Dicas para evitar as Câimbras

O site americano da Revista Runner’s World afirmou que 39% dos corredores de longas distâncias sofrem de câimbras antes da linha de chegada. Embora muitos acham, equivocadamente, que as câimbras são resultantes da falta de potássio no organismo, isso não é totalmente verdade.

câimbra no esporte
Evite as caimbras durante seus treinos de corrida.

A maioria das pessoas que participam de provas longas tem uma dieta equilibrada e conseguem ingerir adequadamente a maioria dos nutrientes necessários para o bom funcionamento do organismo.

Segundo do Dr. Kevin Miller da Universidade Estadual de North Dakota, que pesquisa exclusivamente os efeitos das câimbras no organismo, o culpado na maioria das vezes é a exaustão muscular.
Segundo um de seus estudos, publicado em 2010. Apesar de muito comuns entre os atletas participantes de competições de endurance, as câimbras ainda não tem sua causa muito bem definida.

O que fazer com câimbras?

Se você sentir câimbras no meio da prova, o melhor a fazer é parar e alongar de maneira leve o músculo com câimbra. É importante que o alongamento seja realizado de maneira estática (Lê-se sem ficar dando soquinhos no alongamento) e seja realizado de maneira leve. Espere a câimbra passar para retomar a corrida, mas o faça em um ritmo um pouco mais leve, para evitar que ela retorne.

Como evitar as câimbras?

Segundo o Dr. Miller, a prevenção para as câimbras em seu treinamento deve incluir aumento do consumo de líquidos, estratégias para a melhora de balanço hidroeletrolítico e algum tipo de treinamento muscular. Nesse caso, normalmente optamos pelos exercícios educativos, exercícios pliométricos ou a musculação.
Como treino pliométrico recomendo fazer o seguinte exercício. Ache um caixote ou um degrau de mais ou menos 40cm de altura. Suba no mesmo e pule par trás de volta ao chão, aterrisanto com as duas pernas. Tão logo os seus pés toquem no chão, pule novamente para o topo do caixote (ou degrau), faça isso o mais rápido que conseguir. Comece com 8 repetições e aumente devagar até chegar a 20 repetições.

E você, qual seu segredo para evitar as câimbras?

Gostou de nossos artigos e quer recebê-los por email? É só clicar aqui!

Você pode também seguir nosso perfil no Twitter!


Publicado

em

, ,

por

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *