Fontes de Proteína Vegetariana para atletas

Feijões passaram a ser uma das principais fontes de proteína da minha dieta.
Feijões passaram a ser uma das principais fontes de proteína da minha dieta.

No período em que eu adotei uma dieta totalmente vegetariana por 40 dias,  pude aprender muito sobre os alimentos ingeridos e a resposta do meu organismo sobre eles.

Apesar de ainda não ser totalmente vegetariano, meu consumo de carne está bem baixo, em relação ao que eu consumia antes.

Dentre minhas descobertas pude perceber que:

  1. Sem comer carne a qualidade do meu sono melhorou muito.
  2. O cheiro de minhas fezes e da urina ficaram muito mais fracos.
  3. Não me sentia tão empanzinado após as refeições, o que me deixava mais alerta durante o dia.
  4. Descobri que não é necessário ingerir tanta proteína, quanto eu antes achava ser necessária.

Para aqueles que nunca experimentaram a dieta vegetariana, uma das questões mais freqüentes é sobre a ingestão protéica comendo apenas vegetais. Saiba que é perfeitamente possível, ingerir proteina suficiente para se manter saudável e em alta performance, mesmo sem comer carne.

Hoje, eu tento ingerir carboidratos, proteínas e gorduras em todas as minhas refeições do dia. Na minha opinião isso melhora os níveis de energia, a saciedade e a absorção dos nutrientes.

Mesmo que você não deixe de comer carne é muito importante conhecer algumas fontes de proteína de origem vegetal.

Tofu: o Tofu ou queijo de soja é um dos alimentos,d e origem vegetal com melhor concentração de proteína. Embora muitos não gostem tanto do gosto, o Tofu pode ser usado no preparo de outros pratos, substituindo a ricota em patês ou recheios de tortas, ou mesmo pode servir de matéria prima para o preparo de hamgurguers.

Castanhas: as castanhas contém de 20-30% de proteínas de alta qualidade em sua composição, além de serem fonte de vitaminas e gorduras de alta qualidade. As castanhas se tornaram uma opção constante em meus lanches pós treino e entre as refeições, substituindo alimentos a base de leite ou barras de proteinas.

Feijões: Feijões passaram a ser talvez a minha principal fonte de proteína hoje em dia. Feijões de todos os tipos, lentilha, grão de bico…passei a comê-los em quantidades maiores e a combiná-los com outros alimentos. Já experimentou sanduíche de chilre vegetariano?

Hummus: essa pasta árabe de grão de bico é uma ótima fonte de nutrientes, e tem uma quantidade significativa de proteínas em sua composição.

Arroz integral: Procure consumir o arroz integral de verdade (que é marrom). Ele possui uma quantidade muito maior de proteínas e nutrientes, se comparado à outros tipos de arros.

Pesto: o molho pesto é feito à base de castanhas. Isso o torna uma importante fonte de proteínas.

Abóbora, cabotiam e Zuquini: Embora esses alimentos não sejam tão conhecidos como fontes de proteínas, suas cascas e sementes, contém muita proteína. Portanto tente aproveitá-las em suas receitas.

E você, qual é a sua receita para ingerir proteína sem comer carne?


Publicado

em

por

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *