Qual o melhor programa de atividade física?

Atividades como o Pilates e Yoga passaram a fazer parte do meu programa de atividades físicas nos últimos anos.
Atividades como o Pilates e Yoga passaram a fazer parte do meu programa de atividades físicas nos últimos anos.

Todos perguntam qual o melhor programa de atividade física? Qual a melhor opção para controlar o estresse?  Qual o melhor exercício para emagrecer? Enfim, todos querem saber o que devem escolher.

O mais importante de tudo é escolher uma atividade prazerosa, assim fica mais fácil de você se comprometer e se motivar a treinar. Em uma atividade que você gosta, você treinará por mais tempo, mais frequentemente e irá assim obter mais resultados.

É importante também se atentar ao tipo de atividade. Quem prefere o contato social e o agito, talvez deva procurar a academia, assessorias esportivas ou os estúdios  que possuam aulas em grupo.

Quem prefere tranquilidade talvez se adapte melhor às aulas individualizadas ou uma corrida no parque. Outro ponto a considerar é se você gosta ou não de competição. Compeitção para uns pode ser um forte combustível, para outros é motivo de desânimo.

ATIVIDADES AERÓBIAS

Atividades aeróbias como a corrida, caminhada, natação ou ciclismo tem um efeito calmante devido a natureza cíclica das atividades. Como o movimento é igual, sua cabeça fica livre para pensar outras coisas e relaxar.

Alguns estudos indicam que os maratonistas tem um nível mais baixo de testosterona,que está diretamente relacionado com nervosismo e violência.

Sendo assim, as atividades aeróbias serviriam para acalmar os ânimos e controlar o estresse.

As atividades aeróbias, servem também para melhorar a saúde do coração, e diminuir o risco de você sofrer de doenças como diabetes, hipertensão, câncer e problemas cardíacos.

Minhas atividades preferidas são a corrida, a natação e o ciclismo (na maior parte do tempo MTB). Mas sempre que tenho oportunidade experimento outras coisas como SUP, skate, caiaque….

 

ATIVIDADES FUNCIONAIS

Gosto desse nome pois conseguimos reunir uma série de atividades diferentes que tem o mesmo propósito: melhorar e manter nossas capacidades funcionais, sejam elas quais forem. Isso inclui desde conseguirmos manter as funções básicas do dia dia, como a capacidade de caminhar e ser capaz de carregar as suas compras do supermercado, no caso de um idoso. Como ter um corpo equilibrado e saudável para poder praticar o seu esporte favoritos sem lesões, ou ainda ter mais força e flexibilidade para poder brincar mais tempo com os seus filhos.

Nesse grupo de atividade, incluo a Musculação, o Pilates, Yoga e o treinamento funcional propriamente dito.

O PROGRAMA DE ATIVIDADE FÍSICA IDEAL

Não existe um programa de atividade física ideal para todos, pois cada um tem objetivos, gostos e necessidades diferentes. Mas o programa ideal tem que ter 3 características principais:

1- Ser divertido: Você pode treinar com o melhor profissional de todos, mas se o programa for muito complexo ou chato a ponto de você não querer mais se exercitar, ele não vai funcionar.

As vezes é melhor procurar uma atividade mais simples, que te dê mais motivação. E nesse caso, cada um é diferente.

2- Uma atividade aeróbia: Aqui escolha o que funcionar pra você. Eu gosto de várias coisas corrida, caminhada, ciclismo, MTB, SUP. Outros gostam menos desse tipo de atividade, mas vale tudo desde uma caminhada com o cachorro, ou deixar o carro em casa e andar alguns quarteirões até a padaria. 20min por dia, 4x por semana é o mínimo recomendado para a saúde.

Pra quem é esportista, é fácil cumprir essa recomendação.

3- Uma atividade funcional: Uma atividade complementa a outra. E dependendo da época do ano eu faço uma ou outra coisa. Atualmente faço Yoga, Pilates e Musculação. Em alguns meses do ano faço uma, e nos outros meses faço as outras atividades.

MUSCULAÇÃO

A musculação serve pra quê?

Quando bem estruturada, a musculação é uma excelente forma de melhorar a força, a mobilidade, além de poder corrigir as diferenças articulares. Esses benefícios são atingidos quando o programa de atividade física é planejado individualmente e voltado para as suas necessidades.

É importante, para sua performance e para a sua saúde que o seu treino de musculação inclua série de desenvolvimento de força. Não confunda com hipertrofia, que é o programa voltado para o aumento da massa muscular, e que na minha opinião não serve pra muita coisa além dos objetivos estéticos que alguns tem. Treino de força é voltado para melhorar a capacidade muscular e ajudá-lo a manter-se saudável.

Qual a frequência ideal?

A Frequência ideal, depende do seu programa de treinamento. Para aqueles que buscam manter-se saudáveis, recomendo 2-3x por semana de musculação, combinados com outros 2 dias de atividades cardio complementares.

PILATES

O Pilates serve pra quê?

Uma boa sessão de Pilates, quando praticada corretamente, também têm um efeito calmante. Por trabalhar o tempo todo com a respiração, conseguimos liberar as tensões e ficar mais relaxados.

Qual a frequência ideal?

A frequência ideal, depende um pouco de quanto tempo você tem disponível para treinar. Quem tem mais tempo deve considerar se exercitar mais vezes na semana. Mas como referência o ideal são 2 sessões por semana no mínimo.

 

YOGA

O Yoga serve pra quê?

Yoga é uma pratica milenar. Entrou na minha vida por acaso, mas com pouco tempo de prática senti os benefícios não só físicos como mentais e passei a treinar e viver melhor.

Para quem tem preguiça de alongar, as Asanas (como são chamadas as poses do yoga) são um jeito divertido de se alongar. Outro ponto importante é perceber durante a aula pontos fracos ou pontos de tensão no meu corpo. Com isso consigo corrigir os meus pontos fracos o que me permite treinar melhor nas minhas modalidades preferidas.
Outro ponto importante do Yoga, é o desenvolvimento da força. Algumas poses são desafiadoras e exigem muito dos músculos. Pra mim Yoga é a combinação perfeita entre força e alongamento. E algumas aulas chegam a ser realmente desafiadoras, me fazendo cansar tanto quanto um bom treino de triathlon.

Para os corredores, ciclistas e triatletas a prática do Yoga ajuda a melhorar o desequilíbrio muscular gerado por horas e horas fazendo os mesmos movimentos da corrida e do ciclismo.

É importante focar em alongamentos da região do quadril, tronco e a musculatura posterior das pernas e coxas.

Qual a frequência ideal?

A partir de 2x por semana a pessoa já começa a ter benefícios. Eu incluo uma sessão de pelo menos 10min todos os dias. Geralmente ao acordar, isso ativa meu organismo e me prepara para as atividades do dia.
Apesar de eu fazer todos os dias um pouco, tento fazer sessões mais longas 2x por semana. Nesses dias as sessões as vezes ultrapassam os 50min.
Meu treino preferido é a Série 1 do Ashtanga Yoga.

 

As opções de treino são muitas, basta querer começar!

 

Você pode também seguir nosso perfil no Twitter!


Publicado

em

por

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *