Correr na esteira é a mesma coisa que correr na rua?

Correr na esteira é algo que gera muita confusão na maioria dos atletas e as dúvidas são muitas: Correr na esteira emagrece? Correr na esteira é mais fácil ou mais difícil? Como devo registrar os meus treinos de esteira em meu relógio GPS?
Apesar de toda a confusão correr na esteira é sim um ótimo recurso para o atleta se ele prestar atenção em alguns detalhes (fica comigo que eu já explico).

Correr na esteira tem os mesmos benefícios de se correr na rua com algumas vantagens.

Correr na esteira é uma boa opção em algumas situações.

Vantagens de Correr na esteira:

  • É mais fácil de controlar o ritmo, basta selecionar a velocidade desejada e curtir a corrida.
  • Permite correr em um ambiente de temperatura controlada. A maioria das academias possui ventiladores e ar-condicionado o que é uma ótima opção para aqueles que querem fugir do sol, do calor ou do frio.
  • É mais fácil se hidratar na esteira, se na rua algumas pessoas têm dificuldade carregar uma garrafinha de água enquanto correr. Na esteira não tem desculpa, basta levar a sua garrafinha de água e se hidratar durante o treino.
  • A superfície das esteiras é mais macia do que na rua. Embora isso não faça uma diferença significativa em relação à magnitude do impacto, algumas pessoas com dores nos joelhos ou neuromas de morton sentem-se melhor correndo na esteira.

Dúvidas em relação a correr na esteira:

  • A velocidade da esteira é real? Sim, uma esteira regulada simula com boa precisão a velocidade de se correr na rua. Na esteira porém, por corrermos a uma temperatura mais baixa (por causa do ar condicionado ou ventilador) podemos ter a sensação de não estarmos fazendo o mesmo esforço.
  • Correr na esteira emagrece? Sim, se a intensidade do seu treino for a mesma, você queima a mesma quantidade de calorias que correndo na rua.
  • Correr na esteira faz mal? De jeito nenhum, correr na esteira é tão seguro quanto correr na rua.
  • Posso treinar só na esteira se quero participar de corridas na rua? Poder você pode, mas para tirar o máximo de benefícios do seu treino, procure simular a inclinação e a altimetria da sua prova alvo na esteira. Se a sua prova alvo tem subidas, trate de correr com uma inclinação compatível com o que irá enfrentar. Já escrevi um artigo muito legal com dicas para correr na esteira com inclinação.
  • Posso correr na esteira com caneleiras? Eu não recomendo de jeito nenhum. Algumas pessoas querem correr com pesos nas pernas ou no corpo para aumentar o gasto calórico, mas pessoalmente eu acho perigoso e pode aumentar o risco de lesões se o peso for demasiado. Se realmente quiser aumentar o seu gasto calórico na atividade você pode aumentar a velocidade da corrida, incluir treino intervalado ou correr com a esteira inclinada. Assim terá um gasto calórico mais elevado com menor risco de se machucar.

Como registrar a corrida na esteira em seu relógio GPS

O meu GPS consegue marcar minha corrida na esteira?

Sim e não. Todos os relógios de corrida com GPS possuem um mode de corrida na esteira, o que pode fazer você pensar que os dados do relógio se correlacionam corretamente com os dados da esteira.
O problema é que o seu relógio GPS foi projetado para utilizar satélites para rastrear seus movimentos. Na esteira, o GPS está desligado e o relógio tenta estimar a sua distância percorrida através do movimento do seu braço usando o acelerômetro do relógio

Ao correr em uma esteira em ambiente fechado, a distância final informada em seu relógio pode não corresponder à exibida na esteira. Atente-se que a distância percorrida correta é a da estéira e não a do relógio. Isso pode ser causado pela marca, modelo ou calibração da esteira. Alguns relógios oferecem um recurso de calibração da esteira permitirão que você calibre o perfil da esteira do relógio para sua esteira específica.

Nos relogios COROS e Garmin Forerunner, no modo esteira, assim que você termina a corrida ele vai pedir para você calibrar a distância, assim você pode colocar a distância total percorrida na esteira em seu relógio.

E ai, conta pra gente se você gosta ou não de correr na esteira!

Sobre a  Viiva Assessoria

A Viiva Assessoria é uma assessoria esportiva especializada em treinamento de atletas amadores para Provas de Triathlon e Mountain Bike. Já ajudamos a centenas de atletas em vários lugares do brasil a atingirem os seus objetivos esportivos.

Saiba mais em www.viivaassessoria.com

Compre tênis Olympikus e ajude o site!

Nossos planos de treinamento – https://viivaassessoria.com/planos-de-treinamento/

Plano de Treinamento para a Maratona de Porto Alegre

Quer saber mais sobre nosso programa de Treinamento para Ironman? – https://viivaassessoria.com/treinamento-triathlon/

Programa de Treinamento para Ciclismo e MTB


Publicado

em

por

Tags:

Comentários

2 respostas para “Correr na esteira é a mesma coisa que correr na rua?”

  1. Avatar de José
    José

    Eu tenho hérnia de disco L4 L5 e tava obeso, desanimado pra emagrecer só com dieta. Descobri que o impacto na esteira é menor, e desde então só tenho tido alegria. Qdo cheguei ao ponto em que estava satisfeito com a velocidade alcançada eu aumentei a inclinação em um grau, e já estou em 3. Faço 5km em 30 min, saí dos 117 kg para 99, fora da obesidade mas ainda no sobrepeso. Sinto falta da paisagem, mas é melhor que não correr.

    1. Avatar de Rodrigo Langeani

      José, que bom que gostou do artigo. Parabéns pela iniciativa de mudar de vida
      Sua dor muito provavelmente tinha muito mais a ver com o excesso de peso do que com a hérnia em si.
      Agora, mais magro tenho certeza que correndo na rua você não sentiria mais as costas.
      Falo isso por experiência de treinador, tenho muitos alunos com hérnia de disco, que com bem orientados, praticam seus esportes normalmente e muitos estão fazendo maratonas e provas de trail run sem ao menos lembrar da hérnia.
      Se precisar de ajuda com o treinamento podemos ajudar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *