gravel bike

Gravel Bikes, acho que a moda vai pegar!

Mais durável do que uma bicicleta de estrada e muito mais rápido do que uma Mountain Bike. As Gravel Bikes (Bicicletas de cascalho em inglês) apresentam uma opção interessante para os pilotos que querem viajar dentro e fora da estrada.

Independentemente de onde você mora, há provavelmente uma abundância de trilhas ou estradas de terra em sua região que são fáceis de enfrentar em sua bicicleta de estrada todos os dias.

O problema é que a maioria dessas estradas off-road vai destruir sua bicicleta de ciclismo normal (caixa de direção, rolamentos, transmissão, pneus…), além de ser perigoso em situações mais extremas de tração. E é exatamente por isso que surgiram as Gravel Bikes, a idéia é ter uma bicicleta que consiga andar em uma infinidade de terrenos com a mesma bicicleta.

É claro que ela não será capaz de andar em terrenos extremamente técnicos como a sua MTB, e nem será tão rápida quanto a sua road bike (ou TT), mas abrirá novas possibilidades de treino, já que as estradas de terra normalmente oferecem menos riscos à sua segurança (lê-se menos carros!) e subidas mais íngremes que aumentam a qualidade do seu treino.

Ainda não se convenceu? Embora esse tipo de bike ainda está ganhando forç no Brasil, em 2016 esse foi o segmento de bike que mais cresceu no mundo todo. E hoje a maioria das provas de MTB já promove provas específicas para Gravel Bikes ou categorias Gravel.

Definitivamente acho que a moda irá pegar, e na minha opinião essa é a bike perfeita para aqueles que querem ter apenas uma bicicleta.

O vídeo acima retrata bem o “espírito” dessa bike.

E você o que acha das Gravel Bikes?

Gostou de nossos artigos e quer recebê-los por email?


Publicado

em

,

por

Comentários

6 respostas para “Gravel Bikes, acho que a moda vai pegar!”

  1. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    conhecia essas bikes como ciclocross.

    1. Avatar de Rodrigo Langeani

      Na real essas bicicletas derivam de uma ciclocross, mas tem uma geometria ligeiramente diferente.

  2. Avatar de Fernando Barbosa
    Fernando Barbosa

    Eu não sabia que estás bikes chamavam gravel mas estou montando uma baseaba em um quadro de MB 29 freios a disco mecânicos, passadores de marcha de speed pneus de Cross country

    1. Avatar de Rodrigo Langeani

      Que legal Fernando. Manda fotos pra gente depois pra vermos como ficou!

      1. Avatar de Ednei Zeffiro
        Ednei Zeffiro

        Eu montei uma mas estou tendo problemas com os manetes sti e o freio a disco

    2. Avatar de Fernando
      Fernando

      Caro Fernando. Tem como você disponibilizar como está montando essa bike. Estou tentando fazer uma para mim mas não sei de onde começar.
      Grato.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *