atleta com dor nas costas

Natação e dor nas costas

Na maioria dos casos, a natação pode melhorar dores nas costas, isso porque dentro d`água tiramos um peso significativo da coluna devido as propriedades da água (lê-se empuxo). Por isso é uma excelente opção para quem está procurando uma alternativa para se exercitar mas que não agrave suas dores na lombar ou cervical. Entretanto, movimentos repetitivos ou executados de maneira incorreta, mesmo executados dentro da piscina, podem gerar algumas lesões e por isso se faz necessário o acompanhamento de um bom professor.

atleta com dor nas costas

Veja nossas dicas para praticar natação para quem tem dor nas costas:

  • Para quem tem dores nas costas é importante alongar-se antes e depois dos treinos.
  • A utilização de acessórios que ajudam na flutuação como pullbouy ou nadadeiras podem diminuir o estresse na coluna.
  • Para evitar dores nas costas enquanto se nada é importante que prestar atenção às técnicas corretas de nado. Se tiver dúvidas quanto a execução correta de algum movimento, procure a ajuda de um professor.
  • O nado de costas ou o estranhíssimo nado de lado (que é muito usado como técnica de salvamento), são muito recomendados pelos médicos para aliviar as dores na coluna.
  • No nado de crawl, durante o movimento de respiração, evite rotacionar o pescoço para tirar a cabeça fora d`água, o ideal é rotacionar todo o corpo para tirar o rosto fora d`água e assim conseguir respirar. Usar um snorkel pode ser também uma boa opção para diminuir as tensões no pescoço (principalmente para quem sofre de hernias cervicais), já que assim podemos nadar o crawl sem mexer tanto a cabeça (Leia também A rotação do nado crawl).
  • Evite nadar costas por muito tempo, já que os músculos da frente do pescoço podem ficar muito contraídos e gerar algumas dores no pescoço. Por isso sempre alterne os estilos durante o treino.
  • Quando for realizar viradas olímpicas, traga o queixo em direção ao peito, para proteger o pescoço enquanto realiza o movimento e cambalhota.

Agora, se suas dores persistirem por muito tempo, procure a ajuda de um médico especialziado em coluna.

Bons treinos!

Quer receber nossas dicas por email?


Publicado

em

,

por

Comentários

5 respostas para “Natação e dor nas costas”

  1. Avatar de Rosálio Júnior
    Rosálio Júnior

    Sou Professor de Educação Física e ministro aulas de natação no SESI-AM
    Gostei muito deste site e recomendo para os profissionais da area

    1. Avatar de Rodrigo Langeani

      Obrigado, Rosálio!
      Os compartilhamentos e indicações ajudam muito o site a continuar crescendo!
      Abraço

  2. Avatar de Nathalia Caroline

    Bom dia!!

    Me chamo Nathalia, trabalho como professora de natação, estou com uma questão se eu colocar meu aluno pr realizar a braçada do peito utilizando flutuador isso ira causar lesão na coluna? “OBS o aluno não possui dores e nem lesão, estamos falando de um aluno saldavel e treinos comuns nao sao de autorendimento”

    1. Avatar de Rodrigo Langeani

      Não Nathalia, de maneira alguma isso irá causar lesão nas costas, utilizo esse exercício regularmente com meus alunos e não tenho tido problemas.
      No entanto, se o seu aluno sentir qualquer desconforto ao realizá-lo, interrompa o exercício.

  3. Avatar de Carolina Santos

    Olá! Gostei bastante das dicas! Tenho problemas nas costas há já imenso tempo… tenho dores sempre e constantemente… nunca param… por isso comecei a fazer natação, mas faço-a livremente te, sem professor. Já tinha tido aulas quando mais nova, então não tenho problemas com isso.
    Procuro fazer os exercícios de maneira clama, relaxada e prazerosa, de maneira a que me alivie as dores e a tensão que sinto sempre. E resulta! Tem vezes que me sinto ainda pior, penso que por exagerar na rotação no crawl, ou assim. Mas de modo geral tem ajudado imenso! As indicações que aqui dão, são excelentes!
    Costumo apenas utilizar crawl e costas, tal como aqui indica. Tenho imensas dores a nível da cervical, torácica e até lombar. Mas natação ajuda bastante! Obrigada pelas dicas!

    Ps. Se tiver alguma dica extra para o meu caso, ficaria muito agradecida! Gostei das suas indicações! Obrigada!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *