Saiba o que é DHEA

Depois do sucesso de seu post sobre HGH Energizer, mais uma contribuição do meu amigo e colaborador Guilherme Garlipp Tedeschi, hoje falando sobre um suplemento muito polemico, o DHEA.

Veja o artigo abaixo:

esteróides fazem mal a saúde

 

É muito interessante observar o número de pessoas que procuram informações sobre qualquer coisa que sugira rejuvenescimento, melhora na qualidade ou prolongamento da vida. Outra coisa bastante assustadora é o quanto a palavra “natural” se sobrepõe a qualquer citação em relação a efeitos colaterais e danos à saúde.
A Dehidroepiandrosterona ou simplesmente DHEA é um hormônio produzido pelo corpo humano, principalmente na glândula supra renal (sobre os rins) e corresponde ao maior volume hormonal circulante no organismo. Apesar do nome difícil e praticamente ilegível, o efeito do DHEA no corpo humano pode ser facilmente entendido. Essa substância é considerada na verdade como um pró-hormônio, já que corresponde a uma fase anterior a de outro hormônio (androstenediona) e por fim à formação de testosterona.
Quase todo mundo já ouviu, pelo menos alguma vez na vida, algum comentário sobre a testosterona. É um hormônio predominantemente masculino que causa grandes efeitos positivos na maturação de alguns órgãos e sistemas, além de contribuir diretamente no desenvolvimento das características masculinas no homem, como a voz grossa, pelos faciais, entre outros, sendo que em mulheres ela está presente em menor quantidade.
Atualmente é fácil encontrar na internet menções sobre o uso do DHEA via oral, com o objetivo de melhorar as capacidades físicas e aumentar o tempo de vida. De certa forma, isso não é uma informação incorreta, nem mentirosa, já que diversos estudos científicos trazem esses resultados. Por outro lado, a maioria deles é realizada com ratos e não demonstra as reações adversas que podem surgir em longo prazo.
O que se sabe é que o DHEA produzido pelo organismo diminui sua concentração no sangue, ou de forma mais clara, sua quantidade quanto maior for a idade do indivíduo. Assim, uma pessoa com 80 anos possui cerca de 20% de DHEA quando comparado com um adulto jovem de 25 anos. Outro dado importante é que o DHEA ajuda na redução da gordura que envolve os órgãos e além disso, previne a diabetes tipo 2, já que diminui a resistência da insulina pelo tecido muscular, que normalmente ocorre no idoso.

Sabendo disso, qual é a primeira ideia (brilhante) que surge à cabeça? Suplementação.

Ingerir ou injetar DHEA é fomentar uma maior produção de testosterona, que ao contrário do DHEA, tem vários efeitos colaterais muito conhecidos e algumas vezes irreversíveis, como o câncer de próstata e atrofia testicular em homens e o surgimento de características masculinas em mulheres, além disso, outra coisa que não se fala por aí é que a DHEA está entre as substâncias proibidas para atletas, sendo considerada doping.
Sendo assim, é preciso ter muito cuidado para interpretar a palavra “natural” e considerar que natural é envelhecer, sem a necessidade de suplementação alguma, somente em casos extremos, de doença, esportes de alto nível ou qualquer outra recomendação médica e nutricional, além disso, acreditar, sem “torcer o bico”, no fato de que praticar hábitos saudáveis é a melhor forma de manter uma vida longa e cheia de saúde.

Referências:

  • World Anti-Doping Agency. Acesso em 31 de agosto de 2011.
  • National College Athletic Association (NCAA).
  • Gerd-Achim Kullak-Ublick. Dehydroepiandrosterone sulfate (DHEAS): identification of a carrierprotein in human liver and brain. FEBS Letters 424 (1998) 173-176
  • Ryan Calfee and Paul Fadale. Popular Ergogenic Drugs and Supplements in Young Athletes. DOI: 10.1542/peds.2005-1429 Pediatrics 2006;117;e577.

 

Deixe seu email e Mantenha-se atualizado!:

Tecnologia Google FeedBurner

O Espírito Outdoor apoia o esporte e se mantém com os anúncios de produtos no site. Se você comprar algo dos links do site estará contribuindo para mantermos o nosso trabalho. Obrigado!


Publicado

em

por

Comentários

3 respostas para “Saiba o que é DHEA”

  1. Avatar de guilherme
    guilherme

    Ótimo artigo, muito esclarecedor.
    Gostaria de sugerir um assunto, sobre o extrato de manga africana(african mango).

    Bons estudos,
    Abraço.

  2. Avatar de Marlon
    Marlon

    Ótimo artigo, parabéns. Pelo o que vc descreve, leva-se a crer que a ingestão do DHEA causa efeitos colaterais tais como: câncer de próstata, atrofia testicular. etc… Já a ingestão do HGH – Energizer não teria o efeito esperado (ganho de massa magra) mas tb não causaria nenhum malefício à saúde. Esta correta a minha interpretação??
    Outra pergunta é referente a quantidade usada. Eu consultei um endocrinologista e ele disse que eu poderia fazer uso do DHEA porque se tratava de um pré-cursor, só que os resultados não seriam milagrosos, mas que não faria mal. Utilizei somente um tubinho, eu corro algum risco??? Não observei nenhuma melhora como ele havia dito, o único sintoma é que eu perdia o sono frequentemente e sentia uns “trancos” na perna enquanto eu dormia (Lembrando da minha época em que eu estava na fase de crescimento – 15 anos)… Tenho 35 anos de idade, 1,90 de altura e 85 Kg, meu índice de gordura é baixíssimo uma vez que sou atleta e pratico musculação há 17 anos.. Obrigado mais uma vez..

    1. Avatar de Rodrigo Langeani

      Fico feliz que você tenha gostado do site e dos artigos. Os suplementos citados, como escrito no artigo, segundo os estudos científicos não parecem serem eficientes em produzir os resultados como anunciados.
      Acho que mal não farão, mas quer minha opinião?
      Para que gastar dinheiro, em algo sem resultados comprovados, se você mesmo experimentou e não sentiu resultados?
      Abrqço,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *