specialized stumpjumper fsr

Vantagens e Desvantagens das Bicicletas 27,5 ou Porque me apaixonei pelas rodas 650B

Última atualização: Julho de 2015

Faz pouco mais de 3mil km que eu passei de vez a andar com uma bicicleta com rodas 650B, e como prometido estou publicando esse texto com minhas impressões sobre a bike.

Nesse período a bike foi testada em diversas condições, até viajei para testar a bike em piso e relevo diferentes das quais estou acostumado.

Nesse texto, procurei reunir não só minha opinião pessoal, como também dados de estudo e pesquisa sobre o assunto nos últimos meses.

Sem sombra de dúvida, desconheço alguma revista Brasileira que tenha um testador que tenha testado, treinado, competido e vivido com uma 27,5”  como eu fiz nos últimos meses.

Pra quem ninguém se confunda, deixo claro que usarei no texto hora 27,5”, hora 650B, então para fins didáticos, as duas coisas são a mesma coisa. Enquanto os americanos preferem falar 650B, os europeus falam 27,5”.

Porque o meu review é mais completo?

Revistas Nacionais são superficiais:

A alguns anos comecei a acompanhar e estudar mais a fundo as tecnologias relacionadas às bicicletas. Desde então, acompanho estudos, dados dos fabricantes e revistas internacionais.

Diferente das revistas nacionais, nos Estados Unidos e na Europa, as revistas fazem testes muito mais profundos com as bicicletas, e dificilmente é publicado um review sobre uma bicicleta sem que antes ela tenha sido testada por no mínimo 30 dias.

Na gringa, as revistas têm equipes de testadores profissionais que testam as bikes extensamente e em muitas condições. Alguns ficam com a bike alguns meses treinando e competindo, antes de tirar qualquer conclusão. Na Europa, algumas revistas fazem até testes de resistência e da relação peso/resistência de um quadro, para poder opinar de maneira certeira sobre a resistência e a durabilidade de um quadro (ou de uma bike).

No Brasil isso não acontece e os testes publicados em nossas revistas, são ligeiras impressões sobre a bike, já que o testador fica com a bike por apenas algumas horas, na maioria dos casos. Então, minha dica é não acredite 100% no que você lê na revista, pois a maioria dos reviews é superficial.

No caso desse review, testei a bike em diversas condições, tanto de treino quanto de competições.

Transparência:

Outro motivo importante é que enquanto nas revistas nacionais a maioria dos reviews é pago, o que faz com que o testado acabe não falando 100% o que achou da bike. Diferente disso, eu pesquisei, escolhi e comprei a minha bicicleta: uma Scott Scale 735. A Scott é uma marca na qual eu tenho uma grande simpatia, mas até o presente momento, não tenho nenhum vínculo com a marca (bem que eu gostaria! ).

Porque escolhi uma Bicicleta 27,5”(650B)?

Quando as primeiras bikes com rodas 650B foram lançadas em 2012, muitos fabricantes falaram que a roda 650B era o Middle Wheel Size, ou o tamanho intermediário de roda em inglês, e que esse “novo” tamanho atenderia os atletas menores ou aqueles que buscavam uma bicicleta de pilotagem mais ágil do que as aro 29.

Minha primeira reação foi achar que isso tudo era uma tremenda jogada de marketing dos fabricantes para que empurrar mais um bicicleta. Olhei todos os lançamentos desse tipo de roda com muita desconfiança.

No entanto, testando e andando com a 650B por todo esse tempo, posso afirmar de boca cheia que esse tamanho de roda combina as vantagens das rodonas com as vantagens do aro 26.

Algumas marcas foram pioneiras nas rodas 650B, marcas como a Jamis e a KHS lançaram bikes bem antes das outras grandes marcas, e o mercado ainda não estava pronto para a idéia. No entanto essas marcas ganharam dianteira e conseguiram desenvolver o conceito das rodas 27.5 bem antes das outras marcas.

A GIANT, que é a marca que mais vende bicicletas em todo mundo, é uma das marcas que mais apostou nas rodas 27,5, declarando publicamente que, dependendo da aceitação do público, pensa em extinguir os outros tamanhos de roda da sua produção em 2016. A Specialized que era a marca que mais defendiam as “vantagens supremas” das aro 29, lançou alguns modelos 27,5″ em 2015 e já tem mais de 10 novos modelos de bikes tops na linha 2016 (porque a specialized lançou bicicletas 27,5?). TREK é outra marca que  também dá o braço a torcer e investe no tamanho 27.5 para 2016.

Pense comigo, se as aro 29 fossem tão superiores assim, haveria necessidade em investir no desenvolvimento de outros modelos no aro 650b (27,5″)?

A Scott (assim como a KHS), já possui uma abordagem mais neutra, lançando modelos no 29 e no 650B deixando que o ciclista escolha o que achar melhor.

specialized stumpjumper fsr
A Specialized lança a Stumpjumper FSR com rodas 27.5 para 2016.

Acabei escolhendo uma Scott, porque foi a única marca que me apresentou dados sobre a melhor rigidez (na região do movimento central) dos quadros 27,5 em relação aos 29. E isso é uma característica que faz muita diferença, principalmente para ciclistas leves (e sem tanta potência) como eu, maximizando a transferência de força entre o ciclista e a bike.

A Scott Scale 735 foi a minha escolha.
A Scott Scale 735 foi a minha escolha.

Qual é a melhor bicicleta?

Cada biker, tem características únicas, tanto na composição física (há ciclistas mais altos, mais baixos, mais fortes e mais magrelos), no estilo de pilotagem (do ciclista iniciante àqueles extremamente técnicos), no uso que se faz da bicicleta (existem aqueles que pedalam por lazer, outros levam a bicicleta mais a sério competindo e treinando) e por fim existe a região em que se vai pedalar (eu moro em uma região pouco montanhosa, mas frequentemente viajo para pedalar em outros lugares).

Por isso antes de tirar qualquer conclusão, seria superficial, não considerar esses fatores ao escolher o melhor tamanho de roda.

Vantagens da Roda 27,5” (650B)

Geometria

Quando se vai escolher uma bicicleta, a geometria do quadro é um dos pontos mais importantes, pois é ela que influencia diretamente o comportamento da pilotagem da bicicleta.

Diferenças na geometria do quadro afetam a rapidez, a agilidade e o conforto do ciclista. Para que ninguém faça confusão, por definição, agilidade é a capacidade de mudar de direção rapidamente. Uma bicicleta mais rápida é uma bicicleta que pega mais velocidade, uma bicicleta ágil é uma bicicleta com uma boa capacidade de mudar de direção (lê-se curvas).

Quanto maior a roda da bicicleta, mais difícil é de otimizar a geometria dos quadros, principalmente nos tamanhos de quadros menores.

Quanto menor o quadro, mais difícil é das rodonas caberem no quadro, com isso, nos tamanhos menores (menores que 17”), a caixa de direção acaba ficando um pouco mais alta (em relação ao selim) o que afeta a posição de pilotagem.

Outro grande problema é o curso das suspensões que nas rodas aro 29, dificilmente é maior do que 140mm sem afetar severamente a dirgibilidade da bike.

São por essas razões que as aro 29 de tamanho pequeno (14”, 15”, 16”) muitas vezes possuem quadros tão espremidos que mal cabe uma caraminhola no quadro. Isso explica também a dificuldade de se lançar uma bicicleta de Downhill com os aro 29.

Uma aro 29 tamanho 15" é um exemplo de um quadro espremido onde não cabe um suporte de caramanhola.
Uma aro 29 tamanho 15″ é um exemplo de um quadro espremido onde não cabe um suporte de caramanhola.

Já as rodas 650B, oferecem uma grande possibilidade de geometria, e não é por acaso que esse tamanho de roda está dominando nas provas de Enduro MTB e começa a ganhar força no DH.

Aceleração

A aceleração de uma bicicleta tem um papel muito importante na escolha do tamanho de roda.

Uma roda maior, demora mais para acelerar, necessitando de mais potência do ciclista para alcançar determinada velocidade.

Isso significa, que em uma trilha muito técnica, onde você tem que constantemente acelerar e desacelerar a 650B é mais vantajosa.

Já se você pedala mais no estradão, ou está mais preocupado com o conforto, prefira uma roda aro 29.

Angulo de Ataque

Uma roda maior rola mais fácil sobre os obstáculos. Isso significa que com uma roda maior você consegue passar mas facilmente sobre os obstáculos, além de manter a sua velocidade mais facilmente em terreno irregular.

Em termos técnicos, a 650B tem desempenho bem similar às 29 nesse quesito, mas melhor que as rodas 26.

O teste clássico para essa característica é medir o angulo de ataque da roda em um cubo de 36cm2 (6cm x 6cm). Angulo de ataque é o angulo de intersecção entre um objeto redondo e um objeto quadrado. Quando comparados os ângulos de ataque entre os diferentes tamanhos de roda. A 650B passa sobre o obstáculo com um angulo 9,8% menor do que a 26. Já a 29 passa sobre o obstáculo com um angulo 14% menor do que a aro 26.

Em outras palavras a 650b tem um desempenho mais próximo da 29 do que da 26.

Ilustração da Giant para comparar o angulo de ataque entre os diferentes tipos de roda. Repare como nesse quesito as rodas 650B ficam bem próximas do desempenho das 29.
Ilustração da Giant para comparar o angulo de ataque entre os diferentes tipos de roda. Repare como nesse quesito as rodas 650B ficam bem próximas do desempenho das 29.

No meu período de testes pude sentir bastante semelhança das rodas 650B com as 29 ao transpor obstáculos. Mas em descidas técnicas em alta velocidade, percebi que a bike 650B pula um pouco mais. Na minha opinião isso deve melhorar com um pneu dianteiro de maior volume, atualmente uso um pneu 2.0, mas penso que seria legal um pneu 2.2 na frente.

Tração

Rodas maiores tem maior superfície de contato com o solo. Excluindo fatores, como pressão do pneu e tipo de pneu, quanto maior a superfície de contato com o solo, melhor a tração.

Se a sua região possui trilhas escorregadias, rodas maiores são melhores.

A área de contato com o solo de uma 29 e uma 650B são bem similares, como ilustrado na foto abaixo. No entanto, aqui as 650 leva um pouco de vantagem pois em baixa velocidade a bike acelera mais rápido, e a tração é praticamente a mesma de uma 29.

traçao

Rigidez da bike

Quanto maior a roda, maior deve ser as dimensões do quadro para acomodar a roda. Quanto maior o quadro, maior a flexão lateral do quadro. Uma bicicleta com rodas 650B tem um quadro 5% mais rígido do que uma aro 29, mas apenas 2% menos rígido do que uma aro 26.

Isso para um atleta pequeno como eu representa uma vantagem significante.

Outro ponto importante é que uma roda 650B possui com menos torção lateral do que uma 29, o que melhora o aproveitamento da força do ciclista.

Peso

Para muitos ciclistas, o peso da bike é uma das características mais importantes da bike, já que uma bike mais leve representa uma clara vantagem.

No entanto é importante separar o peso em 2 fatores: peso total da bike e peso das rodas.

Peso total da bicicleta: Ao analisar o peso total da bicicleta 650B se comparada com uma 29 com as mesmas configurações, vemos que o peso fica em torno de 5% mais leve para a 650B (isso significa uma bike de 500g a 1kg mais leve que uma 29).

No entanto quando avaliamos apenas o peso das rodas, percebemos que as rodas (peso da roda + pneu) é 7% mais leve do que uma 29.

Isso em outras palavras siginifca melhor aceleração e melhor desempenho nas subidas.

Porque a roda 27.5?

Existe um engano muito grande em pensar que a performance das rodas 650B ficam exatamente entre o de uma 26 e uma 29. Segundo os dados acima e no que pude perceber nesse primeiro mês de pilotagem, as rodas 650B, reúnem as melhores características das 26 e 29.

Para resumir minha opinião, poderia resumir os dados acima em 3 pontos para ilustrar as vantagens da 27,5 em relação a 29:

  • Menos peso
  • Melhor desempenho nas subidas
  • Melhor controle da bicicleta

Desvantagens das aro 27,5?

Uma desvantagem clara percebida nas 27,5” é o fato de, na descida, elas embalarem menos do que as 29. O desempenho desse tamanho de roda é bem melhor do que as 26, mas um pouco inferior do que as 29.

Essa capacidade de manter a velocidade pode ser impactante na performance daqueles que moram em regiões mais planas ou participam de provas de Trip Trail e Maratona, onde a exigência técnica não é tão alta.

E a bike do NINO SCHURTER?

p4pb10820046

Muita gente já deve estar falando, e a bike do Nino (Schurter)?

A bike do Nino Schurter é um caso a parte, pois a geometria da bike é toda alterada em função das características do piloto suiço.

A Bike é diferente de uma Scale 27,5 (ou da Spark 700) que você encontra na loja. O Top Tube é mais longo, o ângulo da caixa de direção é mais agressivo, a bike usa um movimento central BB30 (que é mais leve), enquanto as bikes de fábrica usam Press Fit 92.

TOP TUBE MAIS LONGO, pra que serve?

Com um top tube mais longo o atleta fica com uma posição de pilotagem mais agressiva, além de aumentar ligeiramente a distância entre eixos, o que confere um pouco mais de estabilidade à bike. Um jeito de deixar a bike com rodas 650B um pouco mais parecida com a estabilidade de uma bike 29.

Suspensão tunada

Outra Característica interessante, é a suspensão DT Swiss que o atleta usa. A DT Swiss não tem uma reputação de ser uma suspensão muito indicada para competir. No entanto os engenheiros da Scott modificaram o cartucho interno da suspensão para que ela ficasse mais resistente e que funcionasse ligeiramente diferente de uma suspensão comum. Quando aberta a suspensão tem 100mm de curso, mas quando fechada a suspensão tem 60mm de curso (ao contrário dos 20mm usuais).

Esse pequeno detalhe deixa a bike um pouco mais complacente em trechos irregulares, mesmo com a suspensão fechada.

A Scott Spark do Nino

O canal GMBN fez recentemente um vídeo da Scott Spark 700 a bike 650b full do Nino. E como a Scale acima, ela também tem alguns detalhes importantes.

Mas o detalhe mais curioso é um selim com curvatura para frente (seatback ao contrário) para permitir que o centro de gravidade do ciclista esteja mais para frente da bike e melhore o desempenho nas subidas mais inclinadas.

Dicas para melhorar sua 27,5” (650b)

Tente usar pneus de grande volume. Com pneus maiores do que 2.0, o diâmetro da roda aumenta o que oferece melhor capacidade de passar sobre obstáculos, além de conseguir absorver os buracos melhor, deixando a bike mais tempo no chão. Com pneus menores que 2.0 a bike pula muito e em alta velocidade é difícil deixar a bike no solo.

Use um curso de suspensão maior ou deixe a suspensão um pouco mais mole. Assim você melhora o controle e a estabilidade da bike em alta velocidade.

Melhores bicicletas 27,5” do mercado

Cada dia são apresentados novos modelos de bikes 650B ao mercado. Pneus, quadros, rodas e suspensão são cada vez mais comuns.

Entre as marcas que se dedicam às bicicletas 650B, destaco a KHS, a Scott e a Giant (que apesar de ser muito forte no exterior, está meio apagada no Brasil). A Jamis é uma excelente marca, mas que também não tem dado muito as caras aqui na Terra Brasilis.

Bicicletas de Entrada

Até R$3500,00 reais, recomendo a linha Sixfifty da KHS. A marca está dando um show no custo benefício. Especialmente recomendo a KHS Sixfifty 500, que na minha opinião é um dos melhores custo/benefício do mercado nessa faixa de preço.

E as bicicletas 27.5+?

pneu-plus-sizw
Rodas 27.5+ são a aposta das marcas para tentar abocanhar parte das vendas do pública das All-Moutain e Fatbikes.

O que são?

As bicicletas 27.5+ são uma proposta para unir os benefícios de um pneu de uma fatbike com os benefícios de uma roda Grande (27,5″ ou 29″).

As Fatbikes tem se popularizado devido a sua ótima capacidade de transpor obstáculos. No ano passado tive a oportunidade de andar em uma Fatbike em uma pista de XC. E achei a bike extremamente capaz e divertida de andar. Com um pneu muito volumoso é possível andar com muito pouca pressão nos pneus o que aumenta a tração em condições extremas. No entanto a bike é pesada e só recomendaria a bike para aqueles que não estivessem preocupado com seus tempos no STRAVA e sim em poder explorar novas trilhas.

E lendo, o peso das fatbikes é a maior das críticas a essa categoria, a 27,5+ ou as rodas plus size como alguns começam a chamar essa nova proposta, prometem melhor desempenho que as fatbikes e uma aceleração e responsividade próxima às MTBs normais.

No SEA OTTER de 2015, foram apresentados dezenas de modelos plus size pelas principais marcas. E em 2016, começaremos a ver esse tipo de bike circulando nas trilhas.

Será que essa novidade vai pegar?

A resposta para isso virá do público. No entanto a aposta das marcas é forte. Acredito que há sim possibilidade desse tamanho se consolidar para uma parte do público de MTB, já que uma roda 27.5+ pode ser instalada em algumas das aro 29 disponíveis hoje no mercado.

Comparação entre uma roda aro 29 (pneu 2.1) e uma roda 27.5 plus (27.5x3.0). Apesar da maior largura do pneu plus size o diâmetro do pneu é o exato tamanho de uma 29er.
Comparação entre uma roda aro 29 (pneu 2.1) e uma roda 27.5 plus (27.5×3.0). Apesar da maior largura do pneu plus size o diâmetro do pneu é o exato tamanho de uma 29er.

Conheça nossos programas de treinamento para MTB!

Gostou de nossos artigos e quer recebê-los por email? É só clicar aqui!

Comentários

105 respostas para “Vantagens e Desvantagens das Bicicletas 27,5 ou Porque me apaixonei pelas rodas 650B”

  1. Avatar de Lucas
    Lucas

    Estava esperando esse post. Muito bom e esclarecedor, minha próxima bike sera uma 27,5 agora só falta definir qual.
    Parabéns pelo trabalho Rodrigo!

  2. Avatar de Danilo Vignola
    Danilo Vignola

    Muito boa e completa sua reportagem. Estou com a 27,5 a uns 9 meses já e assino embaixo todas as impressões que você deixou acima, principalmente na questão da “agilidade”. Parabéns e um grande abraço.

  3. Avatar de adriano a

    Muito bom o post! Depois d muita pesquisa optei pela 27.5 e depois de 1500 km confirmo as informações. Ágil, acelera rápido, + leve e desce muito bem. Ha 1a entre a Scott scale 960 e Scott scale 760 (msm valor) apostei na 760.

  4. Avatar de Henrique Zavan
    Henrique Zavan

    Olá amigo, você teria alguma referências sobre as MTB full suspension 27.5″?
    Estou pensando em comprar uma Santa Cruz Full 27.5″ http://www.sidsbikes.com/bikes/brands/santa-cruz/2014-santa-cruz-5010-carbon-solo.html

    Parabéns pelo artigo, realmente muito bom.

    sostei muito do post, parabéns

    1. Avatar de Rodrigo Langeani

      Henrique, nunca tive a oportunidade de testar essa Santa Cruz, mas são muitos os reviews elogiando a bike.
      Em breve, irei escrever um artigo sobre as Full Suspension aro 27,5″. Só ainda não o fiz, porque gosto de testar (e pesquisar) a fundo os equipamentos antes de emitir minha opinião.
      E ainda não consegui testar uma Full 650b. Quanto eu testar, prometo que escrevo, ok?
      Abraço!

  5. Avatar de maguim
    maguim

    Eu andava legal de 26 até janeiro, aí peguei uma 29. Eu consegui subir de 29 onde não conseguia com a 26, mas meu rendimento parece ter diminuído, minha velocidade nos mesmos trechos de treino estão menores mesmo com o fit ajustado, não sei se é o peso da bike ou a inércia das rodas, sei lá. Também senti que perdi muito, e muito a agilidade nos singles, pensei até em voltar pra 26 mas como está ficando cada vez mais difícil achar boas suspensões e rodas pra 26 passei a considerar em trocar a 29 por uma 27,5. Acho que pra mim que já estava acostumado com a agilidade e rapidez da 26 mesmo ela não passando tão bem nos obstáculos, não irei sentir falta dessa qualidade da 29 e vou apreciar mais a rapidez e agilidade da 27,5. Essa matéria ajuda bastante a decidir

  6. Vantagens e desvantagens das Rodas 650b – Escola de Mountain Bike

    […] artigo As Vantagens e Desvantagens das Bicicletas 27,5 pode ser acessado […]

  7. Avatar de Alessandra Felicori Fernandes Costa
    Alessandra Felicori Fernandes Costa

    Como assim, 29, tamanho 15 não cabe mais de uma caramanhola? Tive várias 26, tamanho 15 e nunca couberam…

    1. Avatar de Rodrigo Langeani

      Pois é Alessandra, e as 29 tamanho 15″são mais espremidas, acredita?

  8. Avatar de joel
    joel

    parabéns pelas informações, de todas as que eu pesquisei essa foi a mais completa. desde que ouvi falar sobre a 27,5 acreditei que seria a bike pra mim. pois não me senti bem na 29, a minha duvida é qual pedivela usar? triplo (40/30/22) ou duplo (38/24) alguém pode me ajudar?

    1. Avatar de Rodrigo Langeani

      Joel, que bom que gostou do artigo. A escolha de 2 ou 3 volantes depende da região que você mora.
      Moro numa região pouco montanhosa e uso 38-26, e é ótimo. Se morasse numa região mais montanhosa iria usa 3 volantes ou 36-24.
      Espero ter ajudado!

  9. Avatar de Rogério
    Rogério

    Gostei muito do texto. Bem explanado e com as informações mastigadas por um ciclista que entende e transforma os fatos em explicações para qualquer um. Tenho 1,63, 41 anos, braço e perna direitos com várias fraturas e estou voltando a pedalar. Andei muito de Caloi Cruiser Safari, original, aro 27, de aço, sem marcha, quando guri. Já andei de Caloi 10 também. E tive várias aro 26. Com certeza o aro 27,5 veio para ficar. Os bons tempos nunca serão ultrapassados por conveniências. Estou pesquisando muito por bicicletas. Estou propenso a comprar uma aro 26, nova ou usada, mas depois de ler e perceber tuas experiências, repensei e estudo algumas alternativas em aro 27,5. Muito obrigado. Abraços.

  10. Avatar de Márcio Moraes
    Márcio Moraes

    Estou numa duvida cruel entre a 27,5 e a 29. Tenho 1,68 de altura, já me disseram que a 29 não seria ideal. Qual seria a roda ideal e o tamanho da bike? Obrigado se alguém poder me dar uma ajuda.

    1. Avatar de Rodrigo Langeani

      Marcio, tamanho de bike é uma coisa, tamanho de roda é outra.
      Tamanho da bike tem a ver com o seu tamanho. Pessoas maiores precisam de bikes maiores, pessoas menores, de bikes menores, simples assim.
      Já o tamanho de roda, tem mais a ver com o uso que você vai fazer da bicicleta e o seu tipo de pilotagem.
      Eu atualmente estou usando uma bike 27,5″(que substituiu minha 29) e tenho gostado muito.

  11. Avatar de Érico
    Érico

    Bom dia Rodrigo! Tudo bem? Vc vai escrever alguma matéria falando dos modelos de bicilceta 27,5? Obrigado!

    1. Avatar de Rodrigo Langeani

      Não tinha pensado nisso. Ótima sugestão.
      Vou tentar produzir algo.
      Abraço

  12. Estrela do Enduro Jerome Clementz assina com Apinestars Cycling para a temporada 2015

    […] dará o suporte e as bicicletas para correr a temporada. Ele continuará correndo de Jekkyl (com rodas 27,5″!!), com equipamentos SRAM (grupos e roda) e componentes […]

  13. Avatar de Alberto
    Alberto

    Excelente post. Estava 90% decidido por uma 27,5 e agora 100%. Moro em uma regiao montanhosa e tenho dificuldade nas subidas com minha 29er. A minha proxima bike sera uma scott spark 750.

    1. Avatar de Rodrigo Langeani

      Fico feliz que o post tenha ajudado.
      Estou muito feliz com minha bike 650b.
      A titulo de curiosidade, em que cidade você mora?
      Grande Abraço,

  14. Avatar de wilson
    wilson

    eu tinha uma bike 26,tranformei ela para 27,5 to achando ela muito boa.ja notei diferenças nela para subidas ela ficou otima .tambem meu tempo ja diminuiu bastante,estou muito contente com essa modificação.

  15. Avatar de daniel fauza
    daniel fauza

    parabéns pelo post, muito esclarecedor, como poucos que eu já li. mas sem querer abusar de seus conhecimentos, me ajudaria muito se você me desse a opinião numa bike que estou quase comprando. é a Gonew 9.2 aro 27.5, tamanho 17, ela esta numa promoção especial pra mim e custara R$ 2.900,00. tenho 1.74 e peso 78 kgs com cavalo de 80cm. você acha que vale a compra?muito obrigado

    1. Avatar de Rodrigo Langeani

      Não conheço particularmente essa bike, no entanto o tamanho do quadro parece ser adequado para a sua altura.
      Depois me conta se gostou da bike?
      Abraço,

  16. Avatar de kaleby
    kaleby

    Ola amigo, tenho uma duvida, tenho 1,85 de altura peso 75kg, o aro 27,5 seria bom pra min ? Ou tanto faz ?

    1. Avatar de Rodrigo Langeani

      Seria. Mas é importante comprar um quadro do seu tamanho.

  17. Avatar de Carlon Naka
    Carlon Naka

    Ola, li outros artigos seus publicados e achei otimos ! sou baixo, 1m60cm e estava propenso a trocar minha 26 por uma 29, com muitas duvidas, principalmente pelo problema da altura em relacao ao quadro.
    Ja’ li outros textos recomendando essas 29 para pessoas acima de 1,70m . Claro que os fabricantes montaram quadros menores para mais baixos, porem, isso acaba prejudicando algumas das vantagens dessas bikes.Dai’ a criacao dessas 27,5 !

    Enfim, achei otimo seu texto principalmente porque voce testou mesmo a bike antes de compartilhar suas impressoes. Usarei para trechos urbanos e de MTB mas tipo turismo nada de competicoes. So’ estou em duvida se economizo um pouco mais e compro uma pronta ou se comprar as pecas separadamente e mandar montar daria na mesma … ?!

    Obrigado pelas informacoes!

    1. Avatar de Rodrigo Langeani

      Carlos, hoje em dia compensa muito mais comprar uma bike já montada.

    2. Avatar de Rodrigo Langeani

      Fala Carlos, hoje em dia não está compensando muito montar a bike. Comprar uma bike pronta é mais vantajoso!

  18. Avatar de Eduardo
    Eduardo

    Excelente o texto, concordo com você, e é um dos melhores que li até hoje sobre o tema tão polêmico. Só um errinho técnico, 6 x 6 cm não são 6cm², são 36 cm².

    1. Avatar de Rodrigo Langeani

      Obrigado, por detectar meu erro!
      Fico feliz que tenha gostado do artigo!
      Abraço,

  19. Avatar de Fabio Oliveira

    Tinha uma 26″ full 3×10 e quando troquei por uma 29″ 2×10 senti muita dificuldade para subir, devido à capacidade de evolução maior das rodas 29 em relação à 26″, ou seja, deslocamento total em metros na menor relação possível em uma volta completa do pedal (em ambas a menor relação é 22×36). Resolvi isso facilmente com cog de 40 dentes da Wolfttooh. Com isso resolvi o problema de escaladas de 8% à 12% muito pedregosas. Quanto ao movimento lateral da roda, sim, também notei diferença, mas enderecei com aros de 29mm de largura interna. Com essas duas alterações, bati meu tempo de escalada e descida da mesma montanha consideravelmente. Para fins de informações ambas as bikes são Specialized Stumpjumper FSR.

    1. Avatar de Rodrigo Langeani

      Obrigado por compartilhar sua experiência FAbio!
      Estou preparando a 3ª temporada da Escola de MTB, e pretendo abordar mais sobre o assunto.
      Abraço

  20. Avatar de Michel Ribeiro
    Michel Ribeiro

    Rodrigo, para uso geral: MTB, cicloturismo, uso urbano, vc recomenda uma 29 ou 27,5? Tenho uma 29 (Soul SL 200) e acabo d adquirir a 27,5 (KHS Sixfifty 500), ambas 17″, mas só vou me desfazer da 29 quando tiver certeza q fiz a escolha certa. Moro em região plana. Minha altura: 1,72m.

    1. Avatar de Rodrigo Langeani

      Rapaz, eu penso que as 27,5 serão o futuro do MTB. Acho isso primeiro pois estou usando uma dessas bikes e acho fantástica.
      Depois por acompanhar as publicações Gringas de MTB, vejo que os principais lançamentos estão sendo nesse tamanho de roda.
      Não será espanto ver em 2016 várias marcas apostando nesse tamanho de roda, incluindo algumas marcas que ainda torcem o nariz para a novidade.
      Recomendo ficar com a sua bike atual. Mas se precisar trocar, considere o 27,5″(650b)!

  21. Avatar de LUCIANO TEIXEIRA
    LUCIANO TEIXEIRA

    Boa Matéria Rodrigo, desde de Dezembro de 2014 possuo uma KHS 300 27,5 e já tenho mais de 1.000kms nela e o que você relatou está 100%! Correto! Em circuitos fechados de subidas, descidas, trilhas apertadas meus tempos são melhores do que meus amigos da 29! Não me arrependo de comprar uma 27,5! Moro em uma Região Montanhosa Barreiras-Bahia a 400 kms de Lençóis aonde tem a Brasil Ride!! e me saio muito bem! Tenho 1,73 e 95kg e uso um quadro M! Agora vou trocar para frente uma Scott ou KHS com um grupo melhor! Mais vou ficar nas 27,5!!

    1. Avatar de Rodrigo Langeani

      Luciano, que legal ouvir o seu relato! Mais um satisfeito com as rodas 650b!
      Grande Abraço e boas pedaladas!

  22. Avatar de careca
    careca

    Garanto q ru treinado pacas faço muitos marmanjos sofrer na mru vácuo eu ultilizo uma astro carbon 27.5 corri na orimeura etapa da copa internacional mtb olhava do meu lado do via 29er parti pro ataque ganhei com pé nas costas nao troco nem a pau

    1. Avatar de Rodrigo Langeani

      Legal escutar esse relato!
      Eu também estou muito feliz com minha 27,5″!

  23. Avatar de Peterson-al
    Peterson-al

    Cara, muito bom seu post!
    Fiz algumas pesquisas e esse foi o que mais me ajudou na tomada de decisão, estava muito indeciso entre 27,5 e 29 andei nos 2 modelos antes de comprar gostei bastante da 27,5, bem mais ágil. Em consideração custo/benefício acabei comprando uma sixfifty 500 KHS 27,5, relação: alívio, freio hidráulico. Paguei na loja 2400. Achei uma boa aquisição! O que diz?

    1. Avatar de Rodrigo Langeani

      Legal, Peterson!
      Fico feliz que tenha gostado do post. Realmente ele foi escrito depois de muito teste e pesquisa.
      Por esse preço, você fez um ótimo investimento.
      Uma bike bem bacana, com um quadro legal que permite fazer upgrades no futuro caso você queira.
      Grande Abraço!

  24. Avatar de Ultimo biscoitinho do pacote
    Ultimo biscoitinho do pacote

    Uso uma bike 27,5 a uns 8 meses, e afirmo que passar por obstáculos e encarar terrenos esburacados é melhor dom ela do que com uma 26. A única coisa que piora é a arrancada, ou seja, por a bike em movimento, após parar totalmente, exige um esforço maior, se você parar e a marcha estiver nas pesadas, ai é tarefa por Huck.

    1. Avatar de Rodrigo Langeani

      Marcio, você andava de 26 e mudou para as 27,5″?

  25. Avatar de Jorge Furlan
    Jorge Furlan

    Sempre acreditei nas 27,5, agora então, estou bem mais convencido disto. Abraço.

    1. Avatar de Rodrigo Langeani

      Eu também, Jorge! Estou bem feliz com a minha 27,5!

  26. Avatar de Genilson
    Genilson

    Parabens Rodrigo, muito esclarecedor seu texto. Um trabalho serio com dados tecnicos.

  27. Avatar de Sady Junior
    Sady Junior

    Na minha opinião isso deve melhorar com um pneu dianteiro de maior volume, atualmente uso um pneu 2.0, mas penso que seria legal um pneu 2.2 na frente.
    ou seja 2.2 na dianteiro e 2.0 traseiro ?

    1. Avatar de Rodrigo Langeani

      Já testei as duas configurações. Para XC ou Maratona recomendo 2.2 na frente e 2.0 atrás, mas para quem busca mais controle e está mais preocupado em melhorar sua pilotagem e não se preocupa com peso 2.2 na frente e atrás é bem legal também!!

  28. Avatar de willenaldo

    Parabéns Rodrigo ficou claro que a rodas 27,5 / 650b são um passo na evolução em busca de desempenho e otimização!!!

    1. Avatar de Rodrigo Langeani

      Marcio, tudo bem?
      Você e muitos outros ficaram confusos com isso.
      Apesar da matéria ter ressaltado algumas vantagens da 29er, o próprio autor do estudo admite não haver diferenças estatisticamente significante entre os diferentes tamanhos de roda.
      Preparei um artigo que sai essa semana comentando esse estudo com uma visão mais detalhada.
      Fique de olho que algumas de suas dúvidas serão respondidas.
      Abraço,

  29. Avatar de Aldiney Costa
    Aldiney Costa

    Rodrigo boa tarde. vc sabe me informar entre a scott scale 760 e 960. Qual a melhor?

    1. Avatar de Rodrigo Langeani

      Aldiney, isso depende de uma série de fatores. Eu atualmente estou andando com uma 735 e estou adorando.
      Mas preparei um artigo bem bacana sobre essa discussão que devo publicar nos próximos dias. Aguenta esperar?

  30. Avatar de JÔNIO FERREIRA ALVES
    JÔNIO FERREIRA ALVES

    Muto bom esse artigo. Muito se fala qual a melhor Bike, se 27.5 ou 29.. As duas são boas . Porém, como tenho uma 27.5 e dizem que , pelo meu tamanho, 1.65 m, ela é a ideal. Porém, vejo ciclistas bem menores que eu com bike 29. Uma duvida: é verdade, como dizem por ai, que as peças de 27.5 irão sumir do mercado, devido a 29 estar dominando a tendencia MTB em todo o mundo?

    1. Avatar de Rodrigo Langeani

      Jônio, não acho que as 27,5 sumirão do mapa. Para alguns as 27,5 são preferencia, como quem participa de enduro, all-mountain. Mesmo no mercado de XC, em algumas regiões como no mercado asiático as 27,5 são maioria.
      Aqui no Brasil, ficam em segundo plano no Xc, minha opinião é que são poucos os que experimentaram…uma revista americana de renome fez uma pesquisa com 500 bikers. Dos que haviam experimentado a 27,5 quase 60% afirmaram que sua próxima bike seria uma 27,5″.
      No momento estou sem bike, pois fui furtado, mas minha vontade é adquirir outra 27,5 tão logo eu consiga.
      Abraço

  31. Avatar de Márcio Fernandes

    Amigo primeiramente obrigado pelo post e sinto muito pela perda da sua bike. Estou entre 3 bikes, gostaria da sua opinião: Caloi vitus 29er, Scott scale 970 2016. Scott scale 760. Você teria algum outro modelo com quadro leve e um grupo acima de deore nessa mesma faixa de preço Pra me indicar? Valeu cara.

    1. Avatar de Rodrigo Langeani

      Marcio, eu gostei muito das 27,5 e realmente recomendo a todos, mas reconheço que muitas marcas ainda não apostaram no tamanho.
      Entre as suas opções, seria o seguinte.
      Caloi Vitus, um excelente grupo mas um quadro pesado e com geometria mais ou menos.
      Já os scott tem excelente geometria, mas o grupo de peças não é tão legal quanto a vitus.
      Escolheria a Vitus se não quisesse fazer upgrade, apenas usar a bike até moer e mais pra frente comprar outra, pois o quadro realmente não vale a pena de ser usado com peças mais top, e pra ficar com o grupo e tentar comprar um quadro mais pra frente, não compensa.
      Já as scott não tem um grupo de peças tão top, mas já tem um quadro que vale o upgrade, caso queira investir em melhorias com o tempo.
      Espero ter ajudado.

  32. Avatar de Alex
    Alex

    Rodrigo, muito bom seu post, achei quando tava procurando sobre as bikes 27,5, tenho uma scott scale 26 tam S tenho 1,69, e estou quase fechando com uma scale 735 só que é tam M, essa é a minha dúvida, se terei problemas com o tamanho diferente da que utilizo.

    1. Avatar de Rodrigo Langeani

      Se o tamanho ideal pra você é o P, compre uma bicicleta P quando for trocar de bike, independente do tamanho da roda. Mas com 1,69 eu indicaria uma M pra vc.

  33. Avatar de Daniel Avelar

    Quando você diz aumentar o curso da suspensão, está falando em 100 ou 120mm?

    1. Avatar de Rodrigo Langeani

      Falo em usar pelo menos 100m, no caso de quem pedal em lugares com muita pedra e erosão, 120mm são mais indicados.

  34. Avatar de CHARLES
    CHARLES

    BOA TARDE TENHO UMA BIKE ARO 26 E GOSTARIA DE SABER SE VALE A PENA GASTAR EM UM UPGRADE EM RODAS 27,5. POIS JA TESTEI COLOCANDO DUAS RODAS NELA E ENCAIXOU TUDO SO NAO ANDEI PARA VER SE VALE A PENA
    O INVESTIMENTO, GOSTARIA DE UMA SUGESTAO SE POSSIVEL…

    1. Avatar de Rodrigo Langeani

      Eu nao faria isso, apesar das rodas caberem o resultado final não é tão legal assim.

  35. Avatar de Marcio Jose Selle
    Marcio Jose Selle

    Bom dia Rodrigo, vendi minha Caloi Elite aro 26, minha altura é 1,95 então estou a procura de uma bike tamanho 21 mas na duvida entre aro 27,5 e 29 e outra, em minha cidade a loja tem 3 marcas groove, scott e bottecchia, entre estas qual você indicaria?

    1. Avatar de Rodrigo Langeani

      Marcio, todas as marcas são boas.
      Mas é necessário comparar modelos com a mesma configuração.
      A groove talvez tenha o melhor preço e é nacional. A Scott é uma marca bem estabelecida, mas pelo mesmo grupo de peças talvez pague um pouco a mais do que outras marcas (minha última bike era uma Scott). A botechia é uma boa marca, com mais tradição no ciclismo que a alguns anos entrou no MTB.
      Escolheria primeiro pelo quadro e kit de peças que me atendesse. Depois pelo preço e por fim levaria em consideração quais as marcas estão nos melhores bike shops, por melhor que seja a oferta comprar uma bike em um bike shop com um atendimento ruim, só te vai dar dor de cabeça no longo prazo, já que toda vez que tiver que levar a bike pra revisão ou precisar solicitar um reparo ou garantia, irá passar raiva.
      Espero ter te ajudado.

  36. Avatar de Daniel de Faria
    Daniel de Faria

    Caro Rodrigo muito obrigado pelo post….estou começando a pedalar e te confesso que estou quase louco com a quantidade de informações desencontradas que recebo sobre assunto….sobre os grupos já entendi bem….o que está pegando agora é o aro e o tamanho do quadro….tenho 1,68 de altura e moro em uma região mais plana com algumas subidas…..tenho 2 propostas de bike para fechar com preço equivalentes mas preciso decidir sobre o aro e tamanho do quadro….poderia me ajudar nisso meu caro? a opção 1 – bike de aro 29 com quadro 17….depois que quase fechei essa bike entrei em uma outra loja (vendedor me parece bem mais experiente) em que o cara veio me falar das bikes de 27,5 com quadro 15….agora acabo de ler seu artigo muito completo mas, pela falta de experiencia ainda continuo em dúvida…Pode me ajudar??? Abraços e parabéns pelo post….!!!!

    1. Avatar de Rodrigo Langeani

      Rapaz, se a sua região é relativamente plana eu ficaria de 29 que mantém melhor a velocidade. Pegaria a 27,5 se fosse uma pechincha (mas tamanho M).
      Quanto ao tamanho 17 seria mais adequado pra você. Minha opinião é que com 1,69 o tamanho 15 vai ficar pequeno pra vc.

  37. Avatar de Yuri Rocha

    Me esclarece muita coisa a leitura. Gostaria de uma opinião de pneu (27.5) para areia e terra. Vou participar do xterra ilha comprida e o trajeto tem trilha e praia. Se puderem me auxiliar com marca de pneu bom, agradeço.

    1. Avatar de Rodrigo Langeani

      Yuri, pra essa prova procure colocar um pneu de largura 2.2 com cravos baixos. Maxxis Pace, ou Maxxis Ikon ou Schawalbe Rocket Ron são meus preferidos.

  38. Avatar de Rodrigo
    Rodrigo

    Rodrigo, Muito bom o artigo, parabéns! Eu ando numa 26 (soul sl 300 quadro 19) tenho 1.80 e queria passar para um aro maior, li alguns artigos como o seu, indicando as inúmeras vantagens do 27,5 e encontrei uma Oggi 7.3 27,5 com preço excelente, gostei muito do visual da bike e dos componentes ( toda demore e Xt no cambio traseiro) já havia me decidido por ela, mas em toda loja que eu vou e pergunto sobre as opções de bikes 27,5 , todo vendedor fala que eu devo pegar uma 29, que 27,5 é para baixinhos, que depois vai ser um sacrifício para eu vender a 27.5 etc, parece que eu sou retardado falando sobre 27.5, chega a ser irritante a atitude de algumas pessoas. Só colocam defeito nesse tamanho de aro e querem me vender a 29, e eu que já estava certo do que queria, fico confuso, estou com um bike fit marcado para mês que vem, o que você acha? Eu moro em Brasília, ando no asfalto durante a semana, e faço trilhas e estradão de terra nos finais de semana. Alguns trajetos com trechos de bastante subidas e descidas. Acho que como a moda ainda é a 29 e as 27.5 só vendem mais com quadros pequenos 17 ou 15, muita gente tem preconceito . A bike que achei está quase 1000 mais barata do que o preço anunciado na internet, é modelo 2015 e quadro 19. Acho que está encalhada lá e os caras querem “desovar”, queria aproveitar essa oportunidade, o que vc acha? valeu! abraço

    1. Avatar de Rodrigo Langeani

      Eu no seu lugar aproveitaria a oportunidade e compraria essa 27,5.
      No entanto, procure comprar uma bike pensando no que você irá usufruir e não na facilidade que terá em vender.
      Eu sempre tento comprar a melhor bike que eu posso, pois na maioria das vezes costumo ficar 3-4 anos com a mesma bike antes de trocá-la.
      Grande Abraço,

  39. Avatar de Felipe Vieira Resende
    Felipe Vieira Resende

    Opa beleza? Queria saber a respeito do Curso da Suspensão… pra XC ou uma trilha mais moderada.
    Adquiri uma RST F1rst Air Platinum 1580gr, era pra ser 100mm de curso, porem ela é 80mm, eu tenho a oportunidade devolve-la na internet, mas ao pesquisar me informaram que a diferença não é tão grande assim, principalmente em XC que existem competidores que utilizam tanto a de 80mm quanto a de 100mm, o que faço? A bike é 27.5, tenho 1.80, 82kg.

    1. Avatar de Rodrigo Langeani

      Felipe, a resposta depende do seu uso.
      Se o seu uso for intenso e as trilhas tiverem bastante desnivel, eu acho que faz diferença sim.
      80mm para 100m é uma diferença de 25% a mais no curso da bike, e com a diminuição de peso dos garfos, cada vez mais as bikes de XC tem adotado mais curso. Tem alguns modelos que até já oferecem 120mm de curso.
      Se ainda der tempo, eu trocaria.

  40. Avatar de Júlio Morosini
    Júlio Morosini

    Rodrigo, tenho duas Scott em casa com 26 e 29 ( no Brasil),mas dando uma caminhada vi em duas lojas aqui na Colombia um Specialized Picht – 27,5″ ou uma Trek Marlin 6 – 29″ com precos muito parecidos ( a Trek um pouco mais cara ), mas pelo que lembre com os mesmo cambios por exemplo. Como estou pensando em comprar uma para dar uma pedalada de vez em quando ( nada mais complexo e sim um passeio de distancia média / nada de down hill ou semelhante ) ou aos domingos, qual vc me aconselharia a comprar?

    Obrigado e aguardo.

    1. Avatar de Rodrigo Langeani

      Se o uso da bike for para pedaladas ocasionais e com intuito de lazer, recomendo que compre a mais barata!

  41. Avatar de fernandoferreira
    fernandoferreira

    boa tarde, o quadro das bike orbea alma 2016 deixa a desejar em relação ao specialized stumpjumper comp wc?
    estou em dúvida se compro uma orbea alma M60 ( minha intenção é fazer um upgrade na própria loja e vender as peças originais) 27.5 ou uma stumpjumper comp wc.
    obrigado.

    1. Avatar de Rodrigo Langeani

      Acho que não São dois quadros equiparados, na minha opinião.

  42. Avatar de Carlos Eduardo
    Carlos Eduardo

    Caro Rodrigo, muito esclarecedor, técnico, direto e sem influência direta de preferências pessoais devido à enorme variedade de estilos de pedal etc. Seu artigo me ajudou muito, ou melhor, NOS ajudou muito a nós “meros mortais” que estamos inciando neste esporte tão prazeroso, seja road ou trilha.
    Muito obrigado pelo texto e por suas exaustivas e não-tendenciosas deduções e conclusões e dicas tantas!!! Continue pesquisando e nos trazendo estes “mastigados técnicos” pois continuará ajudando a nós amantes do pedal em qualquer estilo. Sou um re-iniciante.
    Muito grato!!!

  43. Avatar de marelim
    marelim

    ola rodrigo,,belas observaçoes,,unanimes com quem ja andou nas tres bikes ( tamanhos de rodas ) e nao tem partidarismo,,kkk
    pedalava uma 26 leve e muito agil,tenho muito giro e tecnica ,, e menos potencia e força,, testei varias 29s ,alem de nao conseguir subir bem,nao se tem uma boa pilotagem nos sinngles,, parti pra 27,5 ,,me decidir com 10 kms pedalados,,kkk
    hoje treino pouco e quando vou andar com a galera ,percebo que nos planos ttenho que pegar vaco dos 29s,, ja nas subidas e trilhas mesmo estando menos treinado ,a maioria dos 29 sobra ,,.. as duas rodas tem seus beneficios e contras ,cabe ao biker se conhecer melhor pra ver qual se encaixa com seu perfil e exigencias..

  44. Avatar de Henrique
    Henrique

    Caro Rodrigo, primeiramente quero lhe parabenizar pelo exelente e esclarecedor post parabéns muito bom mesmo e também gostaria de saber se o tsw jump é um bom quadro pois estou olhando uma bike pra comprar e encontrei uma 27,5 tsw jump e estou na dúvida se é uma boa ou ñ. Desde já obrigado.

    1. Avatar de Rodrigo Langeani

      Rapaz, não conheço o quadro. Infelizmente, nesse caso não posso falar!

  45. Avatar de Helio Rodrigues
    Helio Rodrigues

    Caro Rodrigo. Parabéns pelo belo e esclarecido texto. Numa disputa em trilhas variadas, quem leva a melhor? 27,5 ou uma 29? Para um cara de 1,70 m. qual a melhor? Um grande abraço!!!

    1. Avatar de Rodrigo Langeani

      Helio, depende do estilo de pilotagem do piloto.

  46. Avatar de Neide
    Neide

    Rodrigo estou começando a praticar este esporte
    Vc poderia me dar uma dica de qual comprar no aro 27,5,
    Observação não tenho muito pra gastar por enquanto

  47. Avatar de Warlen
    Warlen

    Bom dia Rodrigo.
    Muito bom seu artigo…
    Quero muito uma 27,5 pra começar mas queria saber com relacao a preço, consigo compra uma boa bike por 1.200,00 pra começar????

    1. Avatar de Rodrigo Langeani

      Warlen, por esse valor será muito difícil você conseguir comprar algo.

  48. Avatar de Fanboy29
    Fanboy29

    Depois de ver o Nino ganhar a medalha de ouro no Rio a bordo de uma 29er, creio que é só uma questão de tempo para as 27,5″ encalharem de vez…

  49. Avatar de Joni
    Joni

    Ola,

    Estou na altura de trocar de bike, estou acomodado a roda 26 mas ainda nao comprei porque estou indeciso entre roda 27,5 e 29.

    Nao faço competição, gosto de fazer subidas com certo grau de dificuldade mas tambem descidas por trilhos com alguns drops.

    Dos catalogos que tenho consultado de marcas varias, (Canyon, YT, Scott, BH, Ghost, etc), só encontro roda 27,5 ou roda 29. Concluo que maior parte dos fabricantes deixou de fabricar quadros com roda 26.
    Por esse motivo estou a pensar em optar por roda 27,5 mas ja ouvi uns comentários que a roda 27.5 poderá a desaparecer no futuro e ser tudo 29, será isso verdade? È que nao estou a ver o pessoal de downhill e enduro a usar roda 29…

    Estarei a fazer a escolha certa 27,5?

    Obrigado pela atenção.

    1. Avatar de Rodrigo Langeani

      Apesar de ser totalmente fã das 27,5, infelizmente acredito que o mercado deve acabar com as 27,5 nos próximos 3 anos.

      1. Avatar de Joni
        Joni

        Boas noite,

        Desde já agradeço a atenção.

        Relativamente à possibilidade das 27,5 virem a desaparecer do mercado daqui a 3 anos, fui informado pelo seguinte:

        Bem estou mesmo decidido em comprar uma 27,5. Contactei a Canyon e perguntei o que seria do futuro da roda 27.5, se podiam vir a desaparecer do mercado, mas referi-me especificamente à roda e nao à bike. A resposta foi que a roda nunca poderia desaparecer do mercado, visto haver muita procura e tambem para quem adquire bike de roda 27,5, deram-me o exemplo da roda 26, que praticamente ja nao existem bikes de roda 26 à venda, mas a roda, pneu e câmara de ar ainda se vende.

        Fiquei mais tranquilo, pois quero mesmo uma 27,5 e nao queria gastar dinheiro em vão. Uma vez que a roda mantem-se no mercado, acho que vou em frente.
        Mas se estiver errado agradeço a vossa opinião.

        Cumprimentos.

  50. Avatar de Fábio
    Fábio

    Oi amigo,
    Gostei muito do seu blog, está de parabéns!
    Tenho tido dúvidas entre o aro 27,5 e o 29, sendo que pedalo mais em perímetro urbano, então gostaria de saber de qual bike você iria: Scott Scale 970 ou Scott Scale 760.
    Desde já agradecido!!

    1. Avatar de Rodrigo Langeani

      Para pedalar na cidade, recomendaria comprar a bike que estivesse mais barata!

  51. Avatar de Márcio Dias
    Márcio Dias

    Gostei do Post, mas uma pergunta, tenho uma Caloi Vitus 29, o que aconteceria se eu colocasse rodas 27,5 na minha bike?

    1. Avatar de Rodrigo Langeani

      Marcio, vc prejudicaria a dirigibilidade da bike. Pois com rodas menores, abaixaria o centro de gravidade da bike.

  52. Avatar de Vinicius
    Vinicius

    Rodrigo, estou lendo seu post em Abril de 2017 e mesmo após tanto tempo ele se mantém muito útil! Adquiri uma Specialized Pitch Comp (27.5) há dois meses e já rodei por volta de 1.500km nela, estava bastante tentado à trocá-la por uma Rockhopper (Sou fã da Spzd) em virtude do aro 29 ser vendido como “melhor opção”. Confesso que teu depoimento, estudo e conclusões aqui me motivaram a manter a bike, ao invés de trocar de bike, vou fazer um upgrade de suspensão (para Fox Float 32 ou DT Swiss) e grupo. Obrigado pelas percepções que oferecestes aqui, é um grande serviço prestado ao esporte, abraços!

  53. Avatar de Rosa Maria
    Rosa Maria

    Rodrigo,

    Meu nome é Rosa e meu filho de 13 anos quer começar a pedalar,estou numa dúvida danada de qual aro comprar pra ele, a 27,5 ou a 29 ele quer uma bike pra rodar na cidade e começar a fazer trilha com um pessoal amigo nosso.Ele tem um 1,55 de altura,mas está em fase de crescimento,o quadro ideal seria o 15 ou 17?
    Grata

    1. Avatar de Rodrigo Langeani

      Hoje eu iria de 29 (as 27,5″infelizmente estão saindo do mercado) e tamanho 17″ já pensando no crescimento dele.

  54. Avatar de Claudio Furlan
    Claudio Furlan

    Olá Rodrigo, não havia lido seus testes antes de comprar minha bike, mas por coincidência parti para um 27,5. Primeiro porque sou baixo 1,70m e depois por melhor adaptação. Comecei com uma aro 29 e depois comprei uma KHS sixfifty 600 com suspensão First Air e câmbios SRAM.Eu não troco por nada, ela é leve e ágil. Além do que a geometria do quadro que é de 2015 está sendo copiado hoje pela Specialized. Infelizmente no Brasil ainda há uma certa cultura pela 29. Mas, descordo que a 27,5 venha a acabar, pois grandes fabricantes ainda estão desenvolvendo produtos para este tamanho. Claro que o número de produtos disponíveis serão reduzidos.
    Para quem tem dúvidas, uma bike 27,5 nunca desapontará quem comprar.

  55. Avatar de Luiz Fernandes
    Luiz Fernandes

    Onde estão as bicicletas 27,5″ hoje? Não vingaram pelo visto. Até o Nino deixou de lado. Agora os formatos 650b road plus (da WTB) estão ganhando vida nas Gravel bikes.

    1. Avatar de Rodrigo Langeani

      Luiz, o video representa uma opinião e foi gravado na época em que a discussão estava atual.
      Realmente o mercado não aceitou o tamanho de roda e hoje as 27,5 desapareceram do mercado de XCO. eStando presentes apenas em algumas bikes de DH ENDURO.
      Grande Abraço!

  56. Avatar de Bruno
    Bruno

    Oi Rodrigo,

    Tenho 1.81 e 82 Kg, tem uma pessoa querendo vender uma Meriva aro 27.5 e quadro 18.5. Moro em Salvador ( sempre tem uma ladeira ) e o uso será 80% cidade e 20% trilhas. Acha esta bike adequada para mim ? Abs.

    1. Avatar de Rodrigo Langeani

      Sim. A bike irá te atender!

  57. Avatar de renato
    renato

    escreveu um textão desses pra explicar uma coisa que os pedreiros e carpinteiros estão carecas de saber pois usam a 650B ou 27.5 que no caso é a mesma velha o boa barra forte Caloi ou barra circular Monark 26 x 1.1/2, tanta firula era só perguntar se a cargueira do pedreiro tem um bom desempenho.

    1. Avatar de Rodrigo Langeani

      Mais ou menos, né? As barra fortes e barra circular são bicicletas utilitárias.
      Na época que foi escrito, o texto discutia o uso desse “novo” tamanho de rodas em bicicletas de MTB competitivas.
      Com o passar dos anos, o mercado abandonou a proposta e o tamanho de rodas morreu (sobrevive nas bikes de tamanho pequeno e nas bicicletas de dh).
      Mas nenhum texto aqui é escrito com firulas, treinamos, competimos, trabalhos, estudamos e analisamos o esporte. Todos os textos publicados aqui são fruto de algumas horas de trabalho.
      Grande Abraço

      1. Avatar de MICHELE LIMIRIO DOS ANJOS
        MICHELE LIMIRIO DOS ANJOS

        Olá,Rodrigo!

        Em 2020, você considera uma boa escolhas as bikes 27,5?

        1. Avatar de Rodrigo Langeani

          Exceto para bikes de tamanho pequeno ou bikes de Downhill, em 2020 as bikes 27,5 não existem mais no mercado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *