Quer treinar mais esse ano? Compre um cachorro!

Em um artigo publicar essa semana, o NY times sugeriu que se você pensa em passar a fazer mais exercícios em 2011, o melhor equipamento de fitness para você talvez “tenha quatro patas e um rabo que balança”.

Segundo o jornal, os cachorros podem ser grandes motivadores para você continuar a dar as suas caminhadas e corridas. Um estudo (citado na matéria) ainda sugere que os nossos colegas de treinos caninos são melhores que nossos companheiros de treino humanos.

Segundo Rebecca A. Johson, da Universidade de Medicina Veterinária de Missouri, “essa é uma relação boa para as duas pontas da coleira”.

Outro estudo, da Universidade Estadual de Michigan, relata que a maioria dos donos de cachorro, que tem o hábito de levar seus cachorros para passear, consegue cumprir as metas da OMS para exercícios moderações rigorosos.

Golden retriever corrida
Algumas raças são melhores do que outras para correr.

Embora a maioria dos estudos abordem a caminhada, os cães também são ótimos companheiros de corrida. Como atleta e treinador conheço varias pessoas que têm o hábito de correr com seus cachorros. Embora não recomende, também já tive a experiência, em minha vida esportiva de ver alguns cachorros agüentarem acompanhar treinos insanos de MTB

Segurança:

Se você não se sente seguro para correr sozinho(a). Principalmente em locais de pouco movimento, como as trilhas, um cachorro pode ser a companhia ideal.

Como o caso da corredora de aventura Danelle Balangee, que em 2006, sofreu um acidente durante uma de suas corridas longas em uma trilha afastada da cidade. Após quase 56 horas exposta ao frio, ela foi resgatada após esforços de seu cachorro que conseguiu fazer com que a equipe de resgate chegasse até ela.

Melhores raças:

Calma, antes que você mate seu yorkshire, numa tentativa de correr 18km, é importante entender que existem raças mais adaptadas ao esporte do que outras.

Existem muitas raças de cães são usada para o trabalho, como os cães pastores, os cães guias para cegos, os cães de caça, e por isso são mais adaptados a acompanhar nossos treinos.

Entre as raças mais usadas estão:

  • Blue hiller ou pastor australiano

  • Pointer

  • Pastor alemão

  • Labrador e Golden Retriever

  • Braco Húngaro (Vizsla)

  • Border Collie

  • Beagle

  • Briattany Spaniel

cachorro cansado após treino de corridaSegundo o Dr. Rafael Rodrigues Camacho, Triatleta de Xterra e Médico Veterinário, que corre regularmente com seu Blue hiller, alguns cuidados devem ser tomados para garantir a saúde do seu cachorro e o bom aproveitamento do seu treino.

  • Progressão: Assim como nós os cachorros também precisam ter sua progressão de treino respeitadas. Segundo Camacho, os cachorros se adaptam bem mais rápido que os seres humanos aos treinos e com 3 semanas muitas vezes ja estão bem condicionados a aguentar treinos mais longos. Mas ele recomenda que você comece com treinos mais curtos e vá progredindo a medida que seu cahorro for melhorando.

  • Evite horários mais quentes, pois os cachorros têm mais dificuldade de termo-regulação que os humanos, e por isso sofrem mais nos dias mais quentes. Para isso tente sair para treinar de manhã cedo ou ao entardecer, horários em que o sol não está tão quente.

  • Alimentação: Dar comida ao seu cão muito perto da hora do treino pode provocar sérios problemas ao seu canino. Prefira que o seu cão coma 2h horas após o treino para garantir que ele não passe mal.

  • Hidratação: Evite que seu cão beba muita água durante e logo após o treino. Assim como na alimentação ofereça água ao cachorro por volta de 2h após o treino.

  • Idade do cão: Filhotes devem ter seu desenvolvimento respeitado. Camacho recomenda que você comece a submeter seu cão aos treinos mais longos a partir dos seis meses, “pois é quando o cão ja está com as vacinas tomadas e já tem sua constituição física praticamente formada”.

  • Check-up: Assim como nós, os cães atletas também devem ser submetidos a check-ups cardiológicos e hematológicos regularmente. Assim garantimos a saúde do animal e asseguramos que o cão não desenvolva alguma patologia ao longo do treinamento.

Bons treinos!

Gostou de nossos artigos e quer recebê-los por email? É só clicar aqui!

Você pode também seguir nosso perfil no Twitter!


Publicado

em

, ,

por

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *