Posso comer ovos todos os dias?



Eu consumo ovos quase que diariamente. Normalmente os ovos são parte regular da minha dieta e considero os ovos um dos melhores alimentos disponíveis no mundo.

No entanto, é cada vez mais comuns pessoas comerem só as claras dos ovos em suas dietas por acreditarem que estariam diminuindo as calorias da porção ou por achar que o colesterol contido nas gemas dos ovos é a vilã da história. Por isso muitas pessoas têm ficado confusas se comer as gemas dos ovos faz mal.

Comer as gemas dos ovos faz mal? 

Se eu fosse criar uma lista dos 10 alimentos mais importantes da minha dieta, com certeza os ovos entrariam nela. Os ovos são uma excelente opção de proteínas e fonte importante de algumas vitaminas e minerais importantes para a dieta de qualquer atleta que busque uma vida saudável.

A clara dos ovos, para muitos é uma das principais fontes de proteína da dieta, mas muitos ainda desconhecem que a gema contém 3g de proteína, ou seja metade de toda a proteína contida em um ovo (os ovos contém em média 6g de proteína).

A gema do ovo, também é onde se encontra todo o colesterol contido no ovo. Em média 185mg. A associação americana de Cardiologia recomenda manter o consumo diário de colesterol em torno de 300mg/dia, recomendação que torna mais do que possível consumir um ovo por dia, como parte de uma dieta saudável. Vale lembrar que essa recomendação aumenta de acordo com o nível de atividade física da pessoa.

A gema do ovo é onde se encontra a maioria dos nutrientes do mesmo. Além de proteína, a gema contém vitamina D, fósforo, riboflavina, colina, selênio e mais algumas outras vitaminas e minerais em menor quantidade.

Alguns estudos correlacionam o consumo regular de ovos com o nível de inteligência, tendo observado níveis mais altos de Q.I em pessoas que consumiam ovos regularmente.

Comer ovos todos os dias faz mal?

Um estudo, que avaliou os impactos do consumo regular de ovos no colesterol das pessoas, descobriu que 70% das pessoas não tinham alterações em seus níveis d colesterol sanguíneo, mesmo consumindo 1 ou mais ovos por dia.

O que acontece é que o nosso fígado tem a capacidade de produzir colesterol, já que a substância é matéria prima importante de alguns hormônios, como a testosterona. Se o organismo não consegue o colesterol através da dieta, ele tem a capacidade de produzí-lo. No entanto, se o organismo consegue colesterol através da alimentação, o fígado passa a produzir uma quantidade menor de colesterol e o organismo se mantém estável.

Mesmo assim, se você tem colesterol alto, e mesmo assim quiser consumir mais ovos, recomendo, usar a proporção de 3:1, ou 3 claras de ovos para 1 ovo inteiro, assim você garante uma baixa ingestão de colesterol e ao mesmo tempo tira proveito de todos os nutrientes dos ovos.

Você é uma das pessoas que come ovos todos os dias? Você come só as claras ou gosta também das gemas? 

 

Gostou de nossos artigos e quer recebê-los por email? É só clicar aqui!

Conheça nossos programas de treinamento!

Leia mais sobre o assunto

14 comentários sobre “Posso comer ovos todos os dias?

  1. Eu além de comer ovos de galinha tbm como ovos de codorna. De manhã são 2 de galinha e 4 de codorna, consumo todos com a gema. A tarde tbm como mais daí são só dois de galinha ou só 3 de codorna, todos com a gema.

  2. Estou malhando e agora procurei uma nutróloga, ele me passou uma dieta mas fiquei na duvida de 01 item, na verdade 2. Na dieta são 4 ovos inteiros mexido no cafe da manha e o estranho mesmo é o omelete de 8 gemas na ultima refeição. è normal uma dieta assim ?

    1. Dependendo do seu objetivo não tem nada demais nisso.
      Porque a pergunta?
      Os ovos são uma das fontes de proteina mais baratas que temos, por isso as nutricionistas indicam tanto.
      Além é claro de todos os nutrientes que o ovo possui.

    1. As gemas possuem a mesma quantidade de proteina do que as claras, as vezes as pessoas limitam a quantidade de gemas ingeridas pois é nas gemas que está contida toda a gordura do ovo (e também todas as vitaminas), mas isso varia de caso para caso e somente pode ser avaliada pelo seu nutricionista.

  3. eu consumo cinco ovos diariamente e meu colesterol é normal.ovo nao aumenta colesterol.qualquer duvida vai no youtube e bota la, lair ribeiro falando sobre ovo

  4. Boa tarde, parabéns pelo site e inúmeras consultas a todos, fato este que me trouxe uma dúvida é tentar saná-lo aqui, estou na academia a +-6meses, entrei devido a preparação em um concurso publico que exigia TAF, nos últimos 3 meses tenho ido de seg a sab (considero um treino bastante completo e puxado +-2h, foquei 50%/50% membros sup e inf), já sinto/vejo grandes alterações (positivas) não só na parte física, mas me ocorreu uma dúvida em relação a um consumo máximo seguro de ovo cozido diário, a 3 semanas como 2 ovos diariamente e sinto-me bem, mas ainda não pude fazer um teste mais detalhado e conferir minhas taxas. No meu caso, 2 ovos cozidos diariamente (10 a 14) por semana, pode apresentar algum malefício? Abraços e desde já agradeço.

  5. Maria otoni Dutra,eu tenho uma duvida sobre o ovo,qual que faz muito mais mal a saúde o ovo cru ou o ovo cozido, eu como i ou dois ovos cozido,todos os dias,agora não sei se me causará mal por que eu tem 70 anos,o meu pais comia dois ovos cozidos todos os dias ele faleceu com 90 anos e nunca sofreu de colesterol alto era até baixo demais,

Deixe um comentário!