Receita de Tapioca para um café-da-manhã sem glúten

75 Flares Twitter 14 Facebook 57 Pin It Share 0 Google+ 4 Filament.io 75 Flares ×
 tapioca receita pão gluten free farinha

A Tapioca pode ser um ótimo alimento para substituir o pão no seu café-da-manhã.

A doença celíaca é uma doença autoimune que afeta o intestino delgado, tanto de crianças como de adultos. A doença é manifestada pela ingestão de alimentos que contêm glútem. A doença causa atrofia nas vilosidades do intestino delgado e prejudica a absorção de alguns nutrientes, vitaminas, sais minerais e água.
1 em cada 100 brasileiros sofre da doença celíaca, uma espécie de alergia ao Glúten (uma proteína do trigo). Ao ingerir glúten essas pessoas normalmente sentem diarréia, perda de peso e fadiga extrema. Para essas pessoas a saída é parar de comer alimentos que contém glúten (pão, macarrão, alimentos que em geral levam farinha em seu preparo). Muitas pessoas tem a doença e não sabem, já que os sintomas descritos podem ser facilmente confundidos com outras doenças.

O que tem acontecido é que o número de pessoas SEM doença celíaca vem crescendo consideravelmente, pois acreditam que essa dieta é um pouco mais saudável e auxilia na perda de peso. Muitos acreditam também que uma dieta Gluten-free ajuda no emagrecimento, a diminuir os níveis de colesterol no sangue, melhorar a saúde do sistema digestivo e aumentar o nível de energia durante o dia.
Não é a primeira vez que discutimos uma dieta sem gluten no Espírito Outdoor, pois já abordamos em 7 Mitos e Verdades da Nutrição que você precisa conhecer.  Não sou nutricionista, e por isso não sou especialista no assunto, mas acho que diminuir a ingestão de gluten pode trazer sim alguns benefícios para a sua saúde, desde que você tenha um mínimo de planejamento em sua dieta, para conseguir consumir a quantidade de calorias e todos os nutrientes necessários para o seu organismo.

No meu caso, consumir um pouco menos de gluten auxilia na minha digestão. Descobri isso ao frequentar um restaurante vegetariano e nos dias que consumia carne vegetal (glúten) eu me sentia empanzinado o dia inteiro, sentindo que o alimento não havia digerido direito, além de sofrer de gases.
E ao procurara alimentos sem glúten acabo consumindo mais alimentos integrais. E acho sim que acabamos consumindo uma dieta um pouco mais saudável. Por exemplo, ao trocar o pão branco pelo purê de batata, mandioca cozida ou arroz integral eu acabo consumindo alimentos mais saudáveis, não acha?

Uma Receita de Café-da-Manhã Gluten-Free: Tapioca!

A tapioca é um dos pratos típicos da culinária Brasileira, uma espécie de crepe feita com a farinha de mandioca fresca ou goma de mandioca (ou farinha de Biju). Tapioca na lingua Tupi significa coágulo, o nome do amido de mandioca nessa língua indígena. Hoje o nome tapioca é usado tanto para o produto obtido da fécula da mandioca (popularmente chamado de goma de tapioca ou farinha de tapioca) quanto os pratos feitos a partir dele. Uma curiosidade, hoje existem vários pratos no exterior feitos a partir da mandioca, que levam o nome de Tapioca.
Durante o Brasil Colônia, a Tapioca foi o grande substituto do Pão entre os portugueses, até que se pudesse produzir (ou importar) trigo para o Brasil.
A Tapioca é muito fácil e rápida de preparar. Tradicionalmente é recheada com queijo coalho e coco. Mas você pode recheá-la com o que quiser. As opções mais comuns são presunto e queijo, abóbora e carne seca, shitaque e quiejo brie, goiabada e queijo…

Ingredientes:

 tapioca receita pão gluten free farinha

A Goma de Tapioca é o ingrediente principal.

  • 3 colheres de sopa de Goma de Tapioca para cada Tapioca. Existem várias marcas de goma de tapioca disponíveis no supermercados, para quem mora no NO e NE do Brasil é mais fácil de encontrar, mas hoje o produto tem se tornado cada vez mais comum nos supermercados. Caso não encontre nos supermercados a goma de tapioca é facilmente encontrada naquelas lojinhas de produtos nortistas (toda cidade tem uma!). Caso não consiga achar a goma de tapioca, você pode pegar polvilho comum, umedecer e com o auxílio de uma peneira grossa peneirar a massa para ficar com a textura da goma.
  • Recheio da Tapioca ao seu gosto, para meu café da manhã costumo preparar de queijo fresco.

Como preparar sua Tapioca?

  • Aqueça uma frigideira grande de Teflon por pelo menos 3min.
  • Com a frigideira já aquecida, coloque 3 colheres de sopa bem cheias na frigideira, ou o suficiente para cobrir o fundo da frigideira.
  • Espalhe, com a colher a goma de maneira uniforme no fundo da frigideira. Após 2 min, comece com cuidado a desgrudar a massa da tapioca do fundo da frigideira. Se a massa se soltar com facilidade, já está na hora de recheá-la.
  • Coloque recheio a gosto e feche a tapioca no meio com ajuda da colher (formando uma meia-lua). Deixe por 1min para o recheio aquecer e sirva.

Mais fácil impossível, não?

 Ainda não assina nossa lista de Email? Então não perca tempo!

Deixe seu email e Mantenha-se atualizado!:

Tecnologia Google FeedBurner

Você pode também seguir nosso perfil no Twitter!

Categorias: Saúde e Vídeo.

Comments

  1. Priscila

    Ola eu moro no Mexico e trouxe um pacote de goma de mandioca do Brasil.
    Amei e ja esta no finzinho, procurei por aqui mas so achei a farinha de tapioca, cheguei em casa, corri para pegar a frigideira e colocar no fogo… era muito fininha e nao ia virar tapioca nunca… Existe algum jeito de aproveitar essa farinha que comprei?

    Obrigada!!!
    Priscila

  2. Priscila, existe sim!
    Essa farinha de Tapioca, é o nosso polvilho aqui.
    Você pode colocar essa farinha em uma bacia com água, o suficiente para cobrir uns 2 dedos pra cima da farinha.
    Deixe de molho por uns 30min para que a farinha absorva a água.
    Depois com um pano de prato, torça bem o excesso de água. Aí é só preparar a tapioca da mesma forma do que a goma de tapioca.

Trackbacks

  1. [...] quem tem dificuldades para comer de manhã. Não deixe de ler O que comer antes da competição? e Tapioca, um opção sem glúten para o café-da-manhã. Tenho certeza que tomando um café-da-manhã mais reforçado antes do pedal, deixará de ter esses [...]

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>