O Protetor Solar não irá te salvar!

Não, não pare de usar protetor solar, mas você precisa de medidas adicionais para evitar o cancer de pele.

Um documento alarmante, publicado em agosto desse ano por um grupo de cirurgiões nos Estados Unidos, pede medidas drásticas e declara guerra ao câncer de pele.

Publicamos no passado o artigo Câncer de Pele: cuidados básicos para atletas , onde alertamos sobre o problema e oferecemos dicas de prevenção. Mas uma coisas é fato, os níveis de radiação subiram tanto que não se pode mais apenas confiar no protetor solar.

Em um estudo recente sobre o cancer de pele, um grupo de dermatologistas da Universidade de Stanford, descobriu que aqueles que apenas aplicavam protetor solar para se proteger do sol, tinham uma incidência maior do que aqueles que não utilizavam o protetor solar, mas evitavam o sol, usavam chapéus e roupas de manga comprida para evitar os danos à pele.

A opinião dos especialistas ainda não é unânime, mas cada vez mais médicos recomendam outras medidas (além do protetor solar) para evitar o surgimento de melanomas (o nome do cancer de pele).

Uma parte do problema se encontra no fato de que nem todos os produtos disponíveis no mercado protegem contra os raios UVA e UVB. Os raios UVB causam queimaduras na pele, enquanto os raios UVA penetram fundo na pele causando danos mais severos a estrutura da pele.

Ainda não existe uma lei que obrigue os produtos disponíveis no mercado terem igualmente proteção UVA e UVB, e isso se torna pior ainda nos produtos importados.

Roupas de Proteção Solar

Quando comecei a treinar triathlon, pouco se falava sobre proteção solar, e eu costumava treinar de camisa regata, de top ou muitas vezes sem camisa.

Hoje mais conciente, procuro evitar os piores horários do sol, e sempre que saio no sol, passo protetor solar e visto camisas de manga comprida (ou manguitos).

Você deve ter visto o caso recente do ciclista vencedor do Tour de France, Chris Froome que teve queimaduras na pele, vestindo uma camisa de ciclismo projetada para as altas temperaturas e para facilitar a evaporação do suor.

O ciclista profissional Chris Froome, teve queimaduras de pele, mesmo nas áreas cobertas por sua camisa de ciclismo
O ciclista profissional Chris Froome, teve queimaduras de pele, mesmo nas áreas cobertas por sua camisa de ciclismo

A boa notícia é que cada vez mais tecidos, e consequentemente roupas com proteção solar tem surgido no mercado.

É importante ficar atento, pois algumas roupas não oferecem proteção adequada. Por exemplo, uma camiseta branca normal, oferece um fator de proteção solar igual a 5.

Segundo os médicos, alguns fatores influenciam o aumento na incidência de cancer de pele entre as pessoas. Fatores esses que incluem a diminuição da camada de ozônio, que faz com que mais raios nocivos à pele entrem na atmosfera, e o fato de as pessoas passarem mais tempo ao ar livre.

Dicas para proteção solar do Espírito Outdoor

  • Protetor solar é obrigatório, isso inclui protetor labial. Se possível, passe protetor no corpo todo, mesmo nas partes que ficarão cobertas pela roupa. Isso é necessário, pois muitas vezes os tecidos esportivos, não oferecem a proteção UV necessária (veja o exemplo de Chris Froome acima). Não esquece de passar protetor na orelha e no pescoço, tá?
  • Óculos de sol não é apenas um item fashion, ele serve para proteger os olhos, que também podem sofrer danos à exposição prolongada ao sol. Procure os modelos maiores que cubram uma parte maior do seu rosto.
  • Treino coberto. Hoje existem camisas do tipo Segunda Pele, que são ao mesmo tempo leves, próprias ao exercício e ainda oferecem alguma proteção solar.
  • Evite se expor nos horários de maior incidência de raios solares. Em outras palavras, saia para treinar mais cedo ou deixe para treinar no final da tarde.
  • Dicas extras? Leia o documento de 84 páginas chamado Call to Action Against Skin Cancer, publicado pela Secretaria de Saúde norte americana.

Tem mais alguma dica? Deixe nos comentários!

 Ainda não assina nossa lista de Email? Não perca tempo!


Publicado

em

,

por

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *