Você vai ter o corpo da sua mãe?

“Nossa, você é a cara da sua mãe!”, a comparação é inevitável ao olhar albuns de fotos antigas.  Seu porte físico é semelhante ao da sua mãe, magra, quadris arredondados, cintura fina. O pânico bate ao pensar que ao envelhecer você pode ficar gordinha igual a sua mãe. Mas calma a genética não é sinônimo de destino, apesar de os genes terem o seu papel no desenho do contorno corporal.

envelhecimento engordar
Sua escolha pesa mais que a genética ao determinar o seu peso

Muitas pessoas que seguem a risca uma dieta, após algum tempo acabam recuperando o peso que perderam. A explicação para isso é que o nosso corpo tem um peso base, um peso que seu corpo quer estar naturalmente. Se você termina uma dieta pesando 10% abaixo desse ponto, seu corpo fará de tudo para voltar a esse peso. Segundo a ciência para alerar o seu peso base é necessário manter o novo peso por pelo menos 4 meses, assim o seu corpo passa a considerar esse seu novo peso base.

Há outros motivos para você acreditar que a genetica não é a senhora do seu destino. Segundo o Ministério da Saúde, 46% da população brasileira tem excesso de peso e 14% é obesa. Entre as mulehre 42% tem excesso de peso  e na faixa entre 45 e 54 anos de idade esse índice sobe para 53%.

Segundo o endocrinologista Marcio Mancini, do Grupo de Obesidade do HC de São Paulo, na década de 70 haviam o dobro de desnutridos para cada obeso no país, hoje existe quase o triplo de obesos para cada desnutrido do país, e segundo ele, isso é fruto das mudanças dos hábitos de vida.

Hoje vivemos num mundo distinto do que a sua mãe viveu. E é cada vez mais comum mulheres na casa dos 40 ou 50 anos terem corpos bem diferentes de suas mães pois incorporaram os exercícios e os hábitos alimentares saudáveis a suas vidas e hoje estão colhendo os frutos.

O exercício eleva os níveis de testosterona nas mulheres, o que ajuda a definir os músculos dos braços e das pernas e limita a concentração de gordura acumulada nos quadris e coxas onde tipicamente o corpo feminino armazena mais gordura, afirma Cassandra Forsytgem autora do livro The Perfect Body Diet.

Os fatores psicológicos também influencia seu peso. Embora hoje não se sustente mais a idéia de que as interações familiares causem disturbios desse tipo, as atitudes dos pais em relação ao próprio corpo influenciam os filhos em relação a sua comida. E muitos autores afirmam que a competição entre mãe e filha muitas vezes se manifesta em termos de peso e altura porque nossa sociedade confere importância excessiva à aparência.

No fim das contas, ter ou não um corpo igual a da sua mãe depende das suas escolhas.

Bons treinos!

Gostou de nossos artigos e quer recebê-los gratuitamente por email? É só clicar aqui!

Você pode também seguir nosso perfil no Twitter!


Publicado

em

por

Comentários

3 respostas para “Você vai ter o corpo da sua mãe?”

  1. Tweets that mention Você vai ter o corpo da sua mãe? | Espírito Outdoor — Topsy.com

    […] This post was mentioned on Twitter by Pronadar, Espírito Outdoor. Espírito Outdoor said: Voce vai ter o corpo igual a da sua mãe? #saude #emagrecimento http://www.espiritooutdoor.com/?p=1150#axzz16fmMQjMY […]

  2. Avatar de xampa
    xampa

    Sempre com um belo texto. PArabens.

    1. Avatar de Rodrigo Langeani

      Fico feliz que tenha gostado, mais uma vez.
      Tive alguns problemas no meu computador que demoraram muito a serem concertados. Agora estamos de volta!
      Abração,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *