3 Dicas para o Longão de Corrida

Hoje de manhã durante o meu treino de ciclismo cruzei com um grupo de corredores que terminava o seu treino longo. Fiquei assustado com 2 coisas: com o ritmo extremamente lento que eles estavam correndo e em como eles pareciam cansados.
 É importante incluir treinos longos no nosso programa de treinamento, mas sem exagerar.

O “Longão” de Corrida

O objetivo dos treinos de corrida é conseguir promover melhoras no seu organismo, para conseguir correr cada vez mais rápido. Para isso a intensidade, a distância e a frequência dos treinos deve ser ajustada corretamente.

No caso dos corredores que eu vi essa manhã muito provavelmente eles não estavam extraindo todos os benefícios que poderiam da corrida, pois ou estavam muito cansados para realizar tal sessão de treino ou fizeram uma sessão longa demais, o que resultou numa velocidade de treino tão baixa que muito provavelmente acrescentaria muito ao condicionamento desses corredores, e a segunda coisa é que por estarem tão cansados a técnica de corrida encontrava-se tão prejudicada que os corredores estavam “treinando”a correr errado.

Em se tratando de técnica quanto mais a gente repete um movimento, mais reforçamos aquele movimento. Então quanto mais você corremos com uma má postura mais reforçamos essa técnica incorreta de correr.

Dicas: como melhorar as corridas longas!

  1. Primeiro, garanta que você está descansado para realizar os seus treinos mais importantes. Se você estiver cansado poderá não conseguir fazer o treino corretamente e não extrair tudo o que podia do treino. Para isso é importante treinar mais leve, ou fazer um dia de descanso antes de treinos importantes da sua planilha. Fico abismado como tem gente que não descansa nem um dia na semana. Um dia de descanso é um dos maiores investimentos que se pode fazer na longevidade da sua carreira.
  2. Evite fazer treinos muito longos. Hoje existem inúmeros trabalhos na ciência esportiva que provam que não é preciso treinar tanto quanto se pensava para ir bem numa prova.
  3. Ao final de treinos longos inclua algumas acelerações de 20-30” em ritmo de prova. Assim você estimula os músculos e a trabalha a técnica usada para correr em velocidade de competição.

Bons treinos!

Mantenha-se atualizado. Receba gratuitamente nossos artigos em seu email!

Conheça o nossos programas de treinamento!

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *