Qual o melhor relógio esportivo para treinar?

Começar a treinar é muito gostoso, com pouco tempo passamos a sentir mais disposição, vemos nosso corpo mudar, fazemos novos amigos. É um mundo novo. Porém na hora de escolher os acessórios, bate aquela insegurança.

Hoje temos tantos produtos diferentes no mercado, que ao invés de ajudar, atrapalha nossa escolha. E a escolha se torna praticamente difícil quando temos que escolher os dispositivos eletrônicos para treinar (GPS, Monitor Cardíaco, ciclocomputador, relógio esportivo…..).

Monitores Cardíacos, GPS e Relógios Esportivos, para que servem?

Todas essas ferramentas servem apenas para uma coisa, controlar o seu treinamento. No começo controlávamos nosso treinamento apenas com o tempo. Mas aos poucos surgiram monitores de frequência cardíaca e dispositivos GPS, que também ofereciam as funções dos relógios esportivos (cronômetro, timer, alarmes sonoros).

Numa próxima geração surgiram dispositivos que integraram todos esses recursos em um dispositivo só, permitindo que o controle do treinamento ficasse bem mais preciso e eficiente. Hoje a evolução maior, se trata desses aparelhos que se conectam por WIFI ou Bluetooth aos nossos computadores e celulares para que possamos acompanhar nossos treinos através de um aplicativo específico.

Como escolher? O que eu realmente preciso?

A resposta para essas questões não é tão simples assim, mas vou dar algumas dicas para te ajudar. Ressalto que existem muitos outros modelos no mercado, mas vou recomendar com base nos dispositivos que eu conheço de perto e já utilizei.

Para os Corredores

Para os corredores, um relógio com GPS facilita muito o treinamento, além de ser muito gostoso poder medir e comparar as suas corridas e enxergar a sua evolução. Para aqueles que querem levar o treinamento a sério, recomendo um GPS com monitor cardíaco e cadência de passadas.

Para o Iniciante:

Considero a melhor opção para o iniciante o relógio Garmin Forerrunner 10, que apesar de ser um relógio que foi lançado há alguns anos, mas oferece um custo benefício excelente. Com ele é possível controlar suas corridas através do GPS e ainda enviar suas atividades para o Garmin Connect (plataforma da garmin para armazenar e analisar os seus treinos).

garmin forerunner 10
O Forerunner 10 é o melhor custo benefício do mercado para iniciantes.

Para os Corredores Sérios:

Para a galera que corre sério e está realmente preocupada com a sua performance, minha indicação é o Garmin Foreruner 620. Esse já oferece mais recursos de treinamento, além do monitoramento cardíaco. Destaques desse modelo ficam por conta do monitoramento de cadência de passadas, sua tela colorida touch e sua integração com o garmin connect. E para os corredores de montanha indico o Garmin Fenix (1, 2 ou 3). – O Garmin Fenix 1, quando encontrado, hoje é uma verdadeira pechincha.

relógio para corrida forerunner 620
Relógio Garmin Forerunner 620 é uma das melhores opções para os corredores.re

Para quem quer gastar pouco:

Para os que não querem gastar a melhor opção é usar o aplicativo Strava ou Runtastic, com uma fita de monitor cardíaco Bluetooth e um Foot Pood. Atualmente no mercado nacional, recomendo a cinta All4One, que na data da publicação desse artigo era a mais barata do mercado.

Dispositivos All4One podem ser integrados aos aplicativos de celular Strava e Runtastic.
Dispositivos All4One podem ser integrados aos aplicativos de celular Strava e Runtastic.

Para os ciclistas

Ciclista Iniciante:

Para o ciclista iniciante, recomendo o Garming Edge 500 (ou o 510 que é um pouco mais caro, mas também muito legal). Oferecido na versão simples (apenas o GPS) e na versão combo com o sensor de velocidade e a cinta de monitor cardíaco. Se couber no orçamento compre a versão completa.

garmin 510
Garmin Edge 510 Bundle, uma das melhores opções do mercado para os ciclistas e mountain bikers

Para o Ciclista Avançado:

Para quem está preocupado com a performance. Recomendo adquirir um GPS mais avançado (Edge 510, Edge 810 ou Edge 1.000) e utilizá-lo com um medidor de potência. Assim conseguimos o melhor monotonamente e acompanhamento dos treinos. Dentre os medidores de potência destaco o Garmin Vector (atualmente apenas para bicicletas de estrada), o PowerTap, o Stages e o Quarq.

Para quem quer gastar pouco:

Para quem quer gastar pouco, de novo o mais interessante é utilizar o aplicativo Strava pareado com a fita de monitor cardíaco e sensor de velocidade. De novo o melhor desempenho fica por conta do All4One. Dá pra comprar a cinta cardíaca e o sensor de cadência por menos de R$300,00 hoje.

Nadadores:

Os nadadores também passaram a poder treinar com mais recursos.

Iniciante:

Para os iniciantes, recomendo o relógio Garmin Swim, a um preço acessível e com as principais funções. A desvantagem do modelo é que ele não serve para os nadadores de águas abertas, apenas para os nadadores de piscina.

relógio-para-natacao
Garmin Swim

Para Nadadores Avançados ou Nadadores de Águas abertas:

Para esses nadadores indico os modelos GArmin Forerunner 920, Garmin Fenix (2 ou 3) e o Suunto Ambit (2 e 3). Todos eles oferecem cadência de braçadas, velocidade, distância, mas apenas o Suunto Ambit permite utilizar o monitor cardíaco dentro d’água.

Atletas Multi-esporte (triatletas, corredores de aventura)

Para os triatletas e corredores de aventura as melhores opções hoje são os relógios Suunto Ambit 2 e 3, o Garmin Forerunner 920, o Garmin Fenix 2 ou 3 e o Polar V800.

Esses relógios reinem recursos para várias modalidades além do monitoramento cardíaco, GPS, gasto calórico e conexão sem fio ao celular e computador. (Alguém já testou o GPS TOMTOM MULTI-SPORT CARDIO?)

Garmin Fenix 2
Garmin Fenix 2. Um dos GPS esportivos mais completos do mercado.

Para quem quer gastar pouco:

Para quem quer gastar pouco dá pra utilizar o celular e os APPs de treinamento com uma cinta de monitor cardíaco bluetooth e um sensor de velocidade para a bike (bluetooth), apenas a natação que não oferece nenhum recurso de treinamento a menos de R$600,00.

 

Gostou de nossos artigos e quer recebê-los por email? É só clicar aqui!

Conheça os nossos programas de treinamento!

193 comentários sobre “Qual o melhor relógio esportivo para treinar?

  1. O Suunto pode entrar na agua para medir batimentos cardiacos isso e uma vantagem em relacao aos garmin (920, fenix 2 e 3) mas em relacao ao ecossitema do aparelho gostaria que voce comentasse sobre acessorios que podem ser ligados ao suunto, pois a garmin tem sensores e mais sensores formando um ecossistema perfeiro (medidores para bim ske, cameras de acao etc…) os suunto conseguem se ligar a acessorios da garmin pois os mesmos tambem tem conexao ANT+. Parabens pelo blog nao perco um post.

    1. Thiago, o Suunto ambit 2 e 3 permitem sim a FC cardiaca na natação. No entanto, a dificuldade é que cinta não para no meu peito enquanto estou nadando. É só dar um impulso forte nas viradas ou nadar rápido que ela sai de lugar. Acredito que as meninas, usando a cinta de monitor cardíaco debaixo do maiô (ou top) consigam utilizar o recurso.
      Eu simplesmente não consigo utilizar uma cinta de Fc nadando.
      Tive alguns relógios suunto e gostava muito.
      Acho que qualquer relógio ou dispositivo ant+ pode ser usado com todos os sensores ANT+, mesmo de outras marcas.
      Abraço,

  2. Rodrigo estou precisando de sua opinião estou precisando comprar um relogio pra triatlon estou entre os fenix 3, gramin 920xt. Comparei ambos no site da gramin e percebi algumas diferenças apenas em alguns características de corrida e ciclismo o que falta no fenix faz tanta diferença assim. Se você fosse comprar compraria qual. Desde ja agradeco

      1. Fabio, o relógio é muito bom. Mas ficou um pouco ultrapassado em relação ao display e a connectividade. A Polar apostou no padrão bluetooth para os sensores, enquanto o restante do mercado apostou nos sensores ANT+.
        Adoro o Polar, e acho um produto muito bom e preciso, mas esse problema limita um pouco os dispositivos que podem trablahar junto com o relógio (medidores de potência, sensores de cadência e cintas de Fc).

    1. Marcus se você for um atleta amador recomendo o Garmin Fenix 1, ou o Forerruner 910xt, por serem relógios mais antigos você ainda consegue encontrá-los a um preço muito bom.
      Se pudesse gastar um pouco mais iria de Suunto Ambit 3 Run (que pode ser usado para a bike também).

  3. Obrigado!! Mais uma dúvida, estava pensando nesse dois modelos: fenix2 ou Forerunner® 630, porem não encontrei funcionalidade de Ciclismo para o Forerunner630. Sou atleta amador, pratico por hobby os treinos, nada profissional. Grato pela assessoria…Forte abraço e boas festas.

  4. Bom dia, Rodrigo. Primeiramente, muito obrigado por dispender seu tempo para ajudar as pessoas nestas questões. Minha dúvida é, estou começando a correr mais seriamente e gostaria de saber se o forerunner 10 já seria mais que suficiente para mim, gps, sinta, cadência… etc, até logo e tudo de bom!

    1. André, eu tenho um forerunner 10.
      Para o iniciante ele é muito bom, porém esse relógio não marca cadência de passadas nem frequência cardíaca, para isso só um modelo mais avançado.
      No entanto, pelo preço é uma excelente opção pois monitora o seu ritmo, o pace dos treinos e a quilometragem de forma bem correta.
      O único senão do relógio na minha opinião, é que por se tratar de um modelo mais antigo a tecnologia de gps não é tão boa, e as vezes demora um bocado pra conseguir o sinal do satélite.
      Se dinheiro não for problema e couber no seu orçamento, compre um modelo da série forerunner 200 ou 600, que já vem com muito mais funções, e isso evitaria daqui algum tempo você querer comprar outro relógio com mais funções.
      Grande Abraço e divirta-se nos treinos!

    1. Fabricio, acho que o sensor ainda não funciona debaixo d’água.
      Para nadar precisa ainda usar a fita de batimentos cardíacos para monitorar a Fc na natação.
      mas fora d’água funciona bem em todas as outras modalidades.

  5. Obrigado Rodrigo. Acabei comprando o fenix 3 com cinta mesmo e estou adorando. Por enquanto estou nadando sem cinta porque a que veio junto é HRM run. Vlw. Abraço.

  6. Acho que o suunto âmbit 3 e um bom relógio mas a linha garmin pode se conectar a vários sensores que completariam a versatilidade do relógio andei pesquisando e descobri que o pareamento com o programa da suunto não é muito bom principalmente para Android. Gostaria de ouvir a opinião de alguém que tem o suunto âmbit 3 mais ainda acho que o garmin 920 xt o maia completo da categoria

    1. Thiago, considero o suunto ambit 3 o melhor curso beneficio do mercado. ele tem as principais funções que a maioria dos atletas realmente precisa e um ótimo preço.
      No entanto, a conexão com o aplicativo android ainda é um problema sim. Eu mesmo teste em meu telefone e nao funciona, passos os treinos para a plataforma pelo cabo.
      O outro ponto que vc precisa avaliar é que a conexão dos sensores na suunto utiliza o padrão bluetooth, ao contrário da garmin que utiliza ANT+, o que limita um pouco as opções de sensores aos quais o relógio pode se conectar, incluindo aí os medidores de potência.

  7. Na minha pesquisa não achei nenhum sensor que se conecta ao suunto além da fita para batimentos cardíacos. Existe outros sensores ? bicicleta etc… Dentre os diferentes tipos de suunto ambit 3(peak, sprot, run) Qual você tem? Faz tudo que o 920xt faz???? Pela sua experiencia de usabilidade as diferenças entre eles são muito grandes ?

    1. Thiago, existe sim.
      Tem sensores de cadencia, velocidade, cadencia de passadas e alguns (poucos) medidores de potência que utilizam o sistema bluetooth.
      O Ambit 3 peak ou sport, tem um excelente custo beneficio em relaçao aos garmin forerunner 920, feix 2 e 3.
      Na minha experiência a maioria dos usuarios não usa grande parte das funções do relógio.

  8. Quero muito comprar o Fenix 3 Safira, mas tenho lido muitas reclamações em relação a precisão do gps, bugs no software e bateria. Estou quase desistindo e comprando o 920XT, que ninguém reclama nada. Não quero só beleza, quero confiabilidade, pois o investimento é alto.
    Isso procede??? O que me aconselha???

  9. Olá Rodrigo! Faço treinos de corrida a quase 1 ano em esteira e gostaria que me indicasse modelos de monitor para essa atividade. Abraço! Sílvio

  10. Rodrigo gostaria de um relógio com gps que funcionasse tanto para corrida quanto para natação, a maioria não funciona o gps em baixo d´água ? o garmin 920 acho muito caro para um iniciante como eu.

  11. Boa tarde! Parabéns pela matéria e pela dedicação.
    Gostaria que você me ajudasse com uma dúvida…faço triathlon e estou procurando um relógio para treinar e competir (águas abertas e piscina). Estou em dúvida se o Garmin vivoactive me atenderia legal ou se deveria optar pelo 920XT.
    Pode me ajudar? Obrigado, desde já

  12. Não vi nenhuma pergunta ou comentário sobre o Tomtom multisport que tem um sensor de monitor cardíaco no próprio relógio. Qual sua opnião Rodrigo para correr, pedalar e nadar

  13. Olá Rodrigo,
    Estou numa dúvida tremenda estou começando a correr mas isto me despertou atenção de relógios com monitores cardiacos mais gps, portanto facilitando e aumentando o rendimento nas ruas pois meu questionamento é o seguinte acredito ser a dúvida de muitos corredores iniciantes, qual modelo escolher pois existem uma diversificação em marcas e modelos. Qual me indicarias?

  14. A garmin está lançando vários novos relógios inclusive o vivoactive hr que me parece uma boa opção principalmente para quem pode compra lo fira do país 250 dólares serve para natação correr e bike além de vários outros se querem me dir o batimento na pscina e só comprar o medidor tri hrm ou swim hrm da própria garmin. Na minha opinião o momento e de esperar para ver os review que sairão sobre estes novos modelos e aguardar o contra ataque das outras fabricantes que devem acontecer nos próximos meses. Bons treino a todos.

  15. ola rodrigo, muito bacana os posts acima, pelo que percebi o relógio mais adequado para mim seria o suunto ambit 3, pois não sou atleta, mas pratico vários exercícios (corrida, bike, natação, jiu jitsu, academia), todos os dias da semana acabo por fazer algo. vc saberia me dizer onde encontro ele com o preço mais barato? em lojas dos eua, talvez?

  16. Boas, eu pratico corrida, trail e bike, gostaria de saber qual destes 3 relógios: Garmin Fenix 1, Garmin Forerunner 610 HRM e Garmin Forerunner 210 HRM. É o mais aconselhado. Obrigado.

  17. Boa tarde, para relógio multi esportes o que falar do Tomtom Runner 2, não escuto ninguem falar do tomtom. Para triathletas qual sua recomendação?

    1. Rafael, apesar de ter um preço atrativo o Tomtom Runner 2 tem funções bem básicas, que eu apenas recomendaria para um triatleta iniciante ou alguém que quisesse apenas monitorar os seus treinos, sem se importar tanto com recursos de analise avançados.
      Se esse for seu caso, não pense duas vezes, o produto tem qualidade e a usabilidade é boa.

  18. Olá, Rodrigo. Sou intermediário em corrida, pedal e natação (separados, não triathlon), e tenho pesquisado muito sobre relógios. Pelo preço dos equipamentos, tenho achado viável pagar um pouco mais para ter um equipamento que, além de monitorar as atividades, possa servir no meu dia a dia. Sendo assim, tenho visto o 920xt, Fenix 3 e Epix. Tenho pesquisado muito e visto que o Fenix 3 e o Epix tem mais “frescuras” que o 920xt, e também tem um visual mais geral. Entre o Fenix 3 e o Epix, tenho visto que a diferença é apenas o mapa na tela. Porém, pelo tamanho, não sei se é viável treinar com o Epix. Sendo assim, gostaria de saber se você tem uma sugestão pra mim sobre esses 3 modelos. Muito Obrigado.

  19. Meu garmim FR10, indicado na matéria, durou pouco, a pulseira descolou, reclamei mas a garmim Brasil nem respondeu, a bateria nunca durou mais do que 2 horas de uso, portanto esqueça este equipamento para uma prova longa, e finalmente, a pulseira arrebentou! US$120 não é pouca coisa, para se jogar no lixo!

  20. Tenho um Samsung gear S há mais de um ano e uso rotineiramente nas minhas corridas e pedal. Nada profissional. Mas, me exercito em média 5 dias por semana. Me atendente muito bem, com vantagem para ouvir música via Bluetooth e receber/originar chamadas telefônicas.
    Não contente, caí em tentação e aproveitei uma promoção do ponto frio e adquiri o Garmin Fenix 3 safira. O relógio é sensacional! A bateria dura muito mais que a do gear S. Enquanto deste não passa de um dia com ativação do 3g, no Fenix dura fácil uma semana com GPS ativo.

  21. Bom dia, muito interessante seu artigo. Estou interessado na compra do Garmin Vivoactive porém estou na dúvida se compensa ou não. Tinha o Garmin 310xt e supria todas as necessidades, uma vez que mais utilizava a função de corrida e muito pouca a de bike, pois tenho o Garmin Edge 810. Também vi a opção do Garmin 920xt, mas o custo é um pouco maior. Dentre estes e suprindo minhas necessidades que é o uso em corridas de rua, corridas em trilhas, montanhas e em trilhas de bike (natação probabilidade baixa) quais destes você indicaria e que vale o investimento.

  22. Rodrigo, um Suunto Quest é um bom modelo para corrida? O único problema que vi nele é a falta de GPS integrado, pois teria que comprar um Suunto GPS POD separadamente, o qual é bem caro, ficando assim sem poder saber a distancia percorrida. Você indicaria um Suunto Quest ou um Forerunner 15? Este último tem frequência cardíaca?

  23. Olá Rodrigo, li vários comentários e respostas suas mas ainda não sei qual monitor comprar.
    Atualmente faço musculação, treino em esteira, spinning, transport e eventualmente ando de bicicleta.
    Gostaria de um monitor de frequência cardíaca com gps, que me mostrasse calorias perdidas, tempo de treino, me auxiliasse na zona alvo para melhor desempenho cujo objetivo atual é a perda de peso.
    Não quero gastar uma fortuna, mas também quero um relógio que esteja atualmente de acordo com as novas tecnologias do mercado. Me dá uma luz!!! Gostei do Monitor Cardíaco com GPS Forerunner® 220 Garmin, mas não sei se é o que eu preciso! Abraços

  24. Olá Rodrigo,
    Estou com com dúvidas referentes a relógios de monitoramento cardíaco com gps, se a função V02 máx. é um item fundamental? Caso seja qual modelo indicas?
    Caso não qual modelos, para quem irá começar a treinar?
    Dúvida cruel para investir, kkk

  25. Boa noite Rodrigo, não sou atleta profissional, mas treino natação, corrida e musculação. Estou pesquisando um relógio e fiquei na dúvida entre o polar v800 , o garmin 630 e garmin 920 . Dentre esses estou muito atentado para a o polar v800, mas para vc qual é o mais indicado? Obrigado.

    1. Pela simplicidade do relógio e pela excelente qualidade do algoritmo do polar que acompanha a evolução e recomenda, de maneira muito precisa, a recomendação dos tempos de recuperação.
      Já o garmin tem várias funções que um iniciante sem um bom treinador, não conseguiria tirar proveito.

  26. olá Rodrigo, estou correndo há algum tempo, mas ainda iniciante. Estou vendo de comprar o vivo active Hr, acha uma boa opção ou sugere algum outro?

  27. Estou em dúvida entre o Garmin Forerunner 230 e o Suunto Ambit3 Run. Qual deles é melhor? Achei na mesma faixa de preço, porém estou na dúvida com relação aos modelos.

  28. Olá Rodrigo. Estou pesquisando relógios na qual eu possa monitorar minhas atividades (corrida, ciclismo e natação ). Quero um q tenha um bom custo beneficio. Além disso estou inclinado aos que tenham a possibilidade de monitorar os batimentos no pulso. Dado às opções do mercado tenho dúvida qual comprar. Minha intenção não é ser profissional pois realizo atividades no meu tempo livre. Avaliei tom tom (multiesport) garmin 735xt suunto ambit3 sport.obrigado

  29. Rodrigo, boa noite! Gostaria de saber tua opinião para meu caso: nado e corro de forma tranquila, sou extremamente curioso quanto aos dados de minha corrida (pace, velocidade média, variação de altitude na corrida, caminho traçado); não teria problema em investir em algo mais caro que me traga satisfação na avaliação do desempenho. Basicamente, hoje corro com celular e durante a natação confiro o tempo em séries mais fortes no cronógrafo da piscina mesmo… enfim, qual tua opinião para meu uso?
    Desde já muito obrigado!

  30. Um garmin fenix 3 atenderia o colega acima ????? E qual seria a diferença entre o fenix 3 e o 735xt ?? Por que quando comparo não vejo tanta diferença assim.

    1. O 735 é voltado para o triathlon, em termos e funções para 1 esporte não há diferença na capacidade dos dois relógios, no entanto o 735 possui o modo multiesporte, para treinos onde combinamos mais de um esporte, o Fenix 3 não possui essa função.
      Já o Fenix 3 é mais voltado para esportes outdoor, e possui algumas funções de orientação que o 735 não possui.

  31. Boa tarde, Xará!

    Pratico corrida e estou procurando um relógio esportivo que marque velocidade média, distância, cadência, frequência cardíaca, achei o garmin 910Xt por 1250 a vista, me parece uma boa opção. Qual sua opinião, para minhas necessidades, neste valor, este seria o melhor custo/beneficio atualmente?

    Grato

    1. Se praticar só corrida, compre um forerunner 235 ou 635. São as melhores opções. O 910XT é um relógio antigo, que já saiu de linha e será difícil achar peças de reposição (pulseiras…). Outro ponto é que o relógio não recebe mais atualizações de seu software. Acho um mal negócio.

  32. Me ajudem. Meu namorado adora relógios e queria dar de presente de aniversario par ele um que ele não tenha que seja bom e não muito caro. Ele gosta de esportes como lutas, corridas e bicicletas. Tem problemas de diabetes e pressão. Podem me ajudar?

  33. Rodrigo, acabei de comprar um Suunto Ambit 3. Agora estou achando que fiz um mal negócio em relação ao Relógio GPS Garmin Forerunner 235. O que vc acha?

    1. Porquê? O Ambit 3 é mais completo.
      Para quem treina sozinho, o suunto é melhor.
      Os relógios de hoje marcam muita coisa, oferecem muitos dados, mas sem a capacidade de fazer uma análise, todos esses dados viram enfeite.
      E o Sunnto é bem preciso em te mostrar se as sessões de treino estão sendo efetivas e o seu tempo de descanso está adequado ou não.
      Apenas minha opinião.

  34. Rodrigo, primeiramente parabéns pela disposição de responder todo mundo!
    Pratico natação e corro bastante em esteira (muito pouco na rua), você acredita que o garmin swim pode me atender? Procuro um relogio que me atenda de modo geral, pro dia-a-dia mesmo nos exercícios físicos, mas que eu possa nadar com ele sem me preocupar.. Além das caracteristicas proprias à piscina, ele me atenderia na corrida? obrigado!

  35. Olá Rodrigo, boa tarde!
    Estou iniciando na corrida e natação, tenho pesquisado alguns relógios e vi que o Garmin Vivoactive tem o preço bem atraente, dentre os que possuem a função multisport. Você me aconselha a compra desse relógio ou algum outro? Gostaria também, de saber se o Vivoactive ainda é fabricado ou se saiu de linha.
    Obrigado.

  36. Olá, Rodrigo! Fds passado fiz minha segunda corrida. Rs Mas acho que correr virará rotina na minha vida. Um colega que corre tbm me indicou o relógio tomtom 2 runner. Vi, entre os modelos, que existe um com espaço para música, o que acabou me interessando, pois não quero sair com celular, apenas com o relógio. Diante disto, gostaria de saber se é um investimento desnecessário? Levando em conta que estou engatinhando ainda. Tenho 30 anos, sempre joguei bola e faço academia. O que vc me indica? Alguma alternativa mais em conta e tão boa quanto este? Tenho um colega que viajou agora pros EUA e disse que poderá tentar ver tal produto para mim lá. Obrigado!

  37. Oi Rodrigo, boa noite.
    Seguinte, estou em dúvida entre o Polar m400 e o Garmin 910XT, já que estes modelos deram uma diminuída nos preços.
    Faço natação e pedalo, a corrida é só na esteira devido aos problemas no joelho.
    Penso em não gastar muito, já que faço as atividades mais para controlar o peso, ou seja, totalmente amador, porém queria ter dados dos meus treinos.
    se tiver uma outra opção fora esses, com um bom custo benefício, pode sugerir.

  38. Rodrigo,
    Qual devo escolher pois somente corro e participo de algumas provas, de 5k até 15k, por enqto mas pretenso no ano que vem participar de uma meia maratona, verifiquei alguns modelos de relógios e me encantei com dois modelos em especial forerunner 35 e o forerunner 235, existindo diferenças de funcionalidades e valor mas qual me indicarias?

  39. Olá Rodrigo, sou leigo no assunto sobre relógios, quanto mais leio mais fico na dúvida, sou amador, mas sou muito detalhista, faço ciclismo MTB e desejo percorrer o circuito de cicloturismo vale europeu aqui em SC, falo isso devido ao GPS, pois vou passar por muitas áreas rurais sem acesso a veículos, trajetos rodeado por morros, vales com vegetação e subidas íngremes e longas.

    De vez em quando vou fazer corridas também, mas sempre em dias diferentes do ciclismo.

    Gostei do relógio da Suunto Traverse e do Vertical, mas não sei se é adequado para as minhas atividades. Achei interessante o Suunto Ambit3 Peak, mas parece que está um pouco desatualizado e não tem a opção de planejar rotas.

    Fico na dúvida em pegar um Suunto e ir contra a grande maioria que escolhe o Garmin, pois o que li é que a aparência e qualidade do monitor é muito superior e o relógio não perde tanto em precisão (foi o que eu entendi, me corrija se estiver errado.)

    Gostaria que vc me desse umas dicas em qual escolher, obrigado.

    1. Realmente os Suunto são bem precisos. Suunto Ambit 3 seria a melhor opção. Realmente a precisão dos relógio suunto é superior.
      Quanto ao vale europeu, apesar de ser zona rural o caminho é bem demarcado e vc conseguirá completá-lo sem gps.
      Não recomendo o tRaverse porque ele não tem funcões esportivas, é voltado mais para a caça, pesca e navegação.
      O Altitute possui as funções esportivas + os recursos de navegação.
      Um Abraço

    1. Dependendo do uso que você fará do relógio…no seu lugar eu só trocaria se você fosse um atleta multiesporte, que busca mais dados no treinamento. Caso contrário, ficaria de polar até ele quebrar, e só aí trocaria de relógio.

  40. Boa tarde. Gostaria de saber quais as diferenças entre os modelos abaixo, e se possível, numa ordem de qualidade, qual seria o relógio mais completo e o que oferece menos recursos:
    Garmin 735XT
    Garmin 920XT
    Garmin fenix 2
    Tom tom Adventure
    Polar V800
    Obrigado desde já pela atenção!

    1. A classificação dos relógios dependeria do uso que vc faria dele e se vc já possui algum outro equipemnto da marca (o que failita a integração dos acessórios). Um relógio que possua muitas funções que vc nunca use não tem muito valor. Um relógio com mais funções é um relógio mais complicado de mexer.

  41. Rodrigo,

    Para triathlon, principalmente para os treinos de natação, qual vc acha mais interessante: Garmin 920xt tri bundle ou Suunto ambit3 sport.

    Muito obrigado. Seu blog é sensacional. Aprendo muitas coisas por aqui.

    Abraço.

  42. Boa noite. Gostaria de saber se o modelo mais simples da garmin, o fenix 3, se tem o sensor de frequencia cardíaca no pulso? E qual a precisão das medições no pulso comparado com as medições feitas por faixas (HRM) que vão no peito? Obrigado pela atenção às nossas perguntas

    1. Rodolfo, atualmente estou testando o 735xt, que também tem a fc no pulso. De um modo geral o recurso funciona muito bem, em pedais mais nervosos de MTB com muita trepidação as vezes a Fc não é tão precisa, mas ainda sim compensa a praticidade de não ter que vestir a cinta cardíaca, que eu só uso em situações extremas ou quando quero analisar a variabilidade da FC.
      Mas a grande vantagem da FC no relógio é poder avaliar a Fc de repouso e monitorar a qualidade do sono.

    1. Renato, são dois relógios com propósitos diferentes.
      Em beleza, acho o fenix 3 mais bonito.
      Mas o 735 é voltado para a performance, sem funções de navegação, já o fênix 3 é voltado para o atleta que quer monitorar o seu esporte, mas que também utiliza também as funções de orientação, navegação e clima.
      Abraço

  43. Boa tarde, uma última pergunta antes de fechar o ano. Rs! Nos modelos da garmin fenix 3, o Safira e o HR, o monitor de frequencia cardíaca é no pulso. Já o modelo fenix 3 somente, a versão de entrada dessa linha, o monitor de frequencia tb seria no pulso? Sei que em todos eles podemos adicionar a compra da faixa que vai no peito. Mas, como não vejo informações confirmando a medição no pulso desta versão gostaria que pudesse me ajudar. Obrigado

  44. Olá Rodrigo! Sou corredora amadora, rumo a primeira maratona, depois de participar de algumas meias. Dependendo da época corro em esteira ou em ambiente externo. Estou trocando um Garmin com GPS antigo (nem consigo mais saber o modelo, mas minha coach diz que é uma arma, de tão pesado kkkk). Estou em dúvida quanto ao 630 e o 235. Como a diferença de preço é significativa e não sou uma corredora tão fanática por dados, fiquei na dúvida. Quais os principais prós do 630 em relação ao 235? O que você recomendaria?

    1. OI Luciana, o 235 é a evolução do 230 com a frequência cardíaca já on próprio relógio, sem a necessidade de usar a cinta de FC.
      O 630 tem praticamente as mesmas funções de corrida, com a adição da opção de ciclismo e outras modalidades. se você fosse apenas corredora, sem fazer outros esportes, eu iria de 235.

  45. Rodrigo,
    Agradeço as recomendações e conforme indicastes a Luciana também super indico o Garmin Forerruner 235, a ela e outros que tenham alguma dúvida,, após adquirir sempre que corro utilizo é tão leve que nem parece que se esta utilizando relógio.

  46. Oi Rodrigo tudo bem?? me ajuda.. quero um relógio pra usar na esteira, na musculação e na bike. Qual vc me indica..???? gostei muito do Tomtom multi-sport, mas não sei qual comprar….

  47. Rodrigo, boa noite!
    Iniciei meus treinos este mês e gostaria de comprar um relógio tanto para corrida quanto natação.
    Gostaria também de acompanhar a evolução do meus treinos pelo computador ou pelo Iphone. Qual relógio você me indicaria. O Garnin Vívoactive HR é uma boa opção? Teria alguma outra para me indicar?

    1. Recentemente comprei este relógio que você citou excelente relógio mas existem relogio mais completos para natacao e corrida depende do seu perfiu. 765xt fenix 3 etcc

      1. Thiago, concordo contigo. Mas atente-se que esse artigo foi escrito anos atrás e não está atualizado, ok? Na época que ele foi escrito eu testava um garmin fenix 2, hoje (anos depois) possuo um forerruner 735xt, com bem mais funções.
        Abraço

  48. Boa Noite Rodrigo. Costumo praticar corrida de rua e até hoje utilizava uma Garmin Forerunner 405CX (durou muito né?), mas ele apagou e acho que é por causa do suor. Estou querendo comprar outro com funções semelhantes e com bom custo benefício. Qual Garmin vc indica? Grato e Abs

  49. Olá. Tudo bem?
    Busquei ler ao maximo todos os comentários em busca desta dúvida. Peço desculpas caso seja uma pergunta em duplicidade.

    Estou iniciando as atividades, natação piscina e mar, corrida por enquanto muito pouco.
    Um conhecido está vendendo o Garmin 910xt por R$900 reais. Vale a pena o investimento ou indica algum outro modelo?
    Obrigado.

    1. Acho fria comprar esse modelo, mesmo com o preço atraente. Esse relógio já saiu de linha e dificilmente vai receber novas atualizações. Por um pouco mais do que isso vc consegue comprar um Garmin Vivo Active (aquele quadradinho) que é um escelente relógio.

  50. Olá Rodrigo. Eu já nado, porém estou pensando em começar a praticar triathlon. Nada profissional, apenas para me desafiar e manter a forma. Qual a sua indicação melhor custo-beneficio de relogio para eu controlar e registrar meus treinos em todas as modalidades?
    Obrigado!

      1. Obirgado pela resposta Rodrigo! Caso eu consiga comprar um Forerunner 735XT , voce acha essencial para a pratica do triathlon comprar tambem o tri bundle ou esse kit é apenas para metricas mais avançadas/profissionais? Sem o bundle é possivel ter metricas boas para treinos nas 3 modalidades?
        Obrigado novamente!

  51. Olá, Rocrigo.
    Muito obrigado por atender aos comentários… muito boas respostas.
    Há um relógio que realize avaliação de condição física, vo2, vo2max? E que contenha planos de corrida personalizados de acordo com a condição físcia e com os objetivos a serem alcançados?

    1. Oi Jeison, Polar, Suunto e os Garmin mais top avaliam o VO2max, o Vo2 na atividade e sugerem o tempo de recuperação necessário após o treino.. E embora os relógios em si não prescrevam treinamentos de corrida personalizados, as plataformas do Polar Personal Trainer, o Suunto Movescount e o Garmin Connect tem alguns programas básicos disponíveis para quem ainda não tem treinador.

  52. Olá Rodrigo , Parabéns pelo Blog !

    Eu estou procurando um relógio que meça batimentos cardíacos apenas no pulso para natação e corrida . Existe algum ? E como estou indo ao exterior já queria ir com alvo certo para comprar . Pratico corrida ha 2 anos e este ano vou para minha primeira maratona . E você já Ouviu falar sobre o fitbit , serve para o que eu quero ?
    Desde já obrigada

  53. Boa tarde Rodrigo.
    Bem legal seu site, e parabéns por manter as conversas com resposta.
    Estou querendo pegar um Gamin 235, mas tenho dúvida com relação ao sensor que mede a frequência cardíaca no pulso, se para fazer a leitura o relógio ele tem que estar bem apertado no pulso, sem folga, e se isso causa algum incômodo devido ao sensor.
    Obrigado.

  54. Bom dia Rodrigo, parabéns pelo site.
    Eu tinha um forerunner 235, mas acabou trincando a tela (acrílico) e entrando água sem eu perceber, sendo que o mesmo se apagou. Agora estou em duvida na compra de um Fourerunner 735 XT ou o Fenix 5, pratico corridas e pedaladas com bastante frequência. Qual você recomenda?
    Sobre a fita HMR – Run recomenda a compra?
    Abraço,

    1. José, tudo bem?
      Se você for orientado mais para a performance, compre o 735xt. Caso sua pegada seja mais a exploração de lugares desconhecidos através da corrida em trilhas ou pedaladas, fique com o Fenix 5.
      A fita HMR, recomendaria apenas se você tivesse um treinador para analisar os seus dados, caso contrário treinaria com a frequência cardíaca do relógio que por sinal, é bem boa.

      1. Parabéns pelos comentários. Eu nunca entendi por que você não recomenda a linha fenix (principalmente o 3 e o 5) para triatlon são relógios completos com função triatlon e as vezes tem mais função para tal do que o próprio 735xt (corredor virtual). Desde já agradeço.

        1. Porque tem funções desnecessárias para o triatleta e quanto mais funções, mais confusos ficam os usuários. Oriento dezenas de atletas e a grande maioria não sabe usar seus relógios direito, e nesse quesito os relógios mais simples, são mais funcionais.
          Outro ponto que não recomendo para triatletas é que os Fenix são grandões e enroscam na hora de tirar a roupa de borracha. Pra um atleta que se preocupa com a performance, perder alguns segundos na transição pode prejudicar o resultado no pódio.
          Mas é apenas a minha opinião pessoal. Acho os fênix super bonitos, mas não os compraria para triathlon.

  55. Olá Rodrigo,
    sou iniciante em caminhada/corrida na esteira, sendo que a mesma já marca tudo (smartfit).
    Mas para “correr” da maneira correta, pensei nas minhas férias em contratar um personal. Como será só 1 mês outdoor, tenho algumas dúvidas:
    1) Preciso comprar um relógio para acompanhar eventuais planilhas do personal?
    2) Sugere que eu compre um relógio com frequência cardíaca? Pois eu acho que não irei utilizar depois. Se positivo, poderia indicar um?
    3) Pesquisei 3 relógios sem cardio: Polar M400, Tomtom runner (1º modelo) e Garmin vivoactive.. poderia indicar algum? Pois li que no indoor precisa do recurso acelerômetro.

  56. Olá, sou corredor amador, tenho 35 anos, corro em média 9 km por dia, 5 dias por semana, já corro há uns 7 anos, mas nunca me preocupei com performance.
    Vou começar a competir, participar de corridas e quem sabe futuramente uma maratona. Preciso comprar um relógio com monitor cardíaco, mas no momento não posso gastar muito.
    Qual relógio você recomenda até R$ 500,00? Vou usar mais pra medir distância, tempo e bpm.

  57. Rodrigo, obrigado pela resposta, realmente terei que gastar um pouco mais. Andei pesquisando e o que acha dos relógios da linha Garmin, será que tem algum que se encaixa no preço citado (R$ 750,00), com um bom custo benefício?

  58. Olá, boa tarde. Gostaria de uma opinião, achei o Garmin Forerunner 620 Branco e Laranja por 1.399,00. Sei que é um excelente relógio.
    Vale a pena comprar por esse preço ou está caro?

  59. Rodrigo bom dia! eu tenho um garmin forerunner 220,pois antigamente só corria, agora comecei a pedalar também e estou querendo um relógio para fazer duathlon. Qual você me indicaria? Obrigada

    1. – O 735 é menor e mais fácil nas transições.
      – Possui a Frequência cardíaca no pulso.
      – E possui 2 modos de registrar atividades multi-esporte que facilitam muito o uso do relógio.

      Para mim essas são as principais diferenças dos dois relógios, as diferenças que realmente fazem a diferença.

  60. Olá, Rodrigo ! Boa Noite. Estou querendo comprar um relógio e estou na duvida entre o Ambit 3 peak HR Sapphire e o Fenix 3 HR Sapphire .
    Tenho lido bastante relatos sofre defeitos nos relógios e a falta de assistência técnica (principalmente com relação a garmin ) .

    Qual você indica ?

    E qual a sua opinião sobre tais relógios ?

    Att , Felipe

      1. Boa tarde Rodrigo, após ler muitos dos ótimos comentários neste grupo estou inclinado a comprar o Garmin 735xt, quando entrei no saite da garmin vi que acabou d elançar outro modelo 935xt recem lançado, e valor muito similar do 735xt. Esta nova versão segue a mesma estrutura nos novos garmin Fenix 5 porem com a “cara” do 735xt. O que acha? Qual caminho seguir?kk

        Obrigado

  61. Boa noite, estou fazendo triatlo, estou querendo comprar um monitor específico para esse fim. Estou entre dois modelos, o GARMIN FORERUNNER 735xt e o SUUNTO SPARTAN SPORT WRIST HR SAKURA, qual desses dois modelos ficarei mais bem servido?

    1. Se couber no orçamento vá de suunto, pois a qualidade do relógio é bem superior ao da garmin.
      Agora se vc tem intenção de usar medidores de potência na bike, a garmin tem uma maior compatibilidade com os modelos de medidores de potência que a suunto, já que essa se limita ao padrão bluetooth, enquanto a garmin usa ANT+

  62. Rodrigo, tenho o strava no celular mais sempre acaba a bateria e faço longas caminhadas qual vc indicaria, se possível com custo baixo.

  63. Olá Rodrigo! Parabéns pelo site!!

    Meus objetivos são: manter a forma e melhorar o condicionamento físico. Esportes: corrida e bike, outdoor (por hobby, nada profissional, nem para maratonas).

    Enquanto estiver praticando corrida/bike, preciso monitorar a frequência cardíaca de maneira efetiva durante o exercício.

    Tenho lido muito a respeito, mas ainda não sei qual escolher. Gostaria da sua opinião/indicação a respeito.
    – Vi o Polar M400 e o M600. O M600 possui alerta de FC máxima e mínima vibratório, e não sonoro como a maioria, por isso achei interessante, mas não sei se vale o preço.
    – Vi o Garmin Vivosmart HR+. Mas ainda não tenho uma opinião formada sobre medições pelo pulso, se são efetivas ou não, como avaliar quais relógios são realmente bons nisso ou não, etc.
    – Não pesquisei a fundo sobre relógios Suunto, nem Tomtom, nem Fitbit, mas aceito indicações.

    Qual relógio esportivo você indicaria?

    Desde já, muito obigada! Abraços!

Deixe um comentário!