Kettlebells podem substituir a musculação?

Recentemente, os kettlebells se tornaram populares. Primeiro nos Estados Unidos, devido a Pavel Tsatsouline, e depois no restante do mundo. A febre do kettlebell se deve a sua simplicidade e aos resultados incríveis que ele proporciona, mas na Rússia onde ele surgiu, os kettlebells são usados há muito tempo.

 

lance armstrong's kettlebell workout
O Kettlebell fez parte da preparação de Lance Armstrong no seu retorno ‘as competições CREDITO: Art Streiber/Men’s Health

 

Na Rússia, a força sempre foi valorizada, era uma honra ser o homem mais forte. Era comum em realizados concursos de força nas cidades e vilas. Durante esses concursos eram usados os kettlebells, freqüentemente era coroado como mais forte quem conseguia levantar o kettlebell mais pesado ou quem conseguia levantar o kettlebell mais pesado por mais vezes.

O kettlebell é um peso de ferro maciço com uma alça, o que faz com que o centro de massa do kettlebell durante o exercício esteja fora de sua mão, o que provoca mais instabilidade ao movimento, e com mais instabilidade do movimento conseguimos aumentar o recrutamento muscular dos músculos do tronco que fazem a estabilização do movimento.

Quando você se excita em uma máquina você é forçado a se mover de uma determinada maneira, e com os halteres você mantém o centro de massa do peso na palma de sua mão. Com o kettlebell entretanto, você se aproveita do momentum e da inércia criada durante o movimentos, além de conseguir trabalhar com vários músculos ao mesmo tempo.

Participei de um workshop recentemente de kettlebell e estou convencido de que está talvez seja uma ótima ferramenta para o treinamento complementar para os atletas de endurance.

Vantagens do kettlebell:

  • Simpliciade: o kettlebell é um aparelho que proporciona a realização de diversos exercícios. É fácil de transportar e pode ser a solução para quem viaja muito pois cabe no porta-malas do seu carro.

  • Melhora sua flexibilidade e sua mobilidade articular, pois os exercícios trabalham com uma amplitude de movimento considerável.

  • Desenvolve sua consciência corporal e concentração. Os exercícios de kettllebell exigem concentração na sua realização.

  • Alto gasto calórico. Existem relatos na literatura de gastos calóricos de até 800 cal/h para mulheres e 1000 cal/h para homens.

  • Desenvolve potência. Os movimentos balísticos do kettlebell, como o swing, melhoram a repostas dos músculos, existe um estudo relatando o treinamento da equipe russa da olimpíada de 1980, equipe que ganhou todas as provas de lançamento daquela olimpíada. O estudo relata que toda equipe incorporou o kettlebell ao seu programa de treinamento.

 

mulher treina ketlebell
O kettlebell pode ser usado por todos e é uma excelente alternativa para trabalhar os glúteos.

O kettelbell pode substituir a musculação?

Apesar dos programas de treinamento com kettlebell serem bem completos e trabalharem o corpo todo, a musculação ainda é melhor para alguns casos específicos, como para a reabilitação, para pessoas com limitações articulares e para treinos voltados para desenvolver a força máxima.

Mesmo assim, muitas pessoas podem ter benefícios incríveis com o treinamento do kettlebell, pois com pouco tempo de treino e executando apenas 1 exercício (o swing) pode-se alcançar resultados fantásticos.

Bons treinos!

Se você quiser escutar o Podcast do Espírito Outdoor em seu Ipod ou IPad, pode fazê-lo assinando nosso podcast na iTunes Store

Gostou de nossos artigos e quer recebê-los por email? É só clicar aqui!

Você pode também seguir nosso perfil no Twitter!

Um comentário sobre “Kettlebells podem substituir a musculação?

Deixe um comentário!