A musculação não treina apenas seus músculos mas também sua mente

 

musculação terceira idade
A musculação ajuda a retardar o envelhecimento

Que exercício faz bem, todo mundo sabe. Agora 1 artigo, que analisou o efeito do exercício em idosos sadios, afirma que o exercício faz bem não só para o físico mas também para o mental. O estudo publicado no Archives of Internal Medicine sugere que o treinamento resistido não só melhora e previne doenças cronicas como doenças cardíacas e osteoporose, mas também melhora a função cerebral dos praticantes.
Com o envelhecimento da população, as limitações cognitivas dos adultos idosos se torna uma preocupação. O estudo em questão traz um bom indicativo que o exercício traria benefícios protetores ao cérebro, o que não só faz com que o indivíduo viva por mais tempo, mas com a capacidade mental preservada.

A pesquisa realizada a pela equipe da Dra. Teresa Liu-Ambrose da Universidade da Columbia Britânica avaliou 155 mulheres idosas e as dividiu em 3 grupos separados: um grupo sedentário; um grupo que treinava musculação 2 vezes por semana; e um grupo que fazia apenas exercícios leves e exercícios de equilíbrio. As senhoras foram avaliadas durante 18 meses.

O que o estudo descobriu?

Após um ano de estudo, as mulheres que treinaram musculação tiveram uma melhora na performance nos testes de memória e aprendizado a que foram submetidas enquanto as que realizaram exercícios leves e de equilíbrio não obtiveram quaisquer melhoras. A musculação também ajudou as senhoras avaliadas, que tinham entre 65 e 75 anos, a aumentar a massa óssea de maneira significativa e a andar com mais facilidade e rapidez. Para quem não sabe a velocidade de caminhada em idosos está diretamente relacionada com a expectativa de vida.

As mulheres que continuaram o execício por mais de 1 ano e meio, tiveram uma melhora significativa do aumento da densidade óssea, ao mesmo tempo que reduziram o seu risco de quedas em 66%.

Os autores do estudo afirmam  que nunca é tarde para inciar-se nos exercícios pois mesmo as pessoas que começam a fazer exercícios físicos em idade avançada poderiam sentir os mesmos benefícios dos praticantes a mais tempo. (Confira também nossas Dicas para começar a correr e Dicas para começar a pedalar)

Porque o estudo é importante?

Esse é o primeiro estudo que mostrou que a musculação melhora a execução de processos cognitivos que são essenciais para que o indivíduo consiga realizar suas atividades diárias de forma eficiente e independente. “São esses processos cognitivos que permitem que as pessoas realizem tarefas múltiplas, tomem decisões corretas e consigam ter o controle da sua vida financeira, por exemplo”, explica a Drª Liu-Ambrose

A que se atribuem as melhoras nas funções cognitivas?

Sociabilização! No estudo da Drª Liu-Ambrose, os praticantes de musculação reuniam-se e exercitavam-se em grupo na academia. Segundo ela realizar as atividades em grupo pode ter gerado tais melhoras. O ambiente de uma academia pode intimidar alguns adultos idosos, mas deve se estimulá-los a participar dos exercícios.

A mensagem?

Nunca é tarde para começar a praticar exercícios, e se puder ser em grupo melhor ainda.

Gostou de nossos artigos e quer recebê-los por email? É só clicar aqui!

 

Você pode também seguir nosso perfil no Twitter!

 

O Espírito Outdoor apoia o esporte e se mantém com os anúncios de produtos no site. Se você comprar algo dos links do site estará contribuindo para mantermos o nosso trabalho. Obrigado!

 

 


Publicado

em

,

por

Comentários

6 respostas para “A musculação não treina apenas seus músculos mas também sua mente”

  1. Avatar de Rodrigo Forró
    Rodrigo Forró

    Ótimos textos Rodrigão…
    Todos JUNTOS por um EF cada vez melhor!!

  2. Avatar de Danilo
    Danilo

    Fala Rodrigo,

    pensei em um ponto quenão ficou claro no seu artigo:
    As duas atividades (musculação e exercícios leves/equilíbrio)foram feitas no mesmo ambiente? Se a musculação foi feita em uma academia ¨normal” com muitas pessoas e estimulos sociais e os outros foram feitos em um ambiente mais fechado (uma clinica por exemplo), isto teria uma influência razoável neste “experimento”. Acho que é importante colocar está variável explicitada.
    Outra coisa,na conlcusão os autores do artigo não relacionaram esta melhora cognitiva diretamente a nenhum fator fisiológico?
    Parabéns pelo belo trabalho que vem desenvolvendo!

  3. Avatar de Luciane

    Excelente seu site! Parabéns pelas dicas e pelos artigos… Um abraço!

  4. Avatar de Rodrigo Langeani

    Danilo, obrigado pelos comentários.
    Reli o que havia escrito e pensando nos seus comentários, decidi acrescentar mais informações ao artigo.
    Espero que agora melhore o entendimento do texto.
    Abração e bons treinos!

  5. Avatar de Marco Antonio

    Fala Rodrigo,

    Muito bom o site, artigos mais que interessantes.

    Gostei muito da mensagem final: “Nunca é tarde para começar a praticar exercícios, e se puder ser em grupo melhor ainda”

    Acredito que é o que as pessoas estão procurando buscar, pelo menos uma boa parte delas. Até porquê o treinamento em grupo é motivante, gera conexão entre todos, obtêm-se resultados, entre outros benefícios…

    Parabéns pelo trabalho.

    Um abraço!

  6. […] A musculação não treina apenas seus músculos mas também sua mente […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *