A rotação no nado crawl

Desde que comecei a dar aulas de natação observo que é muito comum nadadores e triatletas (especialmente) que nadam crawl com pouca ou nenhuma rotação de ombro, o que faz com que os braços façam quase todo o trabalho de propulsão. Após um trabalho de conscientização e de correção meus alunos passam a conseguir conservar mais energia ao nadar e conseguem nadar mais rápido.

Rotacionar o corpo de um lado para o outro é um método bem antigo e tem mais de 30 anos. Na década de 70 Mark Spitz, pulverizou alguns recordes mundiais ao adotar a técnica de rolamento de tronco no nado de crawl. Hoje existem muitos autores que difundiram e popularizaram a técnica como Terry Laughlin autor do método Total Immersion (ainda não traduzido para o Português) e Ernest Maglischo autor de alguns dos melhores livros sobre natação disponíveis.

Nadadores eficientes utilizam o seu Core para rotacionar o tronco deixando a cabeça fixa. Quando você rotaciona na água seu corpo adota um movimento mais parecido com a forma de um barco ou um peixe, maximizando o seu deslocamento a cada braçada.


No começo nadar crawl com rotação de tronco pode ser desconfortável e parecer estranho. Mas incorporar a rotação ao seu estilo você será capaz de nadar mais eficientemente. Para os triatletas isso se traduz em sair da água mais “inteiros” para pedalar.

Para incorporar a rotação no seu nado de crawl, é importante praticar perna lateral.

Perna Lateral:

  • Faça perna de crawl, mantendo o corpo na posição lateral. Um dos braços estendidos e outro junto ao corpo. Veja o vídeo .  Pessoas com mais dificuldade podem usar o pé-de-pato para ajudar na propulsão.
  • Faça o educativo 3×4. O educativo 3×4 nada mais é do que nadar com 3 braçadas de crawl e 4 braçadas com nado de costas. Durante o exercício você será obrigado a rotacionar o corpo da posição do crawl para a posição do costas treinando seus músculos do Core a acostumarem-se ao padrão de movimento.

Dicas:

  • Procure realizar tais exercícios de maneira fragmentada. Ao invés de fazer 200m direto de perna lateral, quebre-os em 8×25 perna lateral (fazendo 1 tiro de cada lado)
  • Comece a praticar usando o pé-de-pato e a medida que você for progredindo. Retire-o.
  • Não deixe de ler nossa Biblioteca de Educativos para Natação. Nela você poderá ver a execução de uma infinidade de educativos, suas descrições e uma recomendação de que serve cada um dos exercícios.

Experimente utilizar tais exercícios durante um mês em todos os seus treinos e torne-se um nadador melhor. (Leia também 10 dicas para nadar mais rápido)

Bons treinos!

Assine nossa lista e receba nossos artigos em seu email.

Conheça nossos planos de treinamento para natação do triathlon!


Publicado

em

por

Comentários

Deixe um comentário