O que comer antes da competição?

59 Flares Twitter 9 Facebook 48 Pin It Share 0 Google+ 2 Filament.io 59 Flares ×
 vitamina prova Nutrição competição antes alimentação

INgerir massas antes de competições é um pratica comum dos atletas para garantir o aumento dos estoques de glicogênio musculares.

Cada pessoa tem um tipo de dieta que a faz sentir melhor no dia da competição. Alguns continuam comendo as mesmas coisas de sempre, outros se aventuram na culnária local experimentando pratos diferentes sem problema algum. Agora, se você for como eu, que fica nervoso pra caramba um pouco nervoso, certamente tem dificuldades pra comer no dia da competição.
Cada atleta tem sua receita mágica para a alimentação no dia da competição (e nos dias que a antecedem também), os irmãos Brownlee acostumaram-se a comer a pizza na véspera da prova, pois praticamente todos os lugares do mundo oferecem uma boa pizza. Outros já não tem tanto problema. Conrad Stoltz, o ícone do triathlon Xterra (que já deu uma entrevista exclusiva para o Espírito Outdoor), parece ter hábitos alimentares um pouco mais bizarros e se adaptar facilmente à culinária local. Quando no Hawaii ele costuma comer os tradicionais SPAM Musubi, uma espécie de Niguiri Sushi feita com presunto enlatado.
Depois de muito experimentar e passar mal, acabei aprendendo algumas coisas, e para mim uma alimentação líquida garante com que eu consiga ingerir calorias e nutrientes suficientes para fornecer energia no dia da prova, sem no entanto que eu passe mal. Uso uma dieta líquida sempre que vou competir natação, triathlon ou corrida de rua. Para as competições de MTB eu posso comer um café-da-manhã normal, sem nenhum problema.
Uma alimentação líquida, é digerida mais fácil, e por isso eu não preciso acordar tão cedo no dia da competição. Seja você adepto ou não da alimentação líquida antes da prova, você deve considerar algumas coisas para a sua refeição.

  • Evite alimentos gordurosos. Alimentos ricos em gorduras levam mais tempo para serem digeridos e por isso devem ser evitados.
  • É importante consumir alguma fonte de proteína no café-da-manhã antes da prova, ela pode ser ingerida na forma de leite, whey protein ou o famoso ovo mexido do café-da-manhã do hotel. O importante é buscar uma proteína magra (sem gordura). Evite alimentos embutidos como o presunto, o salame e a mortadela, já que apesar de ser uma fonte de proteína eles contém quantidade considerável de gordura na sua composição.
  • Evite alimentos fibrosos. A Fibra aumenta o bolo fecal e pode prejudicar seu desempenho no meio da prova (Não é nada gostoso sentir vontade de fazer um nº 2 no meio da prova, não é?).
  • A quantidade de carboidrato que você deve consumir depende do tamanho da sua prova, e do seu corpo. Procure um nutricionista esportivo e faça experiências. Eu procuro consumir 2g de carboidrato por kg de peso no café-da-manhã antes da competição. Alguns atletas conseguem consumir mais do que isso.
  • Independente do que EU faço, cada pessoa reage de um jeito e tem suas preferências alimentares. No entanto o importante é você ter definido o que funciona pra você.

Sami Inkinen, o Amador sensação do Ironman do Hawaii afirmou em seu blog, consumir apenas alimentos líquidos nas 20h que antecedem a largada de um Ironman.
Depois de muito amolar o meu nutricionista, acabei me adaptando a seguinte rotina:

2 dias antes da competição:

  • Comer normalmente, dando aumentando a quantidade de carboidrato consumida.

 

1 dia antes da competição:

  • Café-da-manhã: Dar ênfase em alimentos fibrosos (mamão, aveia, granola). Esses alimentos ajudam a limpar o intenstino.
  • Treino pré-competição: 200-400kcal de uma solução de carboidratos para repor o gasto do treino. Esse treino é normalmente um giro leve de reconhecimento do percurso ou uma nadada solta no mar. Se for pedal, tomo durante o treino. Se for natação, bebo a solução 30min antes do treino.
  • Lanche Pós-treino: Um lanche rico em fibras (pão integral, aveia, mamão), e uma pequena proção de proteina.
  • Restante do Dia: Muito carboidrato (prefiro massa, mas se não tiver me viro bem com arroz e feijão), evito ingerir fibras (diminui um pouco a salada), consumo proteínas magras. E me hidrato bastante.

 

Dia da Competição:

  • Ao acordar: 200-300ml de água. Isso garante que o meu intestino comece a funcionar.
  • Café-da-manhã (2-4 hrs antes da largada): 800kcal em forma de vitamina. Normalmente eu bato leite desnatado, 2 bananas e 1 dose de whey protein (20-25g de proteina).
  • 60min antes da largada: Bebo aos goles uma caramanhola de 500ml de água com maltodextrina.

E você o que costuma fazer no dia da competição?

Bons Treinos!

Gostou de nossos artigos e quer recebê-los por email? É só clicar aqui!

Você pode também seguir nosso perfil no Twitter!

Categorias: Saúde.

Trackbacks

  1. [...] dicas para o café-da-manhã, para quem tem dificuldades para comer de manhã. Não deixe de ler O que comer antes da competição? e Tapioca, um opção sem glúten para o café-da-manhã. Tenho certeza que tomando um [...]