Entrevista com a Campeã do Mundial de Cross Triathlon da ITU Melanie MacQuaid

Melanie Cross Triathlon champion
Melanie em sua vitória recente no primeiro Campeonato Mundial de Cross Triathlon realizado pela ITU

O Espírito Outdoor traz uma entrevista muito especial com a triatleta Melanie McQuaid, campeã do Cross Triathlon da ITU, disputado na Espanha no mês de abril. McQuaid superou as dificuldades quando teve sua bike extraviada ao vaiajar para a Espanha. Ela correu com uma bicicleta emprestada, mas isso não impediu que ela conseguisse o titulo inédito de Campeã Mundia de Cross Triathlon pela ITU, um troféu que irá fazer companhia aos 3 títulos mundias de XTERRA que a atleta conquistou.

Na mesma prova Shonny Vanlandingham (conhecida dos leitores do Espírito Outdoor) ficou com a prata e Emma Garrard ficou com o bronze.

Curiosidade: Tive a oportunidade de competir com Melanie no Campeonato Mundial de Xterra em 2008.

Confira a entrevista exclusiva ao Espírito Outdoor!

Espírito Outdoor: em abril você venceu o primeiro Campeonato Mundial de Cross-Triathlon da ITU, realizado na Espanha. Nos conte sobre a prova, você esperava vencer? Como foi correr com uma bicicleta emprestada?

Melanie: Eu viajei pra Espanha com a certeza de ganhar. Estava mais em forma do que o normal (para essa época do ano) entretanto tive uma lesão no começo de março que me impediu de correr por isso estava nervosa. Ter que competir com uma bike emprestada foi uma fatalidade, mas fiquei feliz que tudo deu certo no final.

Espírito Outdoor: Há quanto tempo você compete em provas de Cross-triathlon?

Melanie: Meu primeiro ano em Maui foi em 2000, mas só comecei a participar do circuito de provas de Xterra em 2001.

Espírito Outdoor: Como você divide sua temporada? Quantas corridas você planeja fazer esse ano?

Melanie: (Estou fazendo) Provas demais! Estou tentando me classificar para o mundial de 70.3 ao mesmo tempo, estou competindo nas provas do Circuito americano de XTERRA e em mais algumas provas na Europa. Não tenho certeza de como farei até o final da temporada pois precisarei dar um tempo para descansar, para estar rápida para o mundial em Maui. No entanto, tento organizar minha temporada para estar na minha melhor forma em Maui.

triathlon xterra maui 2008
Xterra Maui 2008: saindo para pedalar com Melanie na cola!

 

Espírito Outdoor: Quais os esportes e atividades que você faz para se manter em forma durante o inverno?

Melanie: Eu gosto de Esqui Cross-Country, snowboard, de correr na trilha, de jogar squash, de cozinhar, sair com os amigos e até de fazer um pouco de pintura.

Espírito Outdoor: Como é treinar no Canada?

Melanie: Moro em Victoria, que é uma cidade linda com um clima ameno. Lá não temos tanta neve, contanto que eu esteja equipada para pedalar na chuva, eu consigo pedalar na rua o ano todo.

Espírito Outdoor: Como funciona sua Assessoria MelRad Racing Team? Como sua experiência com o atleta de elite ajuda seus atletas amadores?

Melanie: Mel Rad Racing é minha equipe de atletas. É um grupo de amadores, que eu treino e que competem representando meus patrocinadores. É uam equipe forte de atletas amadores muito dedicados, tenho muito orgulho do sucesso de meus atletas.

Espírito Outdoor: Quais são seus patrocinadores?

Melanie: Specialized, AVIA, Nathan, Maxxis, Shimano, Powerbar, Profile Design, Titec, Sundog Eyewear, CycleOps, USANA, Genuine Innovations, ESI Grips

Espírito Outdoor: Quais ferramentas você usa para monitorar seu treinamento?

Melanie: Eu uso um monitor cardíaco, um medidor de potência na bicicleta e um (Rolo) Powerbem trainer

Espírito Outdoor: Qual sua prova favorita de Xterra?

Melanie: Xterra Itália. Sem comparações.

Espírito Outdoor: Você gostaria de ocmpetir no Xterra Amazônia?

Melanie: Quando é a prova?

Espírito Outdoor: (A prova foi realizada em Junho de 2011). Agora só o ano que vem!

Espírito Outdoor:Você treina com outros atletas ou prefere treinar sozinha?

Melanie: Eu amo treinar em grupo, mas algumas vezes minha agenda de treinamento não bate com os treinos coletivos, então acabo treinando um pouco sozinha e um pouco em grupo. Gosto muito de estar em Tucson na primavera…os treinso de pedais são feitos numa paisagem incrível, o clima é muito bom e tem um monte de ciclistas e triatletas nessa época por lá.

Espírito Outdoor: Qual a sua opinião a respeito das bicicletas aro 29? Você compete com elas? Você irá competir em Maui com uma aro 29? (Leia também Os Prós e os contras das bicicletas aro 29)

Melanie: Eu amo minhas 29ers. Sem sombra de dúvida irei competir em Maui com uma bicicleta aro 29.

Espírito Outdoor: O que você acha da mudança do percurso do Campeonato Mundial de Xterra (a prova é realziada no mesmo percurso desde 1996)? Você acha que isso acaba com a tradição da prova ou isso será bom para o esporte? Você acha que o novo percurso irá favorecer suas capacidades físicas?

Melanie: Estou super empolgada com o novo percurso de Maui. Eu achava que o percurso antigo precisava ser mais desafiador, então espero que o novo percurso o seja!

Bons treinos!

Gostou de nossos artigos e quer recebê-los por email? É só clicar aqui!

Você pode também seguir nosso perfil no Twitter!


Publicado

em

,

por

Comentários

5 respostas para “Entrevista com a Campeã do Mundial de Cross Triathlon da ITU Melanie MacQuaid”

  1. Avatar de Xampa
    Xampa

    Grande entrevista !!!! Muito legal !!!!
    Puuuttzz, eu tenho umas sugestões de entrevista, mas nao sei se rola:

    1) Manzan
    2) Dan Hugo

    Abs.

    1. Avatar de Rodrigo Langeani

      Anotadas as sugestões. Bora lá falar com os caras!
      Abraço,

  2. […] Amazônia, Conrad Stoltz (já conhecido do Espírito Outdoor) e Melanie McQuaid (que também já nos concedeu uma entrevista exclusiva). A sensação da prova ficou a cargo de Lance Armstrong e da transmissão tabajara do Espírito […]

  3. […] Melanie McQuaid, 3 vezes campeã mundial de Xterra e Campeão de Cross Triathlon da ITU em 2011 (além de já ter dado entrevista para o Espírtio Outdoor) […]

  4. […] Entrevista com a CAmpeã Mundial de Cross-Triatlo […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *