Em busca da Aro 29 Perfeita – Storck Nine

118 Flares Twitter 6 Facebook 110 Pin It Share 0 Google+ 2 Filament.io 118 Flares ×

 Storck

Storck é um fabricante de bicicletas alemão. Se para os brasileiros a marca ainda é relativamente deconhecida, na europa é uma empresa de destaque que acumula muitos prêmios em sua curta existência (a empresa surgiu em 1995).
A companhia construiu sua reputação em cima de muita pesquisa e desenvolvimento e na construção meticulosa de seus produtos. Algumas de suas bicicletas tem vários prêmios de design. Pra resumir a importância da Storck, pense o seguinte, se as bicicletas fossem carros, a Storck seria a Ferrari.
No Brasil as bicicletas são comercializadas pela Sportix, que gentilmente cedeu a bike para o teste.

 storck Rodrigo Langeani nine MTB Mountain Bike bicicleta Aro 29 29er

Storck Nine

Muitas companhias européias torceram um pouco o nariz ao primeiro contato com as rodas aro 29. E com a Storck não foi diferente, só em 2011 ela lançou o sue modelo aro 29, a Storck Nine.
A bicicleta foi desenvolvida com baseada em sua bicicleta Rebel 6 (Prêmio de Melhor Design na Feira Internacional de Design de Hannover), e parece nascer bem resolvida, sem os problemas que algumas das primeiras aro 29 tinham (lentas, pouco responsivas, gemotria desbalanceada…).
A Storck Nine é um quado 100% carbono (high-modulus carbon fiber), feita com tubos oversized e com um canote de selim de diâmetro 31.6mm.
Tapered head tube de 100m (no tamanho 19”), com um angulo de 71º. O quadro é comercializado separadamente ou como bicicleta completa.  Por enquanto a bike é produziada apenas nos tamanhos 17 e 19”. O quadro pesa 1.150g para o tamanho 19”.
A bike testada, foi montada com uma suspensão RockShox SID XX 29er (que é a opção mais leve do mercado para 29er), um Kit Completo SRAM X9 (inclusive as rodas) e freios Avid Elixir 7. Usei uma relação 39×26 e um cassete de 11×36.
O par de rodas foi Sram Rise 40, que se mostraram relativamente leves e bem rigidos.

Contrução

A bike foi projetada e construída de maneira impecável, os detalhes são impressionantes. As linhas da bike além de muito eficientes tem um design e um grafismo muito bonitos.

 storck Rodrigo Langeani nine MTB Mountain Bike bicicleta Aro 29 29er

Acabamento perfeito e design clean compõe a Stork Nine.

O cambio dianteiro é montada no sistema direct mount (montada direto no sea tube), o que segundo o fabricante aumenta o espaço para o pneu, permitindo um chainstay mais curto. Outro detalhe bem interessante é o freio traseiro que é montado dentro do triângulo traseiro, em um sistema que a Storck chama de Magic System.

 storck Rodrigo Langeani nine MTB Mountain Bike bicicleta Aro 29 29er
O movimento central é do tipo BSA de 73mm uma grata surpresa que confere mais rigidez ao quadro e aumenta a transmissão de força entre o ciclista e a bicicleta. O seat tube tem 73º, que é uma angulação que me agrada muito nas MTBs.

Geometria e Pilotagem

A bike foi testada durante uma semana, durante a gravação da abertura para os vídeos da Escola de Mountain Bike.  Pedalei a Storck em diversos tipos de terreno, incluindo alguns single tracks técnicos com curvas fechadas, e subidas íngremes, pois queria ver a resposta da bike em diversos tipos de terreno.
A bike se mostrou bem rígida e responsiva, apesar de eu usar um tamanho de quadro maior do que o recomendado para o meu tamanho (usei o 19”, quanto o ideal para minha estatura seria o 17”). A pilotagem agrada muito, tanto em descidas rápidas quanto em singletracks com curvas fechadas. Nas descidas a bike voa, e mesmo em alta velocidade passa muita segurança ao biker. Já nas curvas fechadas, um detalhe da bike faz muita diferença: a altura do movimento central. A Bike tem um movimento central que fica mais baixo que a altura do eixo das rodas, isso confere mais estabilidade a bike e apesar das rodonas, a bike continua ágil.
Agora, o verdadeiro destaque para essa bike fica para as subidas mais íngremes. Chega a impressionar o quão fácil a bike sobe (me senti o Rubinho Valeriano!). Em uma subida que costumo subir com dificuldade com minha aro 26, a Storck Niner se mostrou bem mais eficiente.
O único problema foi ter que devolver a bike, depois de uma experiência com essa bike vai ser difícil pedalar outra coisa de qualidade inferior. A storck Nine, com certeza foi uma das Hardtails aro 29 mais legais que eu já testei.

Agradeço a Sportix pela oportunidade de testar essa bicicleta incrível!

Bons Treinos!

Deixe seu email e Mantenha-se atualizado!:

Tecnologia Google FeedBurner

Você pode também seguir nosso perfil no Twitter!

Categorias: Rodas.

Trackbacks

  1. […] Em busca da Aro 29 Perfeita – Storck Nine via Espírito Outdoor de Rodrigo Langeani em 02/10/12 […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>