Dicas de segurança para o ciclista

Muito se fala da bicicleta como uma alternativa de transporte ecologicamente correta e como forma de lazer, mas vivemos tempos difíceis para os ciclistas. A medida que as cidades crescem e o número de carros aumenta as áreas de treinamento se tornam mais escassas.

No Brasil tivemos alguns acidentes graves envolvendo ciclistas. Em 2006 a triatleta Fernanda Clemente Schilinró faleceu, após ser atropelada em um treino na estrada. A também triatleta, Ana Lídia Borba de 25 anos foi atropelada na Rodovia dos Bandeirantes, em Campinas em Janeiro desse ano. No exterior,recentemente dois triatletas profissionais envolveram-se em acidentes: Virginia Berasategui, a maior triatleta de longa distância espanhola e Jordan Rapp foram atropelados enquanto treinavam, o pior de tudo é que em ambos os casos o motorista fugiu.

No mês passado o locutor norte americano fez um comentário durante um de seus programas onde incentivava os motoristas a jogar seus carros sobre os ciclistas. O que gerou uma enorme polêmica e protestos encabeçados por Lance Armstrong.

Apesar te todos esses acidentes não acho que você deve parar de pedalar na rua. No entanto, em algumas vezes a culpa dos acidentes é do ciclista, que dá mole no trânsito. Veja um exemplo no vídeo abaixo.

Mas aqui vão algumas dicas evitar envolver-se em acidentes:

1- Use capacete:

O capacete é o equipamento de segurança mais importante para o ciclista. Nunca saia para pedalar sem capacete. A maior parte dos acidentes fatais com ciclistas poderia ter sido evitada se o ciclista estivesse usando capacete.

2- Faça-se visível:

luz de segurança ciclista
noite use luzes na traseira da bicicleta e no guidão, assim os carros irão enxergá-lo com maior facilidade. Normalmente essas luzes custam

Muitos acidentes envolvendo ciclistas acontecem porque os motoristas não enxergam os ciclistas. Tente usar roupas coloridas e que tenham material refletivo. Se for pedalar àentre R$15,00 e R$40,00 e são leves.

3- Diminua a velocidade:

É sabido que as condições do asfalto brasileiro não são as melhores. Especialmente nessa época do ano, após as chuvas, as ruas ficam esburacadas e cheias de sujeira (lixo, areia, pedras…), por isso ao enfrentar tais condições considere diminuir sua velocidade. Pedalando mais lento, será mais fácil desviar dos buracos e o risco de cair será menor.

4- Cuidado nas curvas:

Eu sei que você gosta de tentar fazer curvas arrojadas como seus ídolos do Tour de France, mas essa não é a maneira mais prudente de se pedalar no trânsito. Sinalize aos motoristas e aos ciclistas que estão atrás sua intenção de virar. Freie antes da curva. Se encontrar areia no meio do caminho deixe a bicicleta reta e evite frear. A melhor maneira de passar pela areia é evitar mudar de direção, se você atravessar a areia em linha reta não terá problemas, mas se tentar virar ou mudar de direção as chances do seu pneu escorregar e você cair serão maiores.

ações de segurança ciclista
Uma porta de carro aberta com descuido pode derrubá-lo

5- Mantenha uma distância segura dos carros:

Mantenha pelo menos 1m de distância dos carros trafegando e principalmente dos carros estacionados. Se o motorista resolver abrir a porta poderá acertá-lo.

Bons treinos!

Gostou de nossos artigos e quer recebê-los por email? É só clicar aqui!

Você pode também seguir nosso perfil no Twitter!


Publicado

em

,

por

Comentários

4 respostas para “Dicas de segurança para o ciclista”

  1. […] Quer saber mais sobre ciclismo? Deixe um comentário com sua pergunta. Leia também Dicas de segurança para o ciclista. […]

  2. Avatar de Allan
    Allan

    Sempre procuramos manter uma distância segura. O problema é que na parte do tempo andamos pelo acostamento, e tem sempre motorista que fazem questão de passar colado só para assustar os ciclista, principalmente caminhoneiro e motorista de ônibus (coletivo) em especial.

  3. Avatar de Rodrigo Langeani

    É Allan, existem motoristas que não tem o menor respeito pelos ciclistas mesmo.
    Aqui em São José do Rio Preto, onde moro, está cada vez mais difícil de se pedalar, ontem mesmo quase fui atropelado no Damha, um dos melhores lugares que se tem para pedalar na cidade.
    Abração e obrigado pelo seu comentário.

  4. Avatar de Mateus Manzini
    Mateus Manzini

    Muito bom o artigo, permite refletirmos sobre o respeito dispensado ao ciclista no trânsito atual. E pensando que o ciclista é um ser totalmente exposto, que pode sofrer lesões fatais facilmente, fico me perguntando sobre o valor dado à vida não só no trânsito, mas nas relações do dia a dia; a vida passa tão despercebida no trânsito, que mortes acabam sendo tomadas só como mais um dado estatístico. Humanizar o trânsito é preciso e a bicicleta permite isso, pois faz o indivíduo fluir o tempo de outra maneira, fazendo-o perceber muitas coisas que o motorista não percebe. Os transportes rápidos e protegidos das intempéries climáticas são necessários, mas há muitos motivos para aumentar o número de usuários de bicicleta e diminuir o de motoristas, e talvez o maior deles seja permitir ao ser humano uma relação mais próxima do seu ambiente e dele mesmo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *