Entrevista com a Campeã do Xterra Brasil Shonny Vanlandingham

Nunca havia ouvido falar de Shonny Vanlandingham até encontrá-la no Campeonato Mundial de Maui em 2008 competindo com o pé torcido. A menina passou por mim “ventando” no ciclismo e mal pude ver quem era. Naquele dia, mesmo lesionada Shonny conquistou o terceiro lugar entre as mulheres na prova.

Shonny em sua Orbea alma 29er

Mais tarde pude ficar sabendo de seu histórico como a maior vencedora de todos os tempos nos NORBAS (Circuito Norte-americano de MTB). Confira o que ela falou ao Espírito Outdoor:

Espírito Outdoor: Parabéns por sua vitória no Xterra Brasil. Como foi sua temporada desse ano?
Shonny Vanlandingham: Obrigada. Até agora, tive uma boa temporada. Tenho conseguido me manter saudável (sem lesões) e me divertir. Sou a atual líder do circuito Norte-americano de XTERRA com 3 vitórias e dois segundos lugares.

Espírito Outdoor: Como foi participar do Xterra Brasil?
Shonny Vanlandingham: Competir no Brasil sempre é uma aventura. Eu gosto de percursos rústicos com uns trechos meio doidos. E as pessoas são mais divertidas e entusiasmadas do que nos EUA.

Espírito Outdoor: Descreva-nos uma típica semana de treinamento.
Shonny Vanlandingham: Normalmente eu nado de 5 a 6 dias por semana, pedalo de 4 a 5 dias e corro 3 a 4 dias. Faço menos volume em semanas de competição e um volume maior quando não tenho competições.

Espírito Outdoor: Você descansa após a temporada de competições?
Shonny Vanlandingham: Após a última competição do ano eu descanso por 1 mês (normalmente Novembro-Dezembro). Após isso retorno tentando fazer um volume alto de treinos com baixa intensidade para me preparar para a próxima temporada.

Espírito Outdoor: Quantas bicicletas você tem na sua garagem? Você poderia descrevê-las?
Shonny Vanlandingham: Tenho uma bicicleta de ciclismo Orbea Orca, uma Orbea Alma Hardtail (igual a de Julien Absalon), uma Orbea Alma 29er (que ela usou em sua vitória no Xterra Brasil), uma Orbea Oiz full-suspension, uma Orbea Occum para freeride, uma Orbea Alma Single Speed, uma cruiser Schiwnn de 1952, uma cruiser Diamondback rosa e um monociclo. Eu acho que contando dão 8 bikes e meia. 🙂

Espírito Outdoor: Quais esportes você praticou quando criança?
Shonny Vanlandingham: Eu joguei futebol, volei, basquete e era da equipe de corrida da escola. Na faculdade eu joguei basquete.

Espírito Outdoor: Você foi uma Mountain Biker de muito sucesso com várias vitórias nas provas da NORBA (Associação americana de MTB), o que fez você começar a praticar triathlons?
Shonny Vanlandingham: Após 8 anos correndo MTB, eu queria mudar. Os XTERRAs me proporcionaram um novo desafio, com a natação e ao mesmo tempo permitiram que eu retomasse minha paixão pela corrida. Mas é claro que a parte que eu mais gosto dos triathlons ainda é o MTB.

Espírito Outdoor: Qual sua prova de XTERRA favorita?
Shonny Vanlandingham: Eu vou dizer que é uma briga grande entre o XTERRA Saipan, XTERRA Guam e o XTERRA Brasil (Angra). Os percursos dessas provas são únicos e os organizadores e os atletas locais conseguem tornar a competição dura e ao mesmo tempo divertida.

Espírito Outdoor: Você acompanha algum outro esporte?
Shonny Vanlandingham: Eu gosto de todos os esportes. Eu gosto e admiro todos os tipos de atletas que estão correndo atrás de seus objetivos no esporte.

Espírito Outdoor: Qual sua banda ou artista preferido?
Shonny Vanlandingham: Na música Contry eu gosto de Rascal Flatts, Lady Antebellum e Sugarland. Gosto também de músicas dos anos 70 como Foreigner, Eagles, Queen. Eu escuto muita coisa diferente e gosto de tantas bandas que ficaria difícil de listar aqui.

Espírito Outdoor: Recentemente vimos você correndo o Xterra Brasil usando uma bike de aro 29, conte-nos sobre isso.
Shonny Vanlandingham: Pois é, eu ganhei uma Orbea Alma 29er que foi lançada em maio. Desde então nunca mais andei com minha aro 26. Eu senti muitas vantagens de se usar uma 29er em percursos de Xterra. As 29ers tracionam melhor nas curvas, mantém melhor a velocidade (momentum) e passam sobre os obstáculos com maior facilidade.

Espírito Outdoor: Com toda a experiência que você tem no MTB, qual o conselho você daria para o triatleta que está mudando para os XTERRAs?
Shonny Vanlandingham: Ande de MTB na terra várias vezes na semana. A bicicleta de estrada é ainda muito importante para o condicionamento físico mas você tem que tentar passar mais tempo nas trilhas para desenvolver as habilidades necessárias para o XTERRA.

Espírito Outdoor: Quais são seus patrocinadores?
Shonny Vanlandingham: Tenho o prazer de estar na Equipe Profissional Luna (uma equipe só de meninas!) nos últimos 8 anos. Meus outros patrocinadores são Kona Brewing Company, Wahine Farms Coffee, Clif Bar, Orbea, Avia, Rudy Project, Orca, Crank Brothers, HealthFx, Mavic, Maxxis, Shimano, Selle Italia, Choice Hotels, Inside Ride, Xtenex, LandRoller, LaneGainer, Planet Sun e o meu técnico Rick Crawford.

Bons treinos a todos!

Gostou de nossos artigos e quer recebê-los por email? É só clicar aqui!

Você pode também seguir nosso perfil no Twitter!


Publicado

em

por

Comentários

4 respostas para “Entrevista com a Campeã do Xterra Brasil Shonny Vanlandingham”

  1. Avatar de xampa
    xampa

    Cara, que entrevistas legais. Parabens !

    1. Avatar de Rodrigo Langeani

      Obrigado! Fico feliz que você tenha gostado. Semana que vem teremos um artigo escrito por Conrad Stoltz com algumas dicas de técnicas e de treinamento.
      Abração,

  2. Tweets that mention Entrevista com a Campeã do Xterra Brasil Shonny Vanlandingham | Espírito Outdoor — Topsy.com

    […] This post was mentioned on Twitter by rodrigo and rodrigo langeani, Espírito Outdoor. Espírito Outdoor said: Entrevista com a Campeã do Xterra Brasil Shonny Vanlandingham http://bit.ly/doavnL […]

  3. […] mesma prova Shonny Vanlandingham (conhecida dos leitores do Espírito Outdoor) ficou com a prata e Emma Garrard ficou com o […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *