Como melhorar sua técnica no mountain bike (e também no triathlon e no ciclismo)

Frequentemente o mountain bike exige do ciclista grande habilidade técnica para conseguir vencer os obstáculos do terreno e ainda manter-se em cima da bicicleta. Para atletas oriundos do ciclismo ou com pouca experiência nas trilhas isso pode ser um problema.
De um modo geral leva-se um tempo para que a habilidade técnica seja desenvolvida, mas existem algumas alternativas para que isso aconteça de forma mais rápida.

  • Ande na terra o máximo que puder, assim você se familiarizará com o terreno, os tipos de solo, o relevo, e algumas coisas deixarão de ser um bicho de sete cabeças. Tente andar nos mais variados terrenos que conseguir para assim se expor a situações diferentes que requeiram técnicas diferentes.
  • Aprenda com os mais experientes. Saber ler a trilha é uma habilidade importante dos mountain bikers (ou betetistas como dizem em Portugal). Atletas experientes conseguem identificar só de bater o olho os melhores lugares para passar na trilha e isso é fundamental em algumas situações como em uma decida em velocidade. Em pedaladas em grupo tente observar os atletas mais experientes e ver o traçado que eles escolhem no percurso.
  • Respeite-se. Submeter-se à situações diferentes é importante para você desenvolver suas habilidades sobre a bike, mas tenha sempre em mente que a segurança deve vir em primeiro lugar. Tenha bom senso, e não queira fazer trilhas muito além da sua habilidade. Tudo tem seu tempo! Como treinador, conheço muitos atletas afoitos que tentaram fazer provas, trilhas ou descidas muito além de sua habilidade e acabaram se acidentando.
  • Treine seu equilíbrio. Com os dois pés nos pedais, pare completamente a bicicleta e veja quanto tempo você consegue equilibrar-se sem colocar os pés no chão. Para os iniciantes é recomendado tentar o exercício na grama primeiro pra depois se aventurar no asfalto ou pisos mais duros.
  • Procure uma rua com pouco movimento e tente pedalar sobre as linhas da rua que demarcam as pists. Tente manter seus pneus totalmente sobre as linhas. É importante que você tente o exercício em diversas velocidades.
  • Aprenda a subir sarjetas! Saber empinar a roda da frente é uma habilidade essencial para qualquer ciclista que queira se aventurar nas trilhas. Use a calçada como obstáculo. Aproxime-se perpendicularmente ao meio fio em velocidade lenta e tente, ao mesmo tempo, pedalar e puxar a roda da frente. O segredo aqui não é força e sim a coordenação. Levante a roda da frente e assim que a roda da frente tiver transposto o obstáculo, alivie o peso da roda traseira para passar.
  • Pedale Redondo! No Mountain Bike, por andarmos em terrenos que oferecem pouca tração, quanto melhor for nossa técnica de pedalada, melhor conseguiremos tracionar sobre o terreno. Inclua em seus treinos os educativos de pedalar com uma perna só para desenvolver sua técnica de pedalada.
  • Aprenda a cambiar corretamente. Um dos maiores erros dos iniciantes é não saber utilizar sua relação de marchas adequadamente. Sua bicicleta não possui 30 marchas a toa!  As melhores dicas para aprender a cambiar corretamente sua bicicleta são:
  • Evitar cruzar as marchas. Não use o seu volante grande com as marchas leves do seu cassete e nem as marchas pesadas com o volante menor. Assim você garante o correto funcionamento do seu equipamento, evita desgastes desnecessários e previne sua corrente de quebrar.
  • Mude antes. O segredo do uso das marchas é fazer com que você consiga manter-se em sua cadência ideal. Em subidas não espere até a última hora para aliviar a marcha, mude de marcha um pouco antes de chegar ao pé da subida. Nas curvas fechadas, coloque uma marcha leve o suficiente para que você consiga retomar a velocidade mais facilmente após a curva.

Assista os episódios da Escola de Mountain Bike, na primeira temporada do projeto lançamos um episódio com alguns exercícios práticos para você fazer com sua bicicleta.

Aproveite nossas dicas e divirta-se com sua bicicleta. Bons treinos!

Gostou de nossos artigos e quer recebê-los por email? É só clicar aqui!

Conheça os nossos programas de treinamento!

 

Leia mais sobre o assunto

3 comentários sobre “Como melhorar sua técnica no mountain bike (e também no triathlon e no ciclismo)

  1. Bela aula !!! Valeu !!!!
    Agora, existe o momento certo de passar a marcha na volta do pedal?
    Como deve estar a posição da perna na hora da mudança?
    Existe diferença?
    Estou falando do ciclismo de estrada.
    Abs.

    1. Tanto no ciclismo, quanto no mtb o sistema de funcionamento dos cambios é igual, então os cuidados são os mesmos.
      A dica pra mudar é não mudar fazendo força. No momento de mudar de marcha, mantenha a cadência constante ou idealmente dê uma pequena aliviada na força aplicada ao pedal. Ajudou?
      Abraço,

Deixe um comentário!