A braçada correta do nado crawl

49 Flares Twitter 5 Facebook 41 Pin It Share 0 Google+ 3 Filament.io 49 Flares ×

A técnica do cotovelo alto é algo indispensável na natação, pois essa mesma técnica é usada nos nados crawl, costas e borboleta (chamado por muitos de nado golfinho). E segundo minha experiência como treinador, este é o maior problema da maioria dos triatletas que não tem origem da natação. O erro consiste em tentar colocar muita força no início da braçada como uma tentativa desesperada de conseguir apoio. Outra característica desse erro é que durante o movimento de propulsão esses nadadores mantém o cotovelo esticado, pois o nadador não só gasta mais energia como produz forças de propulsão em direções conflitantes que diminuem a velocidade do nado.

 triatleta técnica de nado palmar nado livre nado costas nadar mais rápido crawl braçada

O cotovelo alto no nado crawl

Quando nadamos tentamos produzir força para baixo (o que resulta ajuda na nossa flutuação) e para trás (para contribuir para nossa propulsão).
Isso melhora muito quando o nadador consegue durante a fase de propulsão da braçada (quando empurra a água para trás) manter a mão e o antebraço em uma posição quase vertical (em relação ao fundo da piscina).

Como fazer a braçada correta do crawl
O segredo para a braçada correta do crawl é aliviar um pouco a aplicação de força até que sua mão e antebraço estejam alinhados e na vertical (ponta dos dedos apontando para o fundo da piscina).
Mark Evans, autor de vários livros de triathlon, afirma que a fase de apoio da braçada é conseguida pela posição do braço e não através da força.

Dicas para uma braçada correta:
1- Alongamento: para conseguir executar uma braçada correta é necessário ter o mínimo de mobilidade articular na articulação dos ombros. Inclua alongamentos no seu programa de treinamento.
2- Propulsão: lembre-se de aliviar a força no começo da braçada e aplique força apenas quando sua mão e antebraço estiverem na vertical (dedos apontados para o fundo da piscina). Fazer força logo que sua mão entra na água só servirá para duas coisas, você gastar mais energia e prejudicar sua velocidade de nado.
3- Educativos: o educativo de nadar com um braço só é bom para que os nadadores melhorem sua percepção de suas braçadas.  Inclua esse educativo no seu treino. Dica: evite nadar muita metragem nos educativos, o ideal é que os exercícios sejam executados por 25 ou 50m, lembre de alternar os lados.
4- Nado de Costas: apesar do nado de costas ser diferente do crawl, não só pela posição do corpo mas também pela forma como a braçada é executada. Para executar a braçada do nado de costas corretamente é importante conseguir manter o alinhamento das mãos com o antebraço. O que pode melhorar sua percepção e se transferir para o nado crawl.
5- Palmar: recentemente descobri um palmar muito legal que corrige o erro (da falta) de cotovelo alto. O palmar chama FINIS Bolster Paddle triatleta técnica de nado palmar nado livre nado costas nadar mais rápido crawl braçada .  Ele possui uma extensão no antebraço que obrigado o nadador a manter a posição correta da mão e antebraço durante a braçada.  No começo é difícil nadar muito tempo com o palmar mas com o tempo a posição se torna natural. Esse também é um excelente palmar para o nado de costas. Apesar do produto ainda não estar disponível no Brasil é possível comprá-lo facilmente na Amazon triatleta técnica de nado palmar nado livre nado costas nadar mais rápido crawl braçada , e você não paga imposto porque o produto com o frete custa menos do que US$50,00 (eu já comprei várias coisas de lá).

Bons treinos!

Deixe seu email para receber mais dicas!



Categorias: Água, Treinamento e Triatlo.

Comments

Trackbacks

  1. [...] This post was mentioned on Twitter by Pronadar and rodrigo langeani, Espírito Outdoor. Espírito Outdoor said: A bracada correta do nado crawl #natação #triathlon http://espiritooutdoor.com/?p=1231 [...]

  2. [...] This post was mentioned on Twitter by Espírito Outdoor. Espírito Outdoor said: RT @a2zorkut: A bracada correta do nado #crawl #natacao http://raptw.com/SK [...]

  3. […] dos dedos devem estar apontadas para o fundo da piscina, empurrando a água em direção aos pés. O movimento correto da braçada do nado crawl  já foi descrito aqui no Espírito Outdoor, se você ainda não leu, […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>