Bruxelas

Após abusar da hospitalidade dos meus queridos amigos da longínqua Nova Zelândia, parti para Bruxelas em busca de boa cerveja e ao encontro de uma amiga querida.

A viagem foi algo sensacional, umas das experiências mais incríveis que já tive: cruzar o mar pelo euro túnel!! O mais próximo que estive da viagem espacial sem sair da terra!! Dirigimos o ônibus dentro de uma gigante cápsula de metal, atrás de outras dezenas de ônibus e carros! Com grande velocidade cruzamos por baixo do oceano (lá fora, pela janela, a maravilhosa escuridão desconhecida)!! Que aventura!!

Para quebrar o silêncio subterrâneo, resolvi ouvir a melhor trilha sonora para esta viagem de descobrimento: Space Oddity (David Bowie)!!!


A chegada na estação de ônibus em Bruxelas, foi um pouco inusitada, digamos… Apesar de bem movimentada, encontrei com muita dificuldade o lugar de venda de bilhetes para o metrô e com o meu básico de francês, falei boa noite, disse que não falava o francês e perguntei se o senhor poderia me ajudar em inglês, espanhol ou português… A resposta foi em francês e daí pra frente não entendi mais nada… agradeci o bom humor do cavalheiro e procurei as máquinas para a compra dos tickets (após usar todo o meu conhecimento de engenharia química, consegui mudar a língua para o inglês e voilá, bilhete na mão!). Obs: faça o download dos mapas de metrô de Bruxelas antes, pois não foi fácil encontrar o mapa das linhas antes das catracas.

Como a sorte parece estar me acompanhando desde que nasci (ou talvez seja também o meu estado de espírito, tentando ver sempre algo de bom em tudo que acontece), cheguei facilmente na casa da minha amiga inglesa, que fala português e dança super bem forró (difícil você não a confundir com uma brasileira) e muito importante: tem um namorado que nas horas de lazer é guia de degustação de cervejas Belgas!!!!!!!

Então foi assim: compramos as famosas batatas fritas belgas e fomos nos sentar em uma bar de cervejas artesanais. “Fred, você gosta de cerveja clara ou escura? Amarga ou mais doce? Teor alcoólico? Trigo? Frutada ou mais amadeirada?…”, pronto: aqui está a cerveja que se assemelha ao que você me informou! “Vamos degustar então: faça como o vinho, coloque o nariz para dentro do copo e sinta o buquê da cerveja; depois tome um pouco mas ainda não engula; sinta em todas as partes da língua e então veja o sabor que fica ao final!” Como estávamos em 3, conseguimos provar um número razoável de cervejas para lá de únicas e deliciosas!!

Claro que na casa de andarilhos, sempre vamos encontrar outros iguais a nós: na casa estava um grupo grande de pessoas. Obviamente que encontrei um outro engenheiro químico da Grécia, que ficou muito feliz de saber da minha viagem para o seu país e foi muito atencioso em passar dicas de onde visitar e onde ficar (em 15 dias estarei na Grécia e contarei aqui como foi).

No outro dia, fiz meio dia de passeio pela cidade e presenciei uma cerimônia oficial de estado em que algum presidente/primeiro ministro foi visitar o rei da Bélgica. Como ele estava ocupado, não consegui tomar um expresso com ele (hehehehe). Prometi voltar, mas agora estou com a agenda lotada para visitar meus amigos em outros países. Fui alguns parques, visitei um museu e pé na estrada novamente: Haia na Holanda para visitar minha família linda!

Gostou de nossos artigos e quer recebê-los por email? É só clicar aqui!

Leia mais sobre o assunto

3 comentários sobre “Bruxelas

  1. Uauuu Frederico Viana!!! até final desse sabático você terá muitas histórias pra contar!!! além do mais, vejo nos seus posts um lado poético, que dá um tom gostoso em suas narrativas!!! Estou amando, vê-lo por aqui!!! falta apenas incluir algumas fotos, para ficar mais interessante e para que possamos apreciar as belas paisagens por esse mundo afora!!! Beijos e muitas saudades!!!

  2. Obrigada Rodrigo Langeani pela oportunidade de acompanharmos os passos do Frederico pelo seu site!!! Fiquei muito feliz, quando o convidou para compartilhar conosco suas aventuras!!! Obrigada de coração!!! E quanto a galeria de fotos, realmente ficará mais interessante e colorida suas narrativas!!! Grande abraço e Deus te abençõe sempre!!!

Deixe um comentário!