Dicas para as bicicletas de Triathlon

Embora eu ache que as bicicletas de triathlon não sejam para todo mundo, é inegável que elas atraem por sua beleza e design avançados. Todo mundo que começa no triathlon logo quer uma bike dessas voltadas para o contra-relógio.Eu mesmo não esqueço a emoção de comprar minha primeira bicicleta de triathlon em 1998, uma Quintana Roo Private Reserve usada, que hoje pode não parecer muita coisa, mas para os padrões da época era um avião.

Quintana Roo Private Reserve 650c
A Quinana Roo Private Reserve foi minha primeira bicicleta de triathlon

Discussões à parte e porque sei que a maioria das nossas escolhas relacionadas com as bicicletas são feitas com o coração aqui vão algumas considerações antes de comprar uma bicicleta de triathlon:.

Você realmente precisa de uma bike de triathlon?

  • Uma bicicleta de triathlon (ou contra-relógio) não tem o mesmo conforto e dirigbilidade do que bicicletas de ciclismo, exigindo mais atenção e experiência do ciclista (ou triatleta) já que o peso do ciclista fica um pouco mais distribuído na roda da frente da bicicleta (leia mais em Como comprar uma bicicleta de Triathlon).
  • Existem ótimas opções de bicicletas de ciclismo que proporcionarão mais conforto sem sacrificar tanto a performance. Um exemplo é a Specialized Venge, que foi a mesma bicicleta usada por Mark Cavendish para obter seu título mundial. A bike (que parece ser uma versão de ciclismo de uma Specialized Transition) oferece toda a aerodinâmica necessária para a sua performance sem sacrificar tanto o conforto. Uma bike como essa (de ciclismo) seria minha recomendação para a maioria dos triatletas amadores.
a nova bike da specialized para o ciclismo de estrada
A Specialized Venge 2012

Caso seu tesão seja mesmo uma bike de triathlon aqui vão minhas dicas (Deixe o seu comentário sobre qual é a bike de triathlon  dos sonhos!)

  1. Faça um Bike Fit:
    Tanto para comprar uma bike de triathlon, quanto para colocar um clip na sua bicicleta de ciclismo, você precisa de ajuda profissional. O maior erro das pessoas é tentar sacrificar o conforto em prol da aerodinâmica. O que a maioria das pessoas não sabe é que o ideal é equilibrar o máximo de aerodinâmica sem prejudicar a produção de força na bike. Outro erro muito comum é sacrificar o conforto na tentativa de ir mais rápido. O triathlon é um esporte de 3 modalidades, se sua posição na bike estiver desconfortável, certamente você irá pagar o preço na corrida. (Leia também Os Principais Erros dos Triatletas)
  2. Perca peso: Aquela sua barriguinha pode atrapalhar sua posição aerodinâmica. Quando deitado no clip suas coxas podem ficar batendo na sua barriga, o que pode ser desconfortável para alguns. Uma alternativa é usar mais espaçadores e, a medida que você for emagrecendo, ir descendo a frente da bicicleta para ficar na posição correta (Leia também 4 Dicas para Perder Peso).
  3. Pedale no rolo: Para os novatos que não tem muita habilidade sobre a bicicleta, pedalar no rolo pode ser uma boa idéia até que você fique mais familiarizado e seguro na posição aero.
  4. Comece aos poucos: Uma sugestão para a adaptação é usar uma abordagem mais conservadora ao se adaptar à posição da bicicleta de triahtlon, para evitar o surgimento de lesões principalmente as costas e no pescoço.
    Como em todo treinamento, devemos começar com uma progressão pequena para dar a chance dos músculos e articulações se acostumarem à nova posição de pedalar. No começo, faça apenas metade do seu treino no clip. Aos poucos vá aumentando essa proporção, até que o seu organismo esteja habituado ao clip.  Mesmo depois de adaptado à posição, lembre-se de sair do clip e levantar-se um pouco para alongar a musculatura e dar um descanso às suas costas.
  5. Faça a lição de casa: Apesar de já ter discutido a importância do trabalho complementar em A Preveção de Lesões no Triathlon, não me canso de falar na importância do trabalho de força e principalmente dos alongamentos (Experimente Pilates!) no seu programa de treinamento. Alguns podem achar perda de tempo, eu acho que é investimento na longevidade do esporte.
  6. Trabalhe na subida: Pedalar no clip nas subidas é um treinamento interessante de se fazer para desenvolver os músculos estabilizadores do tronco (o famoso Core). Isso porque nas subidas os músculos do Core são um pouco mais exigidos para que você consiga produzir força nos pedais.
    Procure uma subida moderada e com pelo menos 3 min de duração para fazer esse tipo de trabalho. Procure usar sua relação, de modo a manter sua cadência acima de 70rpm.
  7. Faça suas séries de tiro: Depois do período de adaptação (que na minha opinião não deve ser inferior a 15 dias), é hora de começar a trabalhar no ritmo de prova. Inclua séries de tiros de 3-5min no ritmo de prova, para acostumar seu corpo às demandas da intesidade da competição.

Dica Extra: se você quiser uma bicicleta para começar no Triathlo Xterra, deve ler Como Escolher uma Bicicleta para um Triathlon Xterra.

Dicas para as bicicletas de triathlon (mp3)
Bons treinos!

Gostou de nossos artigos e quer recebê-los por email? É só clicar aqui!

Você pode também seguir nosso perfil no Twitter!


Publicado

em

,

por

Comentários

8 respostas para “Dicas para as bicicletas de Triathlon”

  1. Avatar de Sergio

    É, eu assim que tive chance comprei uma, mesmo sabendo dos contras…rs
    Transition, dificil esta me acostumar a ficar no clip.
    Excelente site e dicas! Parabéns..

    1. Avatar de Rodrigo Langeani

      Sergio, pode estar faltando um bike fit no seu caso.
      Procure um bom profissional. As bikes de triathlon foram projetadas para você passar a maior parte do tempo no clip, se vc não consegue ficar no clip, tem coisa errada no seu posicionamento!
      Abraço,

    2. Avatar de Rodrigo Langeani

      Jorge, nesse caso, o objetivo do balde não é aumentar a sobrecarga, mas sim dar feedback para que o nadador sinta a mudança de tensão na corda, como feedback para perceber melhor a velocidade intra-ciclo.
      Se o nadador ocilar a velocidade, irá sentor doferença na tensãomda corda que puxa o balde.
      Entendeu?
      Abraço,

  2. Avatar de Xampa
    Xampa

    Beia dica sobre a bike.
    Eu acho um absurdo o cara comprar uma bike TT, road aero e usar capacete aero para andar a 30 por hora.
    Mas, como o dinheiro não é meu, só me resta falar isso.
    Hehehhehehe

    1. Avatar de Rodrigo Langeani

      Eu acho o mesmo, André! Assino embaixo.
      Abraço,

  3. Avatar de Thiago Neves
    Thiago Neves

    Essa matéria foi dedicada pra mim????

    hauhuahuahuhauhua

    abraços

    1. Avatar de Rodrigo Langeani

      Fala Thiago, tudo bem?
      Pois é, a matéria veio na hora certa, não?
      Escrevi o ano passado, mas não podia contar pois estragaria o planejamento editorial do site.
      Abração,

  4. Avatar de Maurício
    Maurício

    bacana André. muito útil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *