Porque não usar a Frequência Cardíaca na Natação

Recebi uma questão muito interessante de um leitor, querendo saber recomendações de monitores cardíacos para natação. O leitor queria saber qual o melhor modelo de monitor cardíaco para natação e como usá-lo.

Embora a frequência cardíaca seja amplamente usada no treinamento de várias modalidades para controlar a intensidade e acompanhar os benefícios do exercício à saúde, os monitores cardíacos para natação são um pouco complicados.
Primeiro que o comportamento da FC (frequência cardíaca) dentro d’água tem suas características um pouco diferentes do que outras atividades. Normalmente a FC é mais baixa de 10-17 batimentos dentro d’água. Isso sem contar que você tem que fazer um teste para determinar a sua FC e suas zonas de treinamento na natação.
O segundo problema é a interferência que dá na transmissão de dados. Alguns monitores cardiacos, armazenam os dados cardíacos e só o transmitem para o relógio quando a cinta cardiaca emerge (como quando ficamos em pé ao final de um tiro ou paramos para descansar na borda). E parado algumas pessoas preferem tomar o pulso, com os dedos medindo no relógio, mesmo não sendo tão preciso, é bem mais simples (e barato!).
O terceiro fator é que a cinta de FC não para no lugar enquanto nadamos. Eu mesmo nao consigo nadar com a fita, se der uma virada mais forte ou nadar em ritmo de prova, a cinta sai do lugar. Já tentei usá-la por baixo do macaquinho ou top de triathlon e mesmo assim não funcionou. Conheço algumas pessoas que conseguem usar a cinta de monitor cardíaco durante a natação, mas conheço outras tantas que não conseguem.

Como monitorar os treinos de natação?

É por essas e por outras, os atletas e treinadores acabam usando outras formas de monitorar e controlar a intensidade do treino. Vc deve ter ligo o artigo onde falo dos gps para natação e dou dicas de como melhorar o seu treino usando essa ferramenta, se não leu leia o artigo aqui. Como treinador, prefiro usar em meus treinos e nos treinos de meus atletas o monitoramento através do comportamento da velocidade de nado, Freqüência e Amplitude de Braçadas.

Mesmo assim, se quiser comprar um monitor cardíaco pra natação indicaria o Suunto Ambit 3 (na minha opinião o melhor nesse quesito), em segundo lugar indicaria os modelos da POLAR, o Finis Aquapulse (que se encaixa nos óculos!) e o Garmin Forerunner 735XT (a versão nova – com a cinta para natação). Se quiser um relógio com funções de natação mas sem FC, compre o Garmin Swim, que apesar de antigo funciona de maneira excelente.

Espero ter ajudado!

Gostou de nossos artigos e quer recebê-los por email? É só clicar aqui!

Conheça os nossos programas de treinamento!

Comentários

6 respostas para “Porque não usar a Frequência Cardíaca na Natação”

  1. Avatar de Dairo

    Suunto Ambit3 já grava registros de frequência cardíaca debaixo d’água. Ele não usa transmissão de rádio em tempo real. Grava os dados na cinta, e, quando você sai da água, os dados são transferidos para o relógio e sincronizados.

    1. Avatar de Rodrigo Langeani

      Sim, exatamente como está escrito acima (você chegou a ler o artigo?) e a falta de feedback instantâneo na natação é um dos fatores que prejudicam a utilização desse recurso para o controle da atividade.

  2. Avatar de Fernanda Lofiego

    Oi, sabe me dizer se o ft4 ou ft7 conseguem registrar a fc durante o nado? Msm que não tenha o feedback instantâneo. Não sou atleta, só faço aulas 3x por semana e gostaria de acompanhar o meu progresso. Desde já obrigada!

    1. Avatar de Rodrigo Langeani

      Não sei dizer fernanda. Melhor entrar em contato com o fabricante.
      O artigo que escrevi foi baseado nos relógios que testei pessoalmente, por isso está um pouco destualizado.

      1. Avatar de Darclé Feher da Silva
        Darclé Feher da Silva

        Hoje tem relógio que dispensa o uso da cinta. Bem mais fácil. Um exemplo é o da Polar.

        1. Avatar de Rodrigo Langeani

          Mas nenhum deles funciona durante a natação. Alguns coletam dados que são transmitidos para o relógio após a sessão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *