Você sabe o que são alimentos funcionais?

Alimento funcional é um alimento, natural ou processado, que contém algum componente biológico ativo, componente este que tem algum benefício comprovado cientificamente para a prevenção de doenças ou para a manutenção da saúde.

Você certamente já consumiu algum alimento funcional, mesmo sem saber.

Entre os alimentos funcionais mais comuns, podemos destacar a Soja, o tomate, o iogurte, o vinho. No entanto é preciso certo cuidado ao adicionar esses alimentos na sua dieta pois, para que você sinta os benefícios desses alimentos, é preciso consumí-los regularmente e em quantidades suficientes. Por exemplo, uma mulher que decide atenuar os efeitos da menopausa e prevenir os cânceres de mama e útero, a soja precisa ser consumida em seu cardápio a vida toda.

Veja os principais alimentos funcionais:

Soja

A soja é rica em isoflavonas, substâncias que reduzem o risco de doenças cardiovasculares, pois atua diretamente nos níveis de colesterol do corpo, aumentando os níveis de colesterol bom e reduzindo os níveis de colesterol ruim. Alguns estudos indicam ainda que a soja, previne a incidência da ação de alguns tipos de cancer.

Tomate

O tomate e a goiaba vermelha são ricos em licopeno. O licopeno tem ação antioxidante e combate a ação dos radicais livres. No entanto o tomate é um dos alimentos com maior uso de agrotóxicos em seu cultivo. Portanto, procure consumir tomates orgânicos!

tomatoVinho

O vinho, tem seus benefícios atribuídos a duas substâncias, o alcool e os polifenois. O álcool se consumido moderadamente (1 dose diaria para mulheres e 2 doses diarias para homens), tem efeito anti inflamatório sobre o cérebro e diminui a incidência de derrames (Leia o Álcool faz mal para os atletas?). Os polifenóis são compostos que diminuem a chance de formação de placas de gordura nos vasos sanguíneos, diminuindo assim o risco das pessoas sofrerem de doenças cardiovasculares. Há ainda aqueles que afirmam que o Tânino, substância presente nos vinhos também tenha efeito antioxidadnte, antisséptico e vasoconstritor.

Iogurte

O iogurte é um dos melhores alimentos disponíveis, pois melhora o funcionamento intestinal e diminui as chances de câncer de intestino. No entanto, para se obter os melhores benefícios do consumo de iogurtes, procure as marcas com menor adição de açúcar.

Cuidado com os alimentos falsamente saudáveis!

    • Leite de soja e carne de soja: que soja faz bem, isso faz, mas procure consumir o grão ou algum dos alimentos produzidos a base de soja fermentada como o Shoyu, o Missô e o Tofu. Além do fato de que quase todos os ingredientes de soja não orgânicos são geneticamente modificados, a maioria dos aditivos de soja são processados utilizando um produto químico tóxico conhecido como hexano, o qual está ligado a defeitos de nascença, problemas reprodutivos, e câncer. A soja que não foi fermentada também é altamente estrogênica, o que pode deixar o seu equilíbrio hormonal natural fora de sintonia.
    • Margarina: O pior de todos os tipos de alimentos processados, um óleo de gordura trans hidrogenada, é algo que você vai querer evitar a todo o custo para a sua saúde. Ao contrário da crença popular, manteiga e gorduras saturadas, em geral, não são insalubres, especialmente quando eles são derivados de animais de pasto que se alimentam de grama, em vez de milho e soja. E se as gorduras de origem animal não são para você, opte pelo óleo de coco extra-virgem ou azeite em vez de margarina.
    • Barras de Proteinas: A idéia é boa, e provavelmente algum tipo de laimento em barra faz parte da sua dieta. No entanto, alguns desses produtos contém proteína de soja processada, açúcar refinado, gordura hidrogenada e outros aditivos prejudiciais à saúde. Nem todas as barras de proteína e energia são ruins, é claro, só não se esqueça de ler os rótulos de ingredientes e saber o que você está consumindo.

Gostou de nossos artigos e quer recebê-los por email? É só clicar aqui!

Conheça os nossos programas de treinamento!

Referências:


Publicado

em

por

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *