiritooutdoor.com/?p=129 […]

  2. […] Conseguimos mais um colaborador. […]

  3. […] No primeiro artigo que escrevemos para o Espírito Outdoor, nos dirigimos às pessoas que queriam iniciar uma atividade físicas de intensidade leve à moderada sem fins competitivos. Ressaltamos os cuidados básicos, do ponto de vista cardiológico, para uma prática esportiva saudável. Nessas circunstâncias os riscos da atividade física são desprezíveis e os benefícios à saúde são enormes. Com uma baixa carga de exercício semanal (30 a 40 minutos, 4 vezes por semana) atingimos os benefícios cardiovasculares desejados. […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *