Descubra o quê o treino do triathlon pode fazer para você

O triathlon é um esporte que reúne três modalidades em uma só competição: natação, ciclismo e corrida. Comumente relacionado ao Ironman, a prova de triathlon mais famosa, onde percorre-se 226km entre braçadas, pedaladas e passadas, existem muitas outras provas de triathlon que variam de 45min a 12h no caso do Ironman.

O que você não sabe sobre o triathlon?

É errado pensar que os triatletas por treinarem para 3 modalidades diferentes sofrem mais lesões se comparados com seus colegas de um esporte só como nadadores, corredores e ciclistas. Na verdade o que ocorre é exatamente o contrário, pois ao dividir o tempo de treinamento entre as 3 modalidades é possível desenvolver um corpo mais equilibrado sem sobrecarregar apenas 1 grupo muscular enquanto tem-se um excelente estímulo para a melhora do seu condicionamento aeróbio.

O treino de triathlon pode ser inserido no meio da temporada como ferramenta para melhora de condicionamento físico e performance na sua modalidade de origem.

beach start
A combinação de três modalidades torna o triathlon um esporte para todos

O que o treino de triathlon pode fazer pelos corredores?

Os corredores são os atletas que menos treinam em números de horas dentro dos atletas de endurance. Enquanto dificilmente um corredor de elite treina mais do que 15 horas por semana, como é o caso do ganhador da maratona de Nova York Meb Keflezighi, mas é muito comum ciclistas, nadadores e triatletas chegarem a treinar até 30 horas por semana.

Durante a corrida o corredor sujeita seu corpo a impactos da ordem de 4 vezes o peso do corpo, estimulo que na medida correta é excelente para o aumento da densidade óssea (Leia mais em Você cuida de seus ossos?), mas que em excesso torna-se prejudicial e pode gerar lesões ósseas (fraturas por estresse), lesões musculares (como estiramentos e até ruptura de fibras em alguns casos) e lesões nos tendões e articulações (como as tendinites, bursites e calcificações).

O ciclismo pode ser usado como ferramenta para dar um estímulo aeróbio, ao mesmo tempo que ajuda a recuperar os músculos dos danos a que o corpo é submetido durante a corrida, pois é uma atividade que não gera impacto sobre as articulações.

Outro uso do ciclismo pouco explorado pelos corredores é usá-lo em seus treinos longos. É quase impossível correr por 3h toda semana sem se machucar. Mas mesclando o ciclismo em seus treinos longos você poderá facilmente chegar a sessões de 3h. Por exemplo, se sua corrida longa é de 1h30, experimente aquecer com 30min de ciclismo leve antes da sua corrida. Dessa forma você terá feito um treino de 2h sem aumentar seus riscos de lesão.

A natação por ser realizada no meio líquido é excelente para ser usada como descanso ativo, pois a pressão hidrostática faz com que dentro d’água nosso peso diminua e assim facilita a recuperação muscular.

O que o treino de triathlon pode fazer pelos ciclistas?

Para os ciclistas o treino de corrida, pode servir com complemento durante a fase de preparação básica. No ciclismo, normalmente o quadríceps é o músculo mais usado para gerar força durante a pedalada, mas para melhorar a eficiência de suas pedaladas o ideal é que o ciclista conseguisse utilizar os músculos posteriores da coxa, os glúteos e os flexores de quadril, pois assim a força produzida por esses músculos somado ao trabalho do quadríceps tornariam as pedaladas mais fortes e constantes o que contribuiria para o aumento da potencia total produzida e seguramente melhoraria os resultados das competições. (Leia mais em A pedalada de Lance Armstrong)

Durante a corrida os músculos mais recrutados são os posteriores de coxa, os glúteos e os flexores de quadril. Exatamente os músculos que o ciclista teria que desenvolver para melhorar sua eficiência durante a pedalada.

Os músculos do tronco não são muito desenvolvidos nos ciclistas, o que as vezes faz com que o ciclista desenvolva, com o passar dos anos, uma postura arqueada. A natação pode ajudar a trabalhar os músculos do tronco para evitar que o ciclista desenvolva uma má postura.

O que o triathlon faz pelo pessoal da corrida de aventura?

Os corredores de aventura já são multi-esportistas e já usufruem dos benefícios de se combinar várias modalidades. Mas uma das modalidades que compõe as corridas de aventura, na prática é difícil de ser treinada e muitas vezes é relegada a ser praticada apenas nos finais de semana. Essa modalidade é o remo. Apesar do padrão motor da remada e da natação ser diferente os músculos envolvidos nas duas modalidades são os mesmos. Incluindo treinos de natação no meio da semana você consegue estimular e desenvolver os músculos da remada que se tornariam mais fortes e eficientes e poderiam fazer com que suas remadas de final de semana se tornassem mais proveitosas.

 

O que o triathlon pode fazer para o nadador?

É comum nadadores terem sua densidade óssea menor do que uma pessoa comum. A densidade óssea aumenta com o aumento das forças de compressão que agem sobre o osso, os nadadores por passarem muitas horas do seu dia dentro d’água acabam não obtendo o estímulo ósseo necessário para manterem seus ossos saudáveis. Apesar desse fato não afetar diretamente sua performance, isso pode prejudicar os nadadores em seu processo de envelhecimento.

Seria recomendável incluir treinos curtos de corrida pelo menos 2 vezes por semana durante quase toda a temporada dos nadadores para estimular sua massa óssea, já que a corrida é um esporte que proporciona os estímulos de compressão necessários para contribuir para um osso mais forte.

Experimente e Bons treinos!

Gostou de nossos artigos e quer recebê-los por email? É só clicar aqui!

Conheça nossos planos de treinamento!

6 comentários sobre “Descubra o quê o treino do triathlon pode fazer para você

Deixe um comentário!