Objetivos de ano novo – Como traçar metas esportivas

No começo da pandemia escrevi um pequeno artigo sobre o meu primeiro dia de quarentena, tendo certeza que conseguiria escrever todo o dia por não ter nada para fazer. Ledo engano. O ano passado foi tão frenético que, só agora no segundo ano de pandemia pude me dar conta de que quase não escrevi aqui nesse espaço.

Pretendo retomar as postagens com menor frequência mas compartilhando coisas bacanas e dicas relacionadas aos esportes e ao estilo de vida outdoor. E continuarei escrevendo dicas mais voltadas à performance e o treinamento esportivo no site da Viiva Assessoria Esportiva.

Novo feed


Como o google desativou o serviço Feedburner esse ano, “ficamos a pé” para mandar as atualizações aqui do site para os assinantes. Por isso passamos a usar o follow.it que permite não só receber o artigo pelo feed assim como o faziam no passado. Mas podem também definir e filtrar os canais de entrega podendo receber por exemplo seus artigos via Telegram, email ou no seu browser. Basta apenas clicar aqui e selecionar como deseja receber.

Balanço do Ano e definição de objetivos

Fala a verdade pra mim: quantas metas de ano você conseguiu cumprir em 2021?

Sim, aqueles objetivos que você traçou lá no começo do ano e que você jurou pra você mesmo que iria conseguir atingir.

Eu tenho 99% de certeza que você não conseguiu cumprir 100% desses objetivos.

E eu não falo isso como uma crítica, na verdade, eu mesmo falhei com vários dos meus objetivos…

A chegada do mês de dezembro me fez lembrar do tanto de coisa que eu gostaria de ter feito em 2021, mas que por vários motivos eu deixei de fazer.

Depois de muita reflexão, eu percebi que esse resultado não quer dizer que sejamos preguiçosos ou incompetentes, na verdade esse resultado quer dizer duas coisas:

1_ Que deixamos de correr atrás dos objetivos para fazer outras coisas mais importantes;

2_ Sabemos criar objetivos mas não sabemos criar planos de ação para atingir esse objetivo.

E por incrível que pareça, isso é um bom sinal. Eu explico.

A vida muda

Alguns objetivos definidos ao logo do ano podem deixar de acontecer porque outras coisas mais importantes aparecem no meio do caminho.
No início do ano resolvi definir que iria me dedicar a melhorar o meu ciclismo, já que com as restrições de covid as piscinas da minha cidade ficaram meses fechadas e as provas não tinham a menor previsão de acontecer. Com a chegada das vacinas o cenário melhorou, as piscinas reabriram e as provas começaram a ser anunciadas. Entende agora?
Esse foi um objetivo que deixou de acontecer porque a minha vida mudou e isso não é de tudo ruim.
Agora se o seu objetivo deixou de acontecer porque você não teve foco ou não programou um plano de ação aí é outra história.

Definir um plano de ação

Aprendi como gestor da minha empresa que o que não é medido não pode ser acompanhado. Isso se aplica a todos os objetivos, não só os relacionados à empresa, mas também os esportivos, os sonhos, viagens e projetos pessoais.
E muitas vezes isso deixa de acontecer.

Tire uma semana de folga (se você já não o fez).

Uma ou duas semanas por ano longe dos treinos podem fazer milagres! Procure fazer outras atividades que você não costuma fazer, outros esportes, ler, relaxar. Tudo exceto treinar as modalidades que você costuma fazer no dia a dia. Tanto o seu corpo quanto a sua mente precisam disso.

Não se preocupe, não serão esses dias que irão arruinar o condicionamento ou forma física conquistadas durante o ano. Um tempo afastado permite que nosso corpo se regenere e se cure dos abusos sofridos ao longo do ano.
Nesse período trace seus objetivos para o ano. Esses são os seus objetivos e mesmo eu como treinador, não me sinto a vontade de traçar os objetivos dos meus alunos. Cada um sabe pelo que seus olhos brilham, meu papel é apenas ajudar na jornada.

Uma coisa importante é definir metas mensuráveis que você saiba que possam ser atingidas se você treinar direito. Definir metas muito difíceis, na verdade podem fazer com que você desista dos seus objetivos por ficar desmotivado.

Exemplos de metas legais que meus alunos tem: “Quero conseguir subir a subida do Zera Pico sem descer da bike”, “Quero melhorar o meu ftp em 10% até maio do ano que vem.”, “Quero baixar 1min do mu tempo de 10km”

Para quem gosta de competir é importante definir metas metas de performance e não metas de colocação, já que não controlamos como estarão nossos aniversários.

Por Exemplo: Esse ano (2021) eu realmente queria me classificar para o Campeonato Mundial de Sprint Triathlon de 2022, mas com quase 2 anos sem provas eu não tinha a menor idéia de quem estaria participando na prova e o quão treinados eles estariam (coisas que eu não consigo controlar). 

Então definir uma meta de, por exemplo, vencer a prova aumentaria as chances de eu falhar mesmo eu tendo uma performance incrível no dia. Para classificar eu teria que estar entre os 5 primeiros da prova.

Apesar do meu objetivo principal ser chegar entre os 5 primeiros, minhas metas do ano eram:

  • Nadar abaixo de 1’20″/100m nos 750m, o último campeonato brasileiro fora disputado (em 2019 antes da pandemia) exatamente no mesmo lugar que seria o meu campeonato. E esse era o tempo dos atletas que conseguiram sair no primeiro pelotão da água.
  • Melhorar o peso que eu conseguia levantar no meu agachamento em 40% (o mesmo peso que eu fazia antes da pandemia)
  • Conseguir correr abaixo de 4min/km depois de pedalar.

Para cada meta definida eu tinha:

  • Meta intermediária. Por exemplo: Nadar os 750m na média de 1’30″em junho, 1’25″em setembro e abaixo de 1’20” em novembro. Aumentar a minha frequência de treinos de corrida de 12 para 14 corridas no mês.
  • Metas de processo. Examplos: Conseguir fazer tiros de 50m para 1’25” em julho, 200m para 1’25″/100m em agosto para então conseguir nadar os 750 nesse ritmo em setembro. Outra meta era fazer 10-15 séries de agachamento todas as semanas até novembro..
    Uma vez estabelecido o processo, eu foco no processo e não no resultado. Assim eu não me preocupo tanto em não estar conseguindo correr no pace que eu quero correr no futuro, mas apenas cumpro os treinos de corrida e deixo o corpo responder. Da mesma forma os treinos de natação, começando a trabalhar com distâncias mais curtas, no ritmo objetivado e ao longo do ano fui aumentando o ritmo até que eu estava conseguindo nadar no ritmo objetivado.

Se eu me esforçar no plano de trabalho estabelecido e for atingindo as minhas metas estabelecidas eu largo na prova confiante de ter feito tudo o que podia ao meu alcance para performar bem na prova. E em relação ao meu objetivo eu acabei conquistando a 4ª colocação e ficando com uma das vagas para o Campeonato Mundial de Triathlon.

https://www.instagram.com/p/CXbye5bPgqv/

É claro que depois de eu ter superado o desapontamento de não ter pego pódio eu estava feliz com o meu esforço.

Lembre-se, metas não escritas são apenas sonhos. Metas escritas são metas que passam a existir e pelas quais você irá traçar um plano de ação para conquistá-las.

Não sabe onde começar para treinar? Então veja os nossos programas de treinamento!

Boa sorte em 2022 e fique a vontade de deixar as suas dúvidas, sugestões ou mesmo compartilhar suas metas nos comentários!

Grande Abraço,

Rodrigo Langeani

Se você é corredor, triatleta ou atleta multi-esporte e não tem um objetivo para o treino de final de ano recomendo o Desafio 21 em 30 que irá te ajudar a construir uma boa base de treino.


Publicado

em

por

Tags:

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *