Dados sobre a duração média do tênis de corrida indicam que a absorção de impacto diminui consideravelmente uma vez que o tenis atinge a marca de 65% da sua vida útil.

Quantos quilômetros dura o seu tênis de corrida?

A Milestone Sports, uma empresa que produz um pequeno dispositivo para análise de corrida (que eu morro de vontade de usar!), publicou os dados de uma pesquisa que retrata o comportamento médio dos corredores, após analisar pouco mais de 800.000km de corrida de vários atletas. Os dados fornecem até então um grau de compreensão sem precedentes de como os corredores correm, tanto em tempo real quanto ao gongo do tempo.

O dispositivo produzido pela empresa é um pequeno POD (um odômetro para corrida) que é usado preso ao calçado do corredor capaz de captar dados como velocidade de corrida, cadência, impacto da passada, equilíbrio, dados posturais. O diferencial do dispositivo é não depender do sinal de GPS para fazer as análises da corrida.
Os dados foram divididos por gênero, altura, idade, marca do tênis, assim é possível saber exatamente como cada usuário está correndo, inclusive como o usuário alterna seus pares de tênis e como cada modelo sofre desgaste, permitindo saber qual é a hora de comprar um par novo.
“A media que passamos da marca de 800.000km, nossos dados se tornam ainda mais importantes para as industrias de calçados”,  disse Meir Machlin, CTO da Milestone Sports. “Nós fornecemos dados anônimos de pessoas reais e em tempo real.  Com o MilestonePod podemos responder a perguntas como, como exatamente os atletas correm e com que freqüência? Qual é a sua idade média? Quais tênis fornecem a menor taxa de impacto? As formas de olhar para os dados são ilimitadas. Isso coloca a Milestone Sports em uma posição única dentro da indústria de corrida. ”
E não é exagero, os dados são bem legais.

O que eles descobriram sobre a corrida?

Ao longo das 500.000 milhas de corridas coletadas, amostras de tendências gerais e insights incluem:

Impacto e vida útil do tênis

Dados sobre a duração média do tênis de corrida indicam que a absorção de impacto diminui consideravelmente uma vez que o tenis atinge a marca de 65% da sua vida útil.
Gráfico sobre a vida útil do tênis e a taxa de absorção de impacto.
  • Taxa de impacto de um corredor começa a aumentar quando seus tênis chega a 65% da sua vida útil sugerida;
  • A taxa de impacto de um corredor aumenta drasticamente quando seus tênis chega a 110% da sua vida útil sugerida
  • Em todas as marcas, a taxa de impacto de um corredor aumenta dramaticamente quando seus tênis alcançam a marca de 680km (425 milhas).
  • No final da vida de um tênis (à marca de 105% da vida útil sugerida e além), os corredores intuitivamente parecem saber como lidar com o aumento da taxa de impacto gerado pela degradação do calçado: ficando no chão por menos tempo. Eles conseguem isso através de uma maior cadência de passadas, o que ameniza o total de impacto experimentado pelo corredor.

Comportamento do corredor médio (ritmo, cadência de passadas, tipo de pisada e calçados preferidos)

Em todas as corridas de 30 minutos ou mais, cadência média é aumenta durante os primeiros 10% da corrida, em seguida, geralmente estabiliza até dramaticamente cair durante nos últimos 10% da corrida, mostrando que a maioria dos corredores fazem o aquecimento e o desaquecimento de forma inteligente.

cadência de passadas dos corredores.
Comportamento do corredor médio em relação ao ritmo e cadência de passadas.

O ritmo geralmente desacelera em aproximadamente a metade do caminho dentro de corridas de 30 minutos ou mais, mas a taxa de impacto e a cadência não se deterioram na mesma taxa. Isso sugere que a técnica de corrida não se altera automaticamente quando um corredor começa a se cansar

tenis preferidos dos corredores

Identificar o seu tipo de pisada durante a sua passada de corrida é fundamental para escolher o seu tênis corretamente. O tipo de pisada mais comum dos corredores ainda é a pisada de calcanhar, que segundo os especialistas é a mais lesiva de todas, em segundo lugar fica a pisada com o meiopé e a menos comum é a pisada no antepé.
Outro dado bem legal do estudo, quanto mais rápido são os corredores, maior a proporção de corredores que adotam o meio pé e o antepé, o que sugere que esse tipo de pisada é mais eficiente.

Os três principais modelos de tênis para mulheres (em 2016) são Brooks Glycerin 12, Brooks Ghost 7 e Asics GelKayano 20.

Os três principais modelos de tênis para homens são (em 2016) Adidas Boost, Asics Gel Kayano 21 e Brooks Glycerin 12.

Agradecimento:

Os dados e fotos do artigo acima foram gentilmente cedidos por Nancy Rowe da Milestonepod. Obrigado Nancy!

Para aqueles que querem visualizar mais dados, tabulados por faixa de ritmo, sexo ou idade, pode acessar o resumo dos dados clicando aqui.

Gostou de nossos artigos e quer recebê-los por email? É só clicar aqui!

Conheça os nossos programas de treinamento!

Leia mais sobre o assunto

4 comentários sobre “Quantos quilômetros dura o seu tênis de corrida?

Deixe um comentário!