Você sabia que você pode estar nadando a mais nas provas de triathlon?

treinamento de águas abertas

A competição finalmente chegou, foram meses de preparação para o Ironman. O equipamento está preparado, a nutrição e a tática de prova totalmente planejada, mas…você já montou sua estratégia para a etapa de natação? Apesar da natação ser proporcionalmente a parte menos significante de uma prova de triathlon nas distâncias de Ironman, saiba que alguns erros cometidos na natação podem prejudicar toda a sua prova.

Um vídeo do Swim Smooth mostra os metros finais da etapa de natação de um triathlon olímpico, onde podemos claramente acompanhar a trajetoria de um atleta qualquer.

E é realmente impressionante como os atletas em questão desviam da trajetória varias vezes em um curto período de tempo. Se isso acontece nos momentos finais da natação, imagine o quanto essas pessoas não nadaram a mais durante toda a etapa de natação.

 

Como saber se eu nado torto?

 

O que muitos não sabem é que você pode estar saindo mal da água, justamente por causa da falta de orientação durante a natação.

Mas como saber se eu me oriento mal durante a natação? Sei que é dificil julgar com precisão, mas alguns fatores nos dão indícios de que estamos nadando “torto”.

GARMIN: Pra quem possui um GPS Garmin, que monitora a natação. Podemos ver na trajetória o quanto você desvia da linha ideal. Fique atento, que principalmente nas provas realizadas em rios e no mar, onde temos a influência de correnteza, as vezes os desvios são por causa das forças da natureza.

Nado melhor na piscina do que em águas abertas: Essa eu mesmo viví, por ter vindo das piscinas, no ínicio tive dificuldade de me adaptar às provas em águas abertas, e apesar de sempre ter um bom desempenho na etapa da natação, descobri depois de um bom tempo, que alguns atletas que ficavam muito para trás na piscina, conseguiam sair da água, sempre na minha frente nas provas de triathlon.

Saio da água sempre muito cansado: Se você nada bem durantes os tiros do seu treino na piscina, mas sempre sai da água, muito cansado nas provas de triathlon, isso pode ser um indicativo de que você não é um nadador tão eficiente em águas abertas, quanto é na piscina.

 

Dicas de Orientação:

Como todos sabem a menor distância entre dois pontos é uma reta. Por isso, é importante fazer alguns exercícios para garantir que você consiga manter uma linha reta.

Nade com um braço só

Durante os educativos do seu treino, procure nadar uma piscina com cada braço. Comece com 4 a 6x25m cada braço e aos poucos vá evoluindo para 6x50m com cada braço, a medida que você for se tornando mais eficiente no exercício. Procure perceber diferenças no gesto da braçada dos dois braços, e procure corrigir as deficiências.

Treine a orientação:

Esse é um exercício que costumo ministrar para os meus alunos. Peça para um amigo, treinador ou companheiro de treino se posicionar fora da água, do outro lado da piscina. Enquanto você atravessa a piscina, tirando a cabeça para fora da água (movimento de orientação), peça para o seu amigo mostrar um número com os dedos de maneira aleatória. Assim, você treina não só gesto de tirar a cabeça para fora da água para respirar, como também a habilidade de olhar e prestar atenção enquanto você nada. Repita de 4-6 vezes.

10 braçadas no escuro:

Esse é um educativo divertido e ao mesmo tempo desafiador.

Se posicione no meio da raia, dê o impulso na borda e nade 10 braçadas de olhos fechados. Ao final das 10 braçadas, abra os olhos e veja a sua posição. Repita esse exercício de 4-6 vezes. A medida que você for ficando mais eficiente, procure aumentar o número de braçadas “no escuro”.

Simulação de Águas Abertas na Piscina

Veja um dos vídeos do Espirito Outdoor onde mostro uma sessão de treino dos atletas que eu treino.

 

Quer mais dicas?

Então veja alguns posts do Espírito Outdoor que podem te ajudar a aprofundar no assunto.

Gostou de nossos artigos e quer recebê-los por email? É só clicar aqui!

Conheça os nossos programas de treinamento!


Publicado

em

,

por

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *