Como se proteger de gripes e resfriados? – Dicas para atletas!

Começou a temporada de gripes e resfriados. O mês de maio, traz com ele as primeiras grandes frentes frias do ano e com isso muita gente fica doente. Embora não tenhamos no Brasil climas tão extremos, o frio e o ar seco oferecem condições perfeitas para a proliferação de germes, o que torna essa época na Temporada das Gripes e Resfriados.
Já diziam os antigos, uma gota de prevenção, vale mais do que um quilo de cura. Então, veja as nossas dicas para se prevenir e passar o outono e inverno sem ficar doente!

Mantenha o seu treinamento!

Atletas em forma, tem proteção extra contra as bactérias que causa infecções no trato respiratório superior. Um estudo publicado recentemente no European Journal of Applied Physiology constatou que ciclistas altamente treinados apresentavam um interessante aumento de proteínas antimicrobiais na saliva depois de apenas 30min de treino. Esse tipo de proteína esta diretamente relacionado ao combate de doenças. Outros 2 estudos (referência aqui e aqui), também comprovam esses achados. O primeiro, que analisou nadadores, percebeu um grande aumento no sistema imunológico após sessões de treino que envolviam esforços máximos. E o segundo estudo, avaliou a resposta do sistema imune de mulheres ativas ao exercício físico. Ou seja, um plano de atividade física consistente é fundamental para manter o sistema imunológico em alta. Então, nada de perder treinos por causa do frio!

Proteja o seu pescoço!

Sua Avó estava certa quando mandava você não tomar friagem no pescoço. Estudos já comprovaram que nosso pescoço é particularmente vulnerável ao frio. Quando deixamos o pescoço exposta ao frio nossa imunidade cai, e ficamos mais vulneráveis à gripes e resfriados. A medicina tradicional chinesa tem um ditado que diz – O vento é o chefe de 100 doenças. Portanto trate de se proteger ao sair para treinar. Boas opções incluem a bandana Eco Head, que gosto muito de usar no pescoço, ou um corta vento que proteja o pescoço.

Durma bastante!

O sono é importante para manter o seu sistema imunológico funcionando a todo vapor. Vários estudos demonstraram que aqueles que dormem menos do que 6h por noite, diminuem significativamente a habilidade do seu sistema imune de combater o ataque de vírus e bactérias, quando comparados com pessoas que dormem mais de 7h por noite. Quando você sentir que está ficando gripado, tente dormir o máximo possível para garantir a sua recuperação mais rápida.

Beba muito líquido!

No inverno, o ar costuma ficar mais seco e por isso acabamos desidratando mais fácil. Estar hidratado é importa para o seu corpo conseguir manter abundantes os fluidos corporais que transportam os anti-corpos. Alguns estudos indicam que aqueles que se mantém melhores hidratados, reduzem o risco de ficar doentes. O problema é que no frio nem sempre temos tanta vontade de beber água. Uma dica legal é tentar beber mais líquidos quentes como chás. Além de te manter quente, contribui para sua hidratação.

Lave as mãos!

Lavar as mãos constantemente é uma das melhores coisas que você pode fazer para prevenir seu contato com os germes que estão em toda a parte. Germes vivem nas superfícies das maçanetas de portas, telefones celulares, notas de dinheiro. E eles resistem a qualquer tempo. Você encosta em uma dessas superfícies, encosta na comida, encosta no seu rosto. Se contamina e fica doente. Certifique-se de lavar as mãos regularmente.

E Quando tudo dá errado e você já se encontra doente?

E quando você acorda com a cabeça cheia de catarro devido a algum germe oportunista, o que fazer? Treinar ou não treinar? As recomendações médicas nesse caso são muito simples:
Se os seus sintomas se resumem apenas ao mal estar na cabeça, um pouco de catarro ou coriza? Nesse caso você pode treinar, apenas diminua a intensidade (nada de tiros ou esforços máximos) e encurte a duração da sessão. Uma sessão curta e leve ajuda a aumentar o fluxo sanguíneo e a mandar as células brancas do sistema linfático para a corrente sanguínea, o que ajuda a combater as bactérias. Além de poder contribuir para dilatar as suas passagens aéreas, o que causa um alivio temporário aos sintomas da congestões

E quando os sintomas já estão na garganta e no corpo? Nesse caso, você está proibido de treinar. Ao invés disso, use o tempo para descansar, e se alimentar bem. Desas forma permitimos que o organismo concentre todas as suas força para se recuperar.

Bons treinos!

Referências:

  • Redox status and antioxidant response in professional cyclists during training http://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/17461391.2014.915345#.VTURkGRViko
  • Sex-Based Effects on Immune Changes Induced by a Maximal Incremental Exercise Test in Well-Trained Swimmers http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4126313/
  • The immune response to short-duration exercise in trained, eumenorrhoeic women http://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/02640414.2014.990488#.VTURg2RViko

Publicado

em

por

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *