A campeã Jenny Smith dá as Dicas para o Xterra Amazônia

Jenny smith triatleta de xterra
Jenny Smith em uma de suas vitórias pelo Brasil. Nessa foto no Xterra Vale do Aço.

Se você, como eu se inscreveu para o Triathlon Xterra Amazônia e não tem a menor idéia do que irá encontrar na prova leia nosso artigo preparado por ninguém menos do que  Jenny Smith, a campeã do Xterra Amazônia do ano passado.
Jenny, que é uma lenda viva do esporte e venceu a prova, no ano passado, com certa facilidade concluindo o percurso bem a frente das suas rivais. Jenny esteve no Brasil no ano passado e venceu o Claro Brasil ride na categoria duplas ao lado de seu marido Brian Smith (também outro nome forte no XTERRA e no MTB). Apesar disso com muita humildade e carinho nos escreveu com dicas preciosas pra quem vai se aventurar na selva amazônica. Jenny, com muito pesar não competirá esse ano no Xterra Amazônia.

Qual o pneu mais recomendado para a prova?

“Recomendo pneus de lama 1.8, 1.9 ou 2.0 de largura. Eu não usaria nada mais largo do que 2.0, pois é importante que o pneu consiga limpar a lama, pois na Amazônia o barro é grudento e argiloso. No ano passado eu usei um Kenda Nevegal atrás e foi perfeito, e na frente m Bontrager Mud X.”

pneu para barro
Pneu Kenda Nevegal

Área de transição:

“Espere um clima (muito) quente e húmido e provavelmente com chuva. Área de transição prova provavelmente estará toda úmida, então tende não deixar muitos equipamentos lá. Leve uma jaqueta impermeável ou um guarda-chuva para antes ou depois da corrida caso você queira ficar seco.”

Escolha de Equipamentos e hidratação:

“Leve 2 caramanholas no ciclismo ou uma mochila de hidratação, uma vez que a água fornecida pela organização foi em copinhos e não foi suficiente para mim como a maior fonte de hidratação. Uma boa idéia é usar endurolytes (hammer) ou algma bebida ou tablete de hidratação similar para que você consiga. manter hidratado para a corrida. No ano passado eu parei e bebi uma garrafa inteira de gatorade nos 5km pois eu estava com tanta sede! É bom tentar evitar que isso aconteça.”

Óculos de sol:

“Eu pensaria duas vezes em usar um óculos de sol. Eu acho que usei no ano passado, mas eles ficaram tão enlameados e na parte do percurso dentro das árvores (que é escuro) eu não precisaria usá-los. Normalmente eu uso óculos para proteção mas nessa corrida…”

Luvas:

“– USE LUVAS DURANTE A CORRIDA. Eu gostaria de ter usado no ano passado, isso teria me ajudado muito no meio da selva pois eu poderia me apoiar melhor as coisas e teria mais proteção nas mãos (Existem muitos espinhos no meio da selva).

Meias:

Use meias para proteção, a escolha é sua, entretanto eu acho que para essa prova especificamente é melhor estar melhor preparado do que mais leve. Não esqueça é a Amazônia e quem irá se dar bem é o competidor mais inteligente e não o mais rápido”.

Mensagem da Jenny:

“COMA AÇAI no Sigs na área do congresso (Jenny, moramos no Brasil, temos açai pra caramba aqui!). Aproveitem o máximo pois essa é provavelmente a prova de triathlon mais especial do mundo e a experiência vai muito além da competição em si. Não fiquem nervosos, fiquem empolgados, e não se esqueçam de quão especiais vocês são por poderem competir nessa prova. Boa sorte! Beijos, Jen!”

Bons treinos!

Gostou de nossos artigos e quer recebê-los por email? É só clicar aqui!

Você pode também seguir nosso perfil no Twitter!

 


Publicado

em

por

Comentários

2 respostas para “A campeã Jenny Smith dá as Dicas para o Xterra Amazônia”

  1. Avatar de Xampa
    Xampa

    Apesar de nao participar da prova, gostei das dicas.
    Valeu

  2. […] semana passada publicamos a entrevista com a campeã do Xterra Amazonia do ano passada Jenny Smith, que compartilhou algumas dicas relacionadas à prova. Esse fim de semana tive a oportunidade de […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *