Pump Track – uma ótima maneira de melhorar sua técnica na bike

Recebo muitas perguntas de triatletas querendo começar a fazer triathlons XTERRA, a respeito de como desenvolver a técnica para andar de Mountain Bike.

técnica de BTT

A questão não é tão simples assim, pois existem diversos componentes da técnica do MTB que devem ser desenvolvidas. Já tratei disso detalhadamente em Como Desenvolver sua técnica para o MTB (ou BTT)  e em 5 Dicas para Pedalar de MTB na Chuva. Mas um ponto que ficou de fora foi as Pump Tracks, que ainda não são muito comuns no Brasil mas são bem divertidas.
Pump Track é uma pista (geralmente pequena) com saltos iguais aos do BMX, mas com proporções menores. Os obstáculos são dispostos mais próximos uns dos outros com a função de criar “linhas”, para favorecer a manutenção da velocidade do ciclista.
Essas pistas são muito usadas para o treinamento de BMX e MTB principalmente o 4X e o DH . Numa pump track o atleta tem a oportunidade de desenvolver e lapidar sua técnica.
Para andar nessas pistas o ciclista deve andar “bombando” sua bicicleta, sem pedalar (daí o nome), ganhando velocidade durante a transposição dos obstáculos.

Existem muitos projetos de como fazer uma pump track, na internet  e para fazê-las não é preciso muito espaço, e nem muito dinheiro, pois podem ser construídas por você mesmo usando uma pá. Qualquer dia dessas monto uma no meu quintal.

Se você não em uma dessas na sua cidade dá pra treinar suas habilidades em rechos da pista de motocross, como nas costelas de vaca ou nas curvas inclinadas.
É possível andar nessas pistas como uma infinidade de bikes diferentes. Desde uma bike de cross-country, BMXs e bikes de DH.

No vídeo abaixo uma turma de ciclistas da Romenia resolveu se juntar e criar uma Pump Track. O resultado foi surpreendente.

Quer receber nossas dicas de MTB por whatsapp?


Publicado

em

, ,

por

Comentários

Uma resposta para “Pump Track – uma ótima maneira de melhorar sua técnica na bike”

  1. A técnica do Pump no Mountain Bike » Escola de Mountain Bike

    […] A técnica do PUMP, que consiste em sincronizar os movimentos de perna com o terreno, permite não só aproveitar o embalo, como em alguns casos  aumentar a velocidade. E é por causa dessa habilidade que surgiram os primeiros pumptracks. […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *