A Barba e o Mountain Bike

Fiquei um ano com a barba, usando horas um pouco mais comprida, horas um pouco mais curta. Depois de um tempo, percebi que a minha barba começou a trazer alguns benefícios reais em relação à minha performance nas trilhas.

Recomendo a todos aqueles que queiram melhorar a sua performance, que deixem suas barbas crescerem. Quer entender mais sobre o assunto? Então continue lendo, que eu vou explicar melhor a relação entre a Barba e a performance no Mountain Bike.

Caso você não tenha notado, as barbas voltaram à na moda. O hype é tanto que em NY algumas pessoas, chegam a pagar até US$8mil por um implante de barba.

Confesso que deixe a barba crescer por uma união entre a preguiça de me barbear e uma razão estética. Comecei sem ter realmente certeza de como seria.

Depois de alguns dias a pele lisa do meu rosto, passou ficar com a textura de uma lixa.

Dez dias depois, a barba atinge um comprimento que ao toque fica um pouco mais macia (a namorada para de reclamar!), mas aí começa a fase mais difícil, fase da coceira. A barba coça e pinica de uma maneira muito desconfortável. O bom que essa fase dura apenas alguns dias e passa. Depois disso, é só alegria!

Minha barba atual.
Minha barba na época do post.

Personalidades x Barba

Todos temos alguém que nos inspira e que usamos como referência (se ainda não leu, recomendo ler Heróis e Mentores), em um dia desses percebi que grande parte dos meus ídolos, usava barba.

Depois disso comecei a prestar a atenção e percebi que a barba poderia dar alguma vantagem ao desenvolvimento bio-psico-social do ser humano.

Vejam alguns exemplos a baixo:

Gilberto Góes

Gilberto Goes
Gilberto Goes

O talentoso Mountain Biker Catarinense, é um ciclista dedicado às longas distâncias. Em 2006 ele venceu a Volta de Santa Catarina em Mountain Bike, com uma larga vantagem sobre seus adversários. Na época a sua barba estava longa.

Por alguns anos ficou longe dos pódiuns (provavelmente por estar com a barba curta) e, foi só recentemente, ao deixar a barba em um comprimento maior, que ele voltou a subir nos pódiuns.

Shackleton

240shackletonErnest Shackleton, uma das maiores referências que eu tenho em termos de liderança, e talvez o maior aventureiro de todos os tempos. Se não leu, recomendo conhecer a história dele. Schackleton (o Chuck Norris da aventura) creditou grande parte da sua sobrevivência às temperaturas polares à sua barba.

Morgan Taylor

Morgan Taylor obteve seus melhores resultados com a barba comprida.
Morgan Taylor obteve seus melhores resultados com a barba comprida.

Um dos bikers mais feras do cenário do MTB atual. Depois que ele cortou a barba, perdeu o senso e trocou seu cachorro por uma bike de Downhill. Na época que tinha a barba comprida seus videos eram bem mais casca grossa.

Abraham Lincoln

Abraham Lincoln foi um dos presidentes americanos mais famosos. 

Conhecido por sua determinação e caráter moral impecável. Uma das pessoas com maior determinação que já existiu. Só para citar um exemplo, na adolescência, ele andava 12km para chegar até a biblioteca para pegar livros emprestados (depois tinha que andar mais 12km pra voltar pra casa).

Sua frase mais célebre é: “Me dê 6 horas para derrubar uma árvore e eu gastarei 4 horas afiando o machado”. 

Lincoln, costumava dizer: “Existe uma palavra para designar aqueles que não usam barba: mulheres”.

Era ou não era um verdadeiro sábio?

Thomas Turner

thomas-turnerAtleta da Equipe Jamis de MTB, um dos atletas que ajudaram a popularizar as rodas 650b (rodas 27,5″) entre as MTBs. Turner é também um excelente atleta de Ciclocross.

Antes de ter barba, o atleta era virtualmente desconhecido no cenário mundial. Depois de deixar crescer a barba, sua performance, aumentou muito! E hoje é figurinha carimbada nos pódiuns das melhores provas de XC e Ciclocross ao redor do mundo.

Steve Smith

O ciclista de DH Steve Smith teve uma temporada bem mediana em 2012, quando estava sem barba. Em 2013, após deixar a barba crescer ele ganhou quase todas as competições que entrou.

Steve Smith em 2 momentos, com e sem barba.
Steve Smith em 2 momentos, com e sem barba.

As Vantagens da Barba para o MTB

Com todos esses exemplos, e com minha própria experiência, não poderia deixar de pesquisar a fundo para tentar encontrar as razões e os porquês dos meus cabelos faciais, influenciarem tanto no desempenho do MTB.

Proteção Solar

Quem costuma pesquisar sobre o clima no site ClimaTempo, já deve ter se atentado que nos últimos anos os níveis de radiação UV subiram muito.

No começo da minha carreira esportiva (quase 20 anos atrás), pouco se falava sobre proteção solar, e na época eu pedalava de camisa sem manga nos dias de muito sol. Hoje fujo do sol a qualquer custo, costumo pedalar de manguitos, mesmo nos dias mais quentes, e não saio de casa sem protetor solar.

Um estudo da Universidade Sothern Queensland, publicou no Radiation Protection Dosimetry Journal, concluindo que a barba tem a capacidade de bloquear de 90 a 95% de toda a radiação solar, dessa forma protegendo a pele e retardando o processo de envelhecimento e o risco de sofrer câncer de pele. E quanto mais densa for a sua barba, melhor a proteção.

Economia de Tempo

O tempo é um artigo cada vez mais escasso, e toda e qualquer forma de desperdiçar o seu tempo é bem vinda.

Façamos uma conta rápida. Se um garoto começa a se barbear aos 15 anos (essa era a idade que eu tinha quando comecei a ter alguma barba) e gaste 4min ao se barbear (esse é o tempo médio que uma pessoa gasta se barbeando – acredite pesquisei esses valores!). Aos 55 anos, essa pessoa teria gasto 139 dias ou o equivalente a 3350 horas de sua vida, apenas se barbeando.

Melhora a saúde da pele

A barba cobre a pele do rosto, e protege as glândulas sebáceas de serem infectadas pela bactéria da acne, prevenindo assim cravos e espinhas.

Segundo os dermatologistas, a maior causa de danos a pele masculina são lesões causadas pela gilete de barbear. Um barbear mal feito pode gerar pelos encravados, pequenas feridas sobre a pele e até foliculite (uma infecção no folículo do pelo causando inflamação). Barba comprida significa que você não se barbeia, e ao não se barbear, suas chances de infeção cutânea são menores.

Simples assim.

Regulação Térmica

A barba funciona como qualquer isolante térmico, te mantém mais quente nos dias de muito frio; e um pouco mais fresco (no sentindo climático da palavra) nos dias mais quentes.

Lembra o exemplo do Schackleton?

Melhora a precisão de pilotagem

Os pelos da barba são embutidos um pouco mais fundos na pele do que os cabelos normais. Isso faz com que eles estejam mais próximos dos nervos sensoriais, o que aumenta o senso de direção. Guardadas as devidas proporções, isso é o que acontece com cachorros ou gatos quando usam seus bigodes para detectar mudanças no meio ambiente.

No começo eu não me atentei a esse fato, mas agora que já estou familiarizado com essas informações, dificilmente eu erro um drop ou um salto, quando ando de MTB.

Você fica mais atraente

No reino animal, existem alguns fatores que diferenciam os machos das fêmeas, e muitas vezes quanto mais destacadas são essas características, mais atrativo o macho fica para as fêmeas, e maior a sua chance de copular. Isso se chama de dimorfismo sexual. Em algumas espécies de aves ou répteis os machos e as Fêmeas são de cores diferentes. No reino animal talvez um dos casos mais famosos de dimorfismo sexual seja o leão. Os leões tem juba e as leoas não.

No caso dos seres humanos, as características sexuais secundárias dos homens e das mulheres, são muitas: seios, barbas, formas corporais, massa muscular…, mas mesmo que inconscientemente, uma barba acentua a característica masculina e aumenta as suas chances de acasalar de se dar bem.

Tanto isso é verdade que até serviu de motivo para um comercial da marca de bicicletas KONA. Inseri o vídeo abaixo.

Outro fator  é que essa seleção dependente da frequência das características na população, o que mantém acentuados polimorfismos nas características sexuais secundárias em várias espécies animais (calma, vou explicar!).

Seleção sexual dependente, em muitos casos, da freqüência negativa. Na natureza, características sexuais raras são mais bem aceitas sexualmente. Uma pessoa de olhos verdes ou azuis, uma moça de cabelo loiro, são características que acabam chamando mais atenção e são mais procuradas pelo sexo oposto. Entendeu?

E a barba já foi muito estudada no que se refere a esse comportamento entre os seres humanos. (Tá duvidando, olha só essa referência)

Senso de liberdade

Os iniciantes do ciclismo são relutantes em usar capacete, quanto estão começando a pedalar. Dentre os principais argumentos um predomina. O argumento de que com o capacete, as pessoas não se sentem  livres, pois afirmam que uma das melhores coisas de se andar de bicicleta é a sensação de sentir o vento nos cabelos ao pedalar.

Pedalar sem capacete está totalmente fora de questão. Segurança em primeiro lugar. Mas obviamente essas pessoas nunca experimentaram a sensação de pedalar sentindo o vento na barba!

 Conclusão

Entendeu agora que para o Mountain Biker, deixar de crescer a barba pode ser a diferença entre ganhar e perder, entre cair e divertir-se na trilha.

Com tantos argumentos assim, fica difícil pra você não deixar sua barba crescer, não é mesmo?

Ainda não assina nossa lista de Email?

Conheça nossos planos de treinamento!


Publicado

em

por

Comentários

4 respostas para “A Barba e o Mountain Bike”

  1. Avatar de Guilherme Tedeschi
    Guilherme Tedeschi

    Depois deste post me sinto uma menininha!!!
    Bons argumentos, meu caro neandertal!
    Vou experimentar este novo adorno e avaliar meus rendimentos no triathlon.
    Grande abraço e meus parabéns pelo post!

    1. Avatar de Rodrigo Langeani

      Valeu, amigo! Apesar das beincadeiras , os argumentos são verdadeiros. E nos exemplos faltou o Gandalf e o Hermeto Pascoal!

  2. Avatar de Lucas
    Lucas

    Depois desse artigo só tenho que disser, “Elementar meu caro Watson”. Mas vou fazer o teste, vou deixar a barba crescer para a ultima etapa da SBR. rsrsrsrsrs.

  3. Avatar de Marcus Vinicius Rasseli

    Então… Eu uso barba mas o motivo é preguiça aliada à saúde, muitos problemas com acne… Mas os maiores ciclistas do mundo não usam barba, então essa teoria acho que está meio furada kkk

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *