técnica de subida no mtb

Técnica de Subida para o MTB

Entre as duvidas que eu mais recebo relacionadas ao MTB, a dificuldade técnica de subidas íngremes no MTB talvez seja uma das dúvidas mais frequentes. Por isso vou relatar aqui as principais dicas para melhorar a sua técnica de subida no MTB.

Em subidas pouco técnicas, é fácil subir pedalando, mesmo com uma técnica ruim, mas quando a subida inclina, o terreno fica difícil, a tração diminui e os obstáculos como erosão e pedras aparecem a técnica de subida precisa ser executada corretamente ou o ciclista terá que parar e pedalar. Em subidas técnicas do MTB, só pedalar mais rápido não adianta.

Quer receber mais dicas de MTB?

As principais dificuldades dos iniciantes são a perda de tração, a bicicleta empinando e a perda de controle na roda dianteira. Acredito que a maior parte dos ciclista já tenha experimentado no mínimo uma das dificuldades mencionadas.

Posicionamento corporal e distribuição de peso sobre a bicicleta

Antes de falar da técnica de subida em si, é importante entender um pouco sobre o conceito de distribuição de peso sobre a bicicleta.

Em subidas muito íngremes o correto é tentar sentar um pouco mais para frente do selim e inclinar o corpo para frente em direção ao guidão. Mas porque isso?

Isso se deve por duas razões: para manter o centro de massa no centro da bicicleta e conseguir manter a produção de força. Para exemplificar melhor, imagine o seguinte. Quando a bicicleta é ajustada corretamente (com um bom bike fit), ao pedalar sentados, temos o nosso centro de massa quase em cima do movimento central, proporcionando uma ótima transferência de força entre a força produzida pelos músculos para os pedais. Quando a roda dianteira é levantada (como acontece ao pedalar em uma subida inclinada), temos o centro de massa deslocado para trás (mais peso na roda traseira e menos peso na roda dianteira), o que prejudica a produção de força e faz com que a roda dianteira empine.

Ao mover o corpo para frente, conseguimos colocar mais peso na roda dianteira (normalizando a distribuição de peso em cima da bike) e permitindo a manutenção da produção de força em cima da bike.

Dica do Treinador: Uma boa referência é imaginar que o seu quadril representa o seu centro de massa. Quanto mais inclinada for a subida, mais eu preciso trazer meu quadril para frente no selim.

https://www.instagram.com/p/BwHmR89hbcD/
Posição corporal para subidas íngremes no MTB

Dicas Extras:

Acelerar antes da subida: 

Se você conseguir acelerar e ganhar um pouco de velocidade logo antes da subida, facilitará a passagem por possíveis obstáculos ou terá um pouco mais de momento para poder usar a movimentação corporal para subir um obstáculo.

Mudar de marcha um pouco antes:

Se você já sabe que irá precisar usar uma marcha mais leve na subida, procure mudar de marcha antes de começar a subir, dessa forma você diminui o estresse sobre sua transmissão, garante a marcha correta para vencer a subida e perde menos momento.

E para pedalar em pé?

Em algumas situações pode ser necessário pedalar em pé em subidas íngremes. Eu só o faço para transpor um obstáculo e quando for extremamente necessário. Mas é ficar de pé rapidinho, transpor o obstáculo e sentar novamente para tentar manter o embalo (momento). Sempre tendo em mente, que ao levantar do selim, você fatalmente perderá um pouco de embalo e tração, já que não será possível manter a distribuição correta de peso sobre a bike. 

Resumo da Técnica de Subida para o MTB

  • Incline o tronco para frente, tentando levar o peito em direção ao guidão.
  • Sente mais na ponta do selim.
  • Procure começar a subida já na marcha que pretende usar.
  • Mantenha o ritmo de pedaladas firme e constante.
  • Se a bicicleta quiser empinar, abaixe mais o tronco.
  • Se tiver perdendo a tração, sente-se um pouco mais para trás no selim ou levante ligeiramente o tronco.
  • Se for necessário levantar para vencer um obstáculo, procure ganhar momento antes do obstáculo, levante rapidamente para vencer o obstáculo e tão logo seja possível, sente novamente.

Principais dúvidas das subidas de MTB

Sentar mais na ponta do selim, não é desconfortável?  

Sim, sentar na ponta do selim não é das coisas mais confortáveis do mundo, mas dificilmente mantemos essa posição por muito tempo. Usamos o recurso para vencermos trechos mais íngremes da subida, e normalmente tal posição não é adotada por mais do que alguns segundos. Mesmo assim, se você sentir muito desconforto em adotar tal posição, existem modelos do selim, com mais área no nariz do selim para proporcionar um pouco mais de apoio.

Tem mais alguma dúvida relacionada às subidas? Então deixa um comentário pra gente!

Quer receber mais dicas sobre o mountain bike? Então assine nossa lista!


Publicado

em

por

Comentários

5 respostas para “Técnica de Subida para o MTB”

  1. Avatar de Mudanças em Osasco SP
    Mudanças em Osasco SP

    Bem explicado, parabéns.

    1. Avatar de Edson

      Então obrigado por não publicar, idelogicamente a técnica de subida e muita observação na postura bikeiro que gosta de andar bike deve saber gira a postura e ter força suficiente para subir.

  2. Avatar de Maurício Bicudo
    Maurício Bicudo

    Um detalhe que me ajuda nas subidas muito íngremes é, ainda que a bike nao possua bar ends, segurar o guidão como se os tivesse; ou seja, o posicionamento das mãos.
    Em subidas não tão íngremes, me faz uma discreta diferença, ao segurar as manoplas na posição convencional, posicionar o dedão sobre o guidao, nao por baixo do mesmo.

    1. Avatar de Rodrigo Langeani

      Legal Mauricio! Obrigado por compartilhar o que funciona com você!

  3. Avatar de Neanes Gonçalves
    Neanes Gonçalves

    Boas Dicas,muito importantes pra quem esta iniciando como Eu!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *