Ilha de Kythnos ou mitologia grega!?

Bora pegar uma praia então!!?? Meus amigos da Grécia me recomendaram uma ilha que é pouco conhecida por estrangeiros e super perto de Atenas, pois fica apenas a 3 horas de navio do porto: ilha de Kythnos! Paraíso ou mitologia grega?!!

A passagem de navio custa entre 16 e 25 euros cada trecho (isso vai depender do dia, do local e do tipo de navio que você irá viajar). Eu paguei 20 euros e saí de Piraeus, que fica na região de Atenas (tem também a opção de sair de Lavrio que fica a uma hora de ônibus, mas em compensação fica mais curta a viagem de navio). A minha volta foi por Lavrio e também muito agradável (o mar estava bastante agitado e felizmente é uma viagem mais curta). De lá peguei um ônibus muito bom até o centro de Atenas.

Embarquei com uma amiga dos EUA que estava viajando pela região e fomos em direção ao desconhecido. O navio era bastante confortável para o tempo de viagem. Foi suficiente para dormir um pouco e ler (até eu ficar enjoado… hehehehe). Uma dica importante que eu gostaria de ter ouvido antes de embarcar: faça uma boa compra em Atenas de produtos como: vinhos, cervejas, comida para café da manhã! Na ilha o pouco que você acha, é caro…

A maioria das pousadas e casas para alugar ficam em Merichas (onde os navios desembarcam) ou Loutra, que fica a uns 25 min de carro (vale muito a pena negociar o aluguel de um carro por alguns dias, pois custa entre 15 e 25 euros a diária e você poderá conhecer toda a ilha). Existem muitas opções de pousadas e também se tiver sorte algumas ofertas de couchsurfing (eu fiz as duas e foi muito bom). Aluguei um carro por 3 dias e consegui conhecer alguns lugares paradisíacos!

No mês de abril o sol já está brilhando bastante por essas bandas, mas a temperatura da água ainda está levemente fria… (pra um goiano, digamos que esteja muito fria!!) Mas nada que impeça você de torrar um pouquinho no sol e esfriar na água por alguns segundos e voltar correndo para a areia!! hahahaha Essa ilha superou todas as minhas expectativas, inclusive pela temperatura da água. Veja então a história a seguir: você caminhando pela areia deserta (a alta temporada começa em junho/julho e também é mais frequentada por gregos) encontra uma corrente de água saindo da montanha soltando aquilo que se parece com vapor… hummm, que estranho, o que deve ser isso!? Exatamente! Águas termais saindo do meio do nada e que desembocam na areia da praia!

Como a ilha é de formação vulcânica, várias praias possuem a sua fonte de água quente, com forte cheiro de enxofre! Algumas delas são tão quentes que é impossível tomar banho sem misturar com a água do mar. Na praia de Loutra, um pouco mais movimentada a população local fez uma barreira de pedras para fazer uma piscina artificial onde as ondas se misturam com a água quente e você tem uma jacuzzi na beira da praia.

Mas a experiência mais bizarra que eu tive foi em outra praia (a ilha possui segundo os habitantes mais de 80 praias de variados tamanhos e formas), perto da praia de Apocrisi. É um caminho longo para ir a pé (mais de 15 km) e com uma série de subidas e descidas… Vá de carro até Apocrisi (parte da estrada é asfaltada e a maior parte é de terra e só passa um carro de cada vez), estacione o carro numa porteira (não sei porque mas a estrada termina na beira de uma praia onde tem uma porteira… hehehehe) e de lá você precisa caminhar pouco, menos de 1 km numa trilha. A paisagem é linda, pois você irá presenciar 2 praias numa (a faixa de areia, é banhada por duas praias como se fosse uma passarela entre a ilha principal e outra ilha menor).

Continue caminhando pela direita numa trilha pequena por mais uns 15 min até chegar na terceira praia (o pôr-do-sol é fantástico deste ponto alto, cercado de uma vegetação rasteira, com alguns arbustos e uma série de praias e montanhas). Ali você irá perceber que você não é o único habitante da praia! Tinha uma barraca pequena mais perto das pedras e o dono era um polonês que estava morando já a algumas semanas sozinho por lá. Uma pessoa bastante agradável para conversar e contar causos.

Mas calma, o ápice ainda não chegou! Mais um pouco adiante, após uma quantidade de pedras, você irá chegar na joia do Nilo! A quarta praia é onde você irá fazer algo nunca sonhado: logo depois das pedras, você se depara com uma pá que parece abandonada… Se você pensar em filmes de terror, irá sair correndo e não voltará nunca mais. Se resolver aceitar o desafio e colocar os pés na areia, em poucos metros depois da pá, irá sentir uma água bem quente saindo do chão. Voilá, você pega a bendita pá e faz a sua banheira de água quente entre a montanha e o mar!!! SENSACIONAL!!! A temperatura é muito mais amena que a da praia de Loutra e por isso você poderá fazer uma banheira de água quente sem a necessidade de misturar com a água do mar. Pronto, paraíso na terra: banheira natural feita por você, de água limpa e quente com um super sol lindo e um visual exuberante!!!

Depois disso é só misturar um pouco de tempo entre a sua banheira e o marzão e administrar as cervejas gregas em doses certas!!!

Um abraço a todos e até a próxima!

Nota: foto da praia de Apocrisi. Detalhe para o canto esquerdo da foto com a pá para fazer a banheira termal. Canon, T5i lente 18-250mm, exposição manual.

Gostou de nossos artigos e quer recebê-los por email? É só clicar aqui!


Publicado

em

por

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *