Como a Administração Pode Ajudar o Esporte

Gestão de projetos e planejamento do atleta
Ferramentas comuns a Administração de Empresas podem transformar sua temporada.

A cada novo ano surgem novas promessas e brota na maioria de nós o desejo de melhorar e evoluir não só no esporte mas também nas nossas relações familiares, no trabalho, nos projetos pessoais. Isso acontece pois o ano novo, marca o fechamento de um ciclo e o início de outro. é hora de fazer o balanço do ano que passou e o planejamento do ano que se inicia.
Sou formado em Educação Física (UFSCar-SP) e técnico de triathlon pela CBTRi, mas o que poucos sabem é que sou também especialista em Gestão em Negócios, pelo IBMEC-RJ. Embora essa formação possa parecer estranha para alguns, posso confessar que muitas das ferramentas que aprendi no estudo da Administração podem (e devem!) ser usadas no esporte. Se os professores de Educação Física estudassem Gestão de Projetos, BSC (Balanced Scorecard) e planejamento estratégico, tenho certeza absoluta que seus atletas obteriam melhores resultados.

Na minha opinião, o que muitas vezes separa os objetivos atingidos dos sonhos são apenas duas coisas: planejamento e foco.
Encontrei recentemente um artigo que trazia dicas que vão ao encontro com minha opinião. Veja aqui a minha versão das dicas de como treinar melhor, ou de como a adminstração pode fazê-lo um atleta melhor:

1. Tenha objetivos claros e foque na excelência

Atletas assim como empresas têm que ter metas claras. Na empresa as metas são aumentar o faturamento em 10% em relação ao ano anterior, ou bater a meta de venda em R$200.000,00 comparado ao trimestre anterior. Repare o grau de detalhamento das metas.
No esporte deveria ser assim, é interessante que você tenha metas claras e detalhadas. Quero conseguir nadar os 1500m em 20min, quero conseguir sustentar a média de 40km/h na etapa de ciclismo do triathlon ou quero correr a meia-maratona abaixo de 2h.
Atletas de elite tem metas e tempos específicos, muitas vezes na casa dos segundos. E isso é importante pois, uma vez que a meta foi definida, fica mais fácil focar todas as suas ações – treinamento, alimentação, descanso, treino mental…- para que sua meta seja atingida. Atletas de elite não treinam aleatoriamente, eles entram na sessão de treino cientes do objetivo do treino e do ritmo a ser feito.
Quanto mais claro for seu objetivo, mais fácil de ele ser atingido.

2. Planeje seu treinamento, tenha um técnico e melhore o seu conhecimento

Ótimos atletas são frequentemente acompanhados de ótimos técnicos. Ninguém treina de qualquer jeito, um atleta de sucesso é o que sabe o ritmo a ser seguido no treino e não deixa se influenciar por fatores externos (aquele pelotão que passa voando por você e te deixa maluco de vontade de entrar na roda).
Outro ponto importante é que os atletas frequentemente são muito preocupados com equipamentos e muito influenciados pela mídia. É só sair um tênis novo com uma propaganda dizendo que ele é mais rápido que você já voa para loja comprá-lo, ou uma peça mais leve para sua bicicleta que você já fica neurótico. Muitos dos lançamentos do mundo esportivo não tem comprovação científica, e são inteligentíssimas jogadas de marketing. Sabe o que muda do tênis Power trainer cushion light 18, para o Power trainer cushion light 19? Muitas vezes apenas a cor do tênis.
Gaste um pouco menos em equipamentos e invista em orientação. Contrate um bom técnico, participe de clínicas e workshops, acredite informação de qualidade pode fazer com que você corra, pedale, nade ou reme mais rápido.

3. Anote seus treinos

Como técnico, talvez essa seja uma das maiores queixas que tenho de meus atletas. Anotar os treinos, mesmo que em um caderninho permitirá que você consiga se conhecer melhor. Quem trabalha com projetos sabe que as vezes é importante replanejar no meio do caminho, se você não anota seus treinos, fica difícil do técnico avaliar o que funcionou do que não funcionou.
As vezes sou procurado por atletas que vem outros treinadores e frequentemente eles não tem nada anotado do que fizeram no passado, o que dificulta enormemente o meu trabalho como técnico.

Faça um favor a você mesmo. Compre uma agenda ou um caderninho (gosto muito do Moleskine) e comece a anotar todos os treinos realizados. Você ficará surpreso com o que irá descobrir no meio do caminho.

caderno moleskine diário de treinamento

4- Pense no longo prazo

O maior problema do atleta brasileiro é que ele compete demais. É quase impossível fazer com que um atleta chegue perto do seu potencial máximo competindo de janeiro a dezembro, como é hoje a temporada do triathlon nacional, por exemplo.
Todos sabem que o profissional que troca de emprego muito frequentemente ou o freelancer que pula de projeto em projeto não consegue crescer muito na carreira, pois frequentemente não dá tempo do profissional se desenvolver e aprender com o trabalho que executa. No esporte é a mesma coisa.
Como atleta sempre tive foco e objetivos claros. Por exemplo, sempre foquei no Triathlon Internacional de Santos. Dessa forma eu costumava encerrar minha temporada mais cedo do que os demais atletas para ter tempo de descansar (costumava ficar pelo menos 15 dias parado), e fazer um bom trabalho de base antes do Internacional de Santos.
Ao invés de pensar apenas nas provas que você deseja fazer que tal montar o seu calendário de forma a usar algumas provas menores ou menos importantes para ajudar na sua preparação para a sua competição alvo, ao invés de fazer toda e qualquer prova que apareça por ai?

Bons treinos!

Conheça nosso programa de treinamento!

Comentários

4 respostas para “Como a Administração Pode Ajudar o Esporte”

  1. Avatar de Pablo
    Pablo

    Muito bacana, realmente o planejamento é um fator de muita importância, ainda mais quando temos que dividir o tempo com várias outras atividades. Mas quando você diz para anotarmos o nosso treino, o que é o mais importante a ser observado no treino de mtb?

    Abraços e feliz 2012!

    1. Avatar de Rodrigo Langeani

      Para o Mtb é importante anotar distancia percorrida nos treinos, suas médias horárias, potência média (caso você treine com medidor de potência), Fc média e sensação subjetiva nis treinos.
      Outra coisa legal de anotar é sua FC basal (ao acordar), pois ela dá uma idéia de quã o cansado voocê está. Se ela subir mais do que 8 bati,entos de um dia par o outro, eu diminua a intensidade do treino ou faço um dia de descanço.

  2. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Comprei minha primeira bike hoje. Vou anotar tudo desde já!
    E Parabém pelo site você ajuda muito!

    1. Avatar de Rodrigo Langeani

      Obrigado pelos elogios, Ricardo.
      Parabéns por sua primeira bicicleta. Que continues a treinar por muito tempo?
      Abraço,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *